gabriel

#JornadaDaPele: Vitor Gabriel

Vitor Gabriel lida com a acne desde a adolescência e bate um papo com a Sallve sobre como os cuidados com a pele ajudaram na autoestima

Todo mundo que lida com quadros de acne, seja em maior ou menor grau, sabe o quanto ela pode afetar a autoestima e até a qualidade de vida das pessoas. E quando a gente fala em afetar a qualidade de vida, estamos falando de relações afetivas, profissionais, e, claro, o fato de deixar de fazer coisas simples por conta da acne.

+ A acne atrapalha a sua vida profissional?

O Vitor Gabriel, 22 anos, da nossa comunidade, sabe bem como é tudo isso e decidiu compartilhar um pouco da sua história com a Sallve, em um relato sincero e inspirador, que pode fazer muita gente que está passando pela exata mesma experiência se identificar.

gabriel
Vitor Gabriel

Acne na vida adulta

A história do estudante de pedagogia com a acne começa na adolescência, assim como quase todo mundo. "A minha foi exagerada. Vim sofrendo desde adolescência, mas aos 19, 20 anos foi o ápice da acne no meu rosto”, relembra Gabriel, que vive em Morros, no Maranhão.

+ Qual a importância dos cosméticos no tratamento da acne?

As espinhas eram concentradas na face e inflamadas. “Eu não saía de casa, tinha baixa autoestima e vergonha de sair na rua. Teve uma época em que minhas espinhas ficaram tão inflamadas que meu rosto chegou a ficar inchado. Eu não queria sair de casa pra nada, e olhava no espelho e não gostava de mim", contou.

Além da questão da autoestima, tinha também a dor: "Eu não conseguia dormir com o rosto no travesseiro, porque era muito inflamado. Sofri bastante com isso, por bastante tempo."

Vitor Gabriel
Vitor Gabriel em foto tirada em 2021

Gabriel e o encontro com a Sallve

Durante um tempo, o estudante foi tentando alguns produtos, remédios caseiros, e usava máscaras de argila. "Já tinha usado tanta coisa que acho que eu deixei quase mil reais em produtos que não valeram a pena", explica.

+ A importância de tratar a acne além do skincare

Nessa busca por uma linha que se encaixasse na sua pele, acabou encontrando a Sallve e começou a rotina de cuidados com o Kit Basicão em abril de 2022. Uma rotina curta com Limpador Facial, Antioxidante Hidratante e Protetor Solar, mas que já deu bons resultados de cara, como uma pele mais macia e viçosa.

"Eu estava procurando uma linha que se encaixasse com a minha rotina. Já senti uma diferença grande com o Kit Basicão. Em seguida, comprei o Kit Basicão Antiacne, com o Limpador Antiacne, o Tônico Antiacne e o Sérum Antiacne. Comecei a usar e minha pele mudou muito, muito, muito. Antigamente, eu não conseguia tocar na minha pele, porque minha pele era tão cheia de acne, tão inflamada, que seu triscava a mão, doía. Hoje essa sensação de passar a mão na minha pele e sentir ela macia, não tem nem preço para isso."

Vitor Gabriel

A primeira mudança significativa que o Gabriel notou foi a diminuição das espinhas e na vermelhidão. "A minha acne era tanto interna quanto externa, nasciam três em um só lugar. Minha pele era muito vermelha e sensível. A primeira coisa que eu comecei a sentir diferença foi na vermelhidão. Em duas semanas de uso já senti muita diferença. Já para as três ou quatro semanas é que o quadro foi melhorando, desaparecendo e eu fiquei muito feliz com isso."

+ Acne no homem adulto: por que acontece e como tratar

O estudante ainda faz questão de dar destaque para o Limpador Facial e o Limpador Antiacne: "já tinha usado muitos sabonetes para acne e nenhum deixa o efeito que eles deixam. A pele fica macia, sem repuxar. E isso foi uma das principais características que eu gostei. Dos outros sabonetes que eu vinha usando ao longo do tempo, todos deixavam minha pele muito seca, e isso me incomodava bastante, principalmente porque minha pele estava sensível. A pele fica macia, mas ao mesmo tempo purificada, a gente sente a pele limpa."

Vitor Gabriel
Vitor Gabriel em agosto de 2022

Autoestima e qualidade de vida

Com o avanço dos resultados e com a diminuição da dor, da vermelhidão e da própria acne em si, o Gabriel viu sua autoestima e sua qualidade de vida melhorar: "Toda hora eu estava no espelho, porque antigamente eu não podia passar na frente do espelho que eu não gostava de mim, do que eu via. No final de abril, eu já estava mais feliz, já me olhava mais no espelho e já me sentia feliz com o que eu via."

“São seis meses que estou usando Sallve. Sou feliz com a minha pele. Saio na rua, já brinco com os meus amigos. Eu era uma pessoa tão antissocial. Quando vinha alguém aqui em casa para visitar minha mãe, eu me escondia, porque eu não tinha capacidade de chegar na frente da pessoa e falar com ela. A gente que tem acne sabe, principalmente quem tem acne que é muito inflamada, vermelha, que o principal medo é chegar na frente da pessoa e ela falar: nossa, sua pele está cheia de acne. E isso era muito constrangedor para mim. Hoje eu sou mais feliz com a minha pele e com o jeito que eu sou também."

Vitor Gabriel

E como é a rotina de hoje?

De dia, o Gabriel limpa o rosto com o Limpador Antiacne ou Limpador Facial, passa o Tônico Antiacne e finaliza com o Protetor Solar FPS 60.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

E a noite? Ele mesmo conta: “Às vezes eu alterno entre o Limpador facial e o Limpador Enzimático, por sinal, é perfeito. Passo o Tônico e, as vezes, eu alterno o Óleo Antiacne e o Sérum Uniformizador. Tem dias que eu prefiro passar o Sérum Antiacne. E abaixo dos olhos, onde tem linha de expressão, eu passo o Hidratante Facial.

“Hoje a minha pele não tem acne como antes. Agora tenho duas espinhas, uma no pescoço e uma no queixo, interna. Mas para quem tinha o rosto cheio, inchado, dolorido, não é nada”, finaliza.

Vale lembrar: procurar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para sua pele, ok? ;)

Voltar para o blog