"Amai a vossa pele acima de todas as coisas e do jeito que ela é", com essa frase a maravilhosa Cassandra Velloso começa a nos contar sobre a sua jornada da pele.
Uma super injeção de autoestima? Mas ela adverte: "nem sempre foi assim gente".
Melasma
"Meus melasmas surgiram há 20 anos atrás, na minha gravidez, eu era muito novinha, muito jovem, não sabia como cuidar. Foi e é um longo processo de desconstrução e construção a cerca dos cuidados que eu tenho com a minha pele e como eu cuido das minhas manchinhas. Por que afinal, eu habito nessa pele", conta Cassandra.
O melasma é um problema de pele frequente entre grávidas. A combinação de uma pele que está sensível a alterações hormonais - neste caso, especialmente o hormônio melanocítico estimulante (que estimula a produção de melanina) -, quando exposta ao sol pode reagir com manchas de melasma. Para saber mais: Acne e melasma gestacionais e o mito do “brilho de grávida”.
3 dicas da Cassandra para cuidar do melasma
Limpar bem a nossa pele
Cassandra conta que começa a higiene facial com o Limpador Facial. "Ele faz uma limpeza profunda sem retirar a barreira natural de hidratação da nossa pele. E ele também tem pantenol na composição, que dá aquele efeito calmante e suave.
Hidratar bem a pele
"Adoro produtos antioxidantes, porque além de hidratar eles vão ajudar a retardar o envelhecimento precoce da pele e a uniformizar o tom da nossa pele". Repare no vídeo abaixo como a Cassandra faz a massagem para aplicar o Antioxidante Hidratante, além de ser um carinho para nós mesmas, a massagem facial vai potencializar o efeito dos ativos. Ou seja, só faz bem!
"A gente merece esse carinho".
A Cassandra lembra ainda de uma informação que vale ouro: a de "trazer essa hidratação também para o nosso pescoço". A gente conversou outro dia aqui no blog da Sallve sobre essa área que as vezes acaba esquecida. A pele do pescoço e do colo são muito expostas, ressecam facilmente e são muito sucetíveis ao envelhecimento precoce.
Proteger o rosto
"A minha terceira dica é a de proteger bem o rosto pra não surgir novas manchas e nem aumentar os melasmas que já existem", conclui Cassandra.
E nós reforçamos essa informação: mesmo no inverno é muito importante proteger a pele. A falta de filtro solar é ainda mais prejudicial para quem tem melasma, doença crônica que causa hiperpigmentação em áreas da pele expostas ao sol. E é justamente um dos maiores motivos para que o quadro de algumas pessoas aparente “piorar” no inverno, colaborando com o aparecimento de manchas amarronzadas.