linhas finas

Quais são os graus de manchas?

Já parou para pensar por que as manchas se formam?

Graus de mancha

Quando falamos sobre manchas, o assunto é profundo e leva diversos fatores em consideração. Aqui nós vamos mergulhar nos graus e tipos de mancha para saber quando os dermocosméticos realmente podem ajudar.

+ Sérum Uniformizador: o que acontece ao interromper o tratamento?

Ah, e como já te dissemos por aqui mais do que uma vez, mancha é coisa séria e, antes de qualquer coisa, o ideal é sempre procurar um dermatologista para que o tratamento seja correto, saudável e eficaz, tá?

Por que as manchas surgem?

Tem muito a ver com o processo de formação da melanina, a famosa melanogênese. Além disso, há vários fatores que podem desencadear esses distúrbios, fazendo com que as manchas apareçam na pele.

“As manchas acontecem por distúrbio na produção de melanina pontual, podendo ter como desencadeante a radiação UV, traumas, distúrbios hormonais, medicamentos, entre outros”, explica a Dra. Camila Rosa, dermatologista.

+ Afinal, como as manchas se formam?

Há graus de mancha?

A resposta mais rápida é: sim, elas podem ser superficiais ou profundas. E para entender melhor essa história é legal relembra um pouco sobre as camadas da pele.

De baixo para cima, temos a hipoderme, um tecido subcutâneo, constituído por células adiposas, fibras de colágeno e vasos sanguíneos; a derme, que é a intermediária - e que por sua é dividida em outras duas camadas, a papilar e a reticular; e a epiderme, a camada mais superficial e que é dividida em cinco camadas: basal, espinhosa, granular, lúcida e córnea.

+ Pode usar o Sérum Antimanchas e o Antioxidante Hidratante juntos?

A camada córnea é a mais externa da epiderme, formada por células mortas, sem núcleo e achatadas, tipo lâminas. Nela, as células se ligam por lipídios epidérmicos - ceramidas que protegem a pele. Justamente acima desta camada que está a barreira cutânea, que age como um escudo protetor de todas as agressões externas. “O grau de mancha vai depender do mecanismo de formação. A mancha pode se restringir à camada mais superficial da pele, a epiderme, ou pode ser mais profunda, dérmica”, aponta a Dra. Camila Rosa.

Produtos uniformizadores podem ajudar manchas dérmicas?

Em geral não, por questão de permeabilidade: o cosmético não consegue atuar nessa camada mais profunda da pele. Para tratar graus profundos de mancha, o tratamento normalmente é bem mais invasivo, feito em consultório dermatológico, com lasers e peelings, por exemplo. Tá vendo como é importante procurar um dermatologista para entender mais sobre aquela manchinha que te incomoda?

Voltar para o blog