leite de arroz

Calmante e hidratante, Leite de Arroz é um carinho para pele

Cheio de proteínas, vitaminas e compostos antioxidantes, o Leite de Arroz traz benefícios incríveis para a sua pele

leite de arroz

O Leite de Arroz (ou água de arroz), estrela da fórmula da nossa Água Micelar tem seu uso conhecido há muitos e muitos anos. Dizem que seu primeiro uso data de mais de mil anos atrás, no Japão, e tinha como objetivo deixar os cabelos mais fortes e bonitos. Há alguns anos, porém, o leite de arroz ganha cada vez mais popularidade para tratamentos de pele.

O que é o Leite de Arroz?

Primeiro, é importante entender que o leite de arroz nada mais é do que extrato vegetal na água. A cor esbranquiçada lembra um leite, exatamente como acontece no leite de amêndoas, por exemplo.

+ Por que é tão importante conhecermos nosso tipo de pele

Quando falamos do leite de arroz usado em cosméticos e dermocosméticos, ele é extraído da espécie Oryza sativa L, alimento fundamental para quase metade da população mundial, fornecendo boa parte de todas as calorias diárias, especialmente na Ásia.

Sua composição química é caracterizada pela presença de peptídeos biofuncionais, aminoácidos, polissacarídeos, vitaminas do complexo B, como a niacina (vitamina B3), ácido fítico, ácido kójico, antioxidantes, entre outros.

Quais os benefícios?

Por ser rico em amido, antioxidantes e niacina (vitamina B3), ele é muito conhecido por suas propriedades antioxidantes, calmantes - ajudando na regeneração da camada mais superficial da pele -, hidratantes e também por funcionar como um adstringente natural.

+ As 3 etapas essenciais de uma rotina de skincare

Segundo artigos científicos, o principal componente dos grãos de arroz, o amido, é recomendado para ser adicionado à água do banho para o tratamento de dermatite atópica, por exemplo. O amido é um polímero biodegradável com aplicação segura na indústria farmacêutica e foi demonstrado que resíduos de polissacarídeos presentes nele podem reduzir a atividade inflamatória in vivo.

Crédito: Unsplash/Pierre Bamin

O ácido fítico, um alfa-hidroxiácido, presente na água de arroz atua como um dos antioxidantes, conseguindo inativar radicais livres gerados pela radiação UV, por exemplo. Ele é capaz de inibir a peroxiodação lipídica, que nada mais é do que a oxidação de lipídeos (também presentes na nossa pele) causada por um radical livre.

+ Trio do viço: o incrível poder de combinar vitamina C e ácidos

Inibindo essa ação, protege nossas membranas e impede a deterioração de ácidos graxos da pele, que são responsáveis, por exemplo, por ajudar a combater a perda da umidade, regenerar e manter o estrato córneo saudável. Ou seja, também temos uma ação hidratante, por consequência da ação antioxidante.

Estudos também dão conta de que a água de arroz obtida após a fervura do arroz apresentou atividades antioxidantes comparáveis ao do ácido ascórbico, a famosa vitamina C, além de promover uma notável atividade inibidora de elastase, enzima responsável pela degradação da elastina. Ou seja, contribui para o combate ao envelhecimento precoce da pele.

+ Antioxidantes são os melhores amigos da pele cansada

Por fim, vale lembrar que o arroz ainda tem ácido kójico, outro AHA. É um agente despigmentante de origem natural usado no tratamento para manchas. Não causa alergias e não é fotossensível.

Água Micelar

leite micelar

Que tal inserir a Água Micelar na sua rotina de skincare? Ela é uma fórmula prática, gentil e sem enxágue para limpar a sua pele diariamente. Livre de óleos, nossa Água Micelar bifásico oferece até à pele sensível a remoção da maquiagem do dia a dia, controle da oleosidade sem ressecar e um viço incrível.

A Água Micelar não precisa de enxágue e não deixa a pele pegajosa, remove partículas de poluição, reduz a aparência dos poros e acalma a pele. Sua fórmula conta ainda com niacinamida e alfa-bisabolol.

Vale lembrar: consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da sua pele! ;)

Artigos e referências usados para este texto

Effect of rice starch as a bath additive on the barrier function of healthy but SLS-damaged skin and skin of atopic patients

Oryza sativa (rice) bran extract

Arroz - UFRGS

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências.

Voltar para o blog