Todos os tipos de pele precisam de hidratação?

Todos os tipos de pele precisam de hidratação?

A hidratação nada mais é do que a reposição ou retenção de moléculas de água no organismo

Pele normal, seca, mista e oleosa. Cada uma tem suas especificidades, é claro, mas sempre fica a dúvida: todos os tipos de pele precisam mesmo de hidratação? Já vamos te dar o spoiler que a resposta é sim! Afinal, a hidratação é uma das etapas mais importantes de uma rotina básica de cuidados com a pele (e também com a sua saúde em geral).

Hidratação tipos de pele

Hidratação é a base

Hidratar nada mais é do que repor e reter moléculas de água no nosso organismo, seja bebendo bastante água ou passando um cremão daqueles, por exemplo. Quando não hidratamos a pele, comprometemos a barreira protetora, podendo desencadear um quadro de sensibilidade, ressecamento, contribuir para o envelhecimento precoce e colocar em xeque a elasticidade e o viço.

+ O que a água faz pela nossa pele?

A hidratação, segundo Dra. Monalisa Nunes, é a base: “É uma das primeiras coisas que a gente perde no dia a dia, tanto com os fatores ambientais, calor, vento, sol, poluição, quanto o uso de cosméticos muitos adstringentes, abrasivos, muito secativos, que acabam desidratando a pele com muita facilidade”, aponta a médica.

Todos os tipos de pele precisam de hidratação?

Sim! O que varia não é nem a quantidade ou a frequência da hidratação, mas sim a qualidade dela. “O que diferencia é basicamente o produto, a quantidade de hidratação que esse produto tem que oferecer”, alerta a Dra. Monalisa.

+ Pele seca ou desidratada? Entenda a diferença entre elas

Se você tem uma pele mais seca ou ressecada, vai precisar de um hidratante mais potente, com mais óleos, manteigas - o famoso "cremão". Mas se a pele é mais oleosa, é provável que um hidratante mais leve, como um sérum, resolva sua questão.

“Se for uma pele muito seca, por exemplo, a pessoa pode hidratar uma vez ao dia exatamente como uma pele oleosa, mas dependendo do produto não vai ser suficiente. Muitas vezes não é a frequência de hidratação, é o produto que a pessoa está usando. Por outro lado, pode ser necessário aumentar essa frequência. Mas de modo geral é muito mais a potência do produto. Há os que, mesmo em uma pele seca ou madura, conseguem garantir uma hidratação completa durante todo o dia apenas com uma aplicação”, explica a especialista.

Hidratação tipos de pele

Pele seca

Propensa à descamação e vermelhidão, a pele seca precisa de alguns cuidados especiais. O que caracteriza esse tipo de pele é a perda de água em excesso, favorecendo uma barreira cutânea mais frágil. Exatamente por isso, você já deve imaginar que a pele seca exige uma hidratação bem potente. “Geralmente, (recomendo) uso de produtos em forma de creme, pomada, pasta ou manteiga, para ter essa hidratação bem feita”, afirma a Dra. Monalisa.

+ Gel, creme, sérum, sérum-gel, óleo, spray: conheça as diferentes texturas de cosméticos

Não necessariamente você vai precisar fazer essa hidratação com hidratantes em creme ou pomada duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Algumas vezes, uma hidratação mais leve durante o dia e outra bem potente de noite pode ser suficiente, e quem pode lhe ajudar a definir tanto a frequência quanto o produto específico a ser usado é seu dermatologista.

+ O excesso de hidratação pode ser um problema?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele seca pode ser causada por fatores genéticos e hormonais (menopausa e tireoide), e não só por condições climáticas ou radiação ultravioleta, por exemplo, por isso é bom sempre investigar com um profissional.

Peles mistas e oleosas

Quando falamos de hidratação em todos os tipos de pele, a gente também está falando da oleosa, viu? Não casamos de dizer: pele oleosa precisa ser hidratada sim! Tem muita gente que acha que hidratar a pele só piora o excesso de oleosidade e é exatamente o contrário: o segredo é encontrar o produto certo para o seu tipo de pele. Passar uma manteiga potente pensada para peles secas na sua pele oleosa, por exemplo, pode causar espinhas.

+ #vivasuapele Mariana de Freitas: a hidratação como aliada antiacne

A Dra. Monalisa Nunes indica que, durante o dia, o uso seja de um hidratante bem levinho, em forma de sérum ou gel-creme: "Ou então até que pule a etapa da hidratação no período diurno, porque em peles mistas e oleosas, em geral, há um incômodo da hidratação durante o dia. Você pode deixar o período da noite para fazer uma hidratação mais corpuda, com um produto um pouco mais robusto para garantir essa hidratação de forma mais confortável”, explica.

Quando falamos especificamente da pele mista, a recomendação é similar aos cuidados para peles oleosas, com hidratantes mais levinhos, em sérum ou gel, na Zona T. "Para quem tem a pele mista com as laterais secas pode ser necessário um hidratante mais potente e pesado para complementar essa rotina. Mas, normalmente, o hidratante mais leve funciona para pele mista, porque a maioria das pessoas tem a zona T oleosa e nas laterais do rosto uma pele normal", completa a dermatologista.

Pele normal

A pele normal pode ser difícil de ser encontrada, mas ela existe! É aquela pele bem nutrida, vascularizada, com uma textura homogênea, elástica, com poros bem diminutos. A pele normal tem um fator natural de hidratação, que a mantém o tempo todo elástica, uniforme e homogênea.

Ao ser hidratada, ela se mantém úmida e não apresenta excesso de oleosidade. É tudo muito balanceado, na medida. A pele normal tem uma capacidade grande de retenção hídrica, mas não produz óleo em grande quantidade, apenas para a formação ideal da membrana hidrolipídica. 

Ah, mas se está tudo tão equilibrado, não precisa hidratar? Precisa, claro! “A pele normal é tranquila. No geral, funcionam hidratantes mais leves e mais corpudinhos também. De manhã, usar um mais levinho e à noite um mais potente”, aconselha a Dra. Monalisa.

Vale lembrar que uma pele normal existe desde que você considere que não é uma pele que está no momento tão oleosa ou tão ressecada. Afirmar que a pessoa tem uma pele normal a vida inteira, uma pele que independe da idade ou estado nutricional, não é correto, já que seu estado se modifica, como já alertou a Dra. Claudia Marçal aqui no blog.

Bônus: a hidratação e acne

Quem tem uma pele com acne, deve saber que a hidratação também é indispensável, exatamente como falamos ali em cima sobre a pele oleosa, por exemplo.  Segundo a Dra. Monalisa, a pele acneica precisa de um cuidado especial na hidratação. Principalmente porque muitos hidratantes têm um potencial comedogênico muito alto.

+ O mapa das espinhas

“Precisamos tomar esse cuidado pois a pele acneica necessita de hidratação, como todos os tipos de pele. Mas precisamos ter uma atenção especial no produto, para que ele não piore a acne”, alerta a dermatologista.

Além disso, quem tem acne pode acabar se submetendo a tratamentos para controlar o quadro, como por exemplo o uso de um sabonete com ativos mais secativos ou um tratamento com ácidos mesmo. “Temos que equilibrar também essa hidratação de modo a não deixar a pele mais sensível, vermelha, irritada, que é o que costuma acontecer em quem está fazendo tratamento para acne e não tem hidratação adequada”, aponta.

+ Acne: afinal de contas, quais são as causas das espinhas?

Normalmente, a hidratação da pele acneica tem a mesma lógica da pele oleosa. A especialista, em geral, aconselha um hidratante em gel-creme ou sérum durante o dia. Já à noite, as vezes, um hidratante um pouco mais pesado, voltado para a pele sensível. Afinal, é no período da noite que em geral usamos ácidos mais potentes para o tratamento da acne.

Os Hidratantes da Sallve

hidratante facial

A família de hidratantes da Sallve tem três fórmulas: o Hidratante Firmador, o Hidratante Facial e o Hidratante Reparador. Quer escolher um hidratante da Sallve ou ainda aprender a combiná-los entre si para potencializar ainda mais esse passo?

O Hidratante Firmador é o primeiro produto nessa "escadinha de hidratação" da Sallve: um hidratante em gel com textura leve e de rápida absorção. Pensado para uso diário principalmente em peles mistas e oleosas, mas que pode trazer benefícios para todos os tipos de pele. Com 8 formas e 3 diferentes pesos moleculares de ácido hialurônico, pantenol e fermentados vegetais, garante hidratação por até 48h, hidrata as diferentes camadas da pele e ajuda a amenizar a aparência de linhas finas. Já o cogumelo fu ling age para aumentar a luminosidade e o viço da pele.

Hidratante Facial entra como o meio termo perfeito entre as texturas sérum-gel do Hidratante Firmador e do Antioxidante Hidratante e a textura creme mais densa do Hidratante Reparador. Sua leve textura gel-creme de sensação refrescante deixa a pele com brilho mas não pegajosa, e nem aumenta a oleosidade da pele, além de reduzir os poros e aparência de linhas finas.

+ Guia para escolher seu hidratante da Sallve

"O Hidratante Facial é aquele hidratante universal, clássico do dia a dia", define Renata Ribon de Melo, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento sobre nosso mais novo hidratante, pensado para as peles normal e mista, mas que pode ser usado por todos os tipos de pele.

Além dessa textura específica, o Hidratante Facial se destaca ao proporcionar mais hidratação e emoliência para a superfície da pele do que o Hidratante Firmador, mas com um sensorial mais leve do que o Hidratante Reparador.

hidratante reparador

Hidratante Reparador é o último degrau dessa "escada de hidratação" da Sallve: ele é aquele hidratante em textura creme bem densa que vai restaurar até as regiões mais ressecadas do seu corpo (como joelhos, cotovelos e até pés rachados!). O Hidratante Reparador também acalma peles sensibilizadas, nutre e reparar danos, como por exemplo os de exposição solar e procedimentos dermatológicos. Ah, e ele pode ser usado até no processo de reparação da pele pós-tatuagem!

Embora sua fórmula tenha sido criada pensando nas necessidades da pele seca, o Hidratante Reparador também pode ser usado na pele oleosa, já que sua fórmula é não-comedogênica. "Como sua fórmula é rica em óleos, o Hidratante Reparador é para quem gosta de sentir o produto ali na pele, que gosta daquele sensorial um pouco mais pesado, emoliente", explica Marcus Amaral, do nosso time de marketing.

Mas e o Antioxidante Hidratante?

O Antioxidante Hidratante, por sua vez, é mais focado na etapa de tratamento, mas sim, ele também oferece hidratação, assim como o Sérum Antimanchas e o Sérum Antiacne. Assim, se você prefere uma rotina mais curta, pode englobar duas etapas em um só produto, de textura sérum-gel.

Voltar para o blog