Limpador Enzimático: o que é, quais os benefícios e como usar?

O nosso Limpador Enzimático limpa profundamente sem ressecar e faz uma esfoliação enzimática

O Limpador Enzimático da Sallve chegou e talvez você esteja cheio de dúvidas sobre o que significa exatamente um limpador enzimático, como ele age na pele e como é o uso desse produto diferentão, que é em . Pode ficar tranquilo, que vamos explicar tudo direitinho por aqui!

Afinal, o que é um limpador enzimático?

O Limpador Enzimático é um produto em pó, que ao entrar em contato com a água e o atrito entre as mãos, forma uma espuma macia e cremosa. Ele associa dois mecanismos em um só produto: a limpeza profunda e a esfoliação enzimática. Para isso, ele traz na fórmula papaína, argila branca e tensoativos, que são moléculas que possuem duas pontas: uma hidrofílica (afinidade com a água) e uma lipofílica (afinidade com óleos e gorduras).

+ A importância de limpar a pele do nosso rosto

Clara Amore, pesquisadora da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve, explica melhor essa ação: "A limpeza deste produto é profunda e, ao mesmo tempo, gentil à pele e mucosas, preservando a função de barreira da pele. Ela é realizada por tensoativos e argila branca. Ou seja, acontece a limpeza de excesso de sebo e células mortas acumuladas nos poros. Tem ação antipoluição e detox por remover substâncias hidrofílicas e lipofílicas, removendo poluentes, excesso de oleosidade e resíduos de outros produtos cosméticos."

O segundo mecanismo é a ação da esfoliação enzimática. Esfoliar é o processo de remoção de células mortas da superfície da pele. O processo de esfoliar a pele estimula a renovação celular, um processo do nosso corpo que vai ficando com o ritmo mais lento ao longo dos anos, e que tem como efeito a diminuição do viço da nossa pele, por exemplo. Na esfoliação enzimática, especificamente, são quebradas proteínas (como queratina) na camada mais superficial da pele, ajudando na remoção do excesso de queratina e deixando a pele mais fina, uniforme e viçosa.

+ Esfoliação da pele: como fazer e qual a sua importância

"As ações enzimática e de limpeza se complementam neste produto. Enquanto a esfoliação enzimática quebra a queratina das células mortas em aminoácidos, os agentes limpantes carregam esses aminoácidos junto com excesso de sebo e outras substâncias presentes numa pele ainda não limpa", completa Clara Amore.

Quais são os benefícios?

Como você já deve ter notado, um dos principais benefícios do Limpador Enzimático é justamente limpar e esfoliar diariamente. Dois passos em um. Com a papaína e argila branca na fórmula, ele traz esses benefícios incríveis:

  • Limpa profundamente sem ressecar;
  • Promove esfoliação enzimática e estimula a renovação celular;
  • Uniformiza textura da pele, deixa macia e viçosa desde o primeiro uso;
  • Reduz e previne cravos abertos e fechados;
  • Poros desobstruídos e menos aparentes;
  • Ajuda no controle de oleosidade da pele;

Aqui temos que reforçar sua super ação em cravos, que se deve muito a essa junção de limpeza + esfoliação enzimática. "Essa ação conjunta da papaína, tensoativos e argila branca diminui a quantidade de cravos existentes na pele e evita a formação de novos. Lembrando que um dos fatores que contribuem para a formação da acne é a hiperqueratinização (excesso de queratina)", completa Clara Amore.

+ Qual é a diferença entre o cravo preto e o cravo branco?

Em teste de comedogenicidade (método quantitativo, Lucky 1996), o Limpador se mostrou anticomedogênico e 84,4% dos participantes de pesquisa apresentaram redução no número de comedões (cravos pretos e brancos) em apenas 7 dias de uso. Incrível, né?

Por que em pó?

Talvez você esteja se perguntando: mas Sallve, por que um produto em pó? Tem tudo a ver com a papaína. Essa enzima fica mais estável em meio anidro (que não tem água). Ou seja, o Limpador Enzimático é em pó para manter a ação da papaína por muito mais tempo. A Clara Amore, pesquisadora da Sallve, explica que se a papaína ficar em uma solução aquosa por muito tempo acaba se transformando em um ativo muito mais hidratante e menos esfoliante. Esse ativo vai ter uma ação melhor quando, em contato com a água, for imediatamente usado.

Mas todo esfoliante enzimático é assim? Não! Isso vale especificamente para a papaína, que vai ter ação por muito mais tempo em um meio sem água, como te explicamos.

E o Esfoliante Enzimático? Já explicamos aqui no blog, mas é sempre bom relembrar. Em sua fórmula, temos enzimas de romã, que podem muito bem serem chamadas de "inteligentes".

As enzimas são extraídas junto às suas chaperonas - proteínas que são como uma acompanhante responsável por ajudar as outras a atingirem sua conformação tridimensional correta e, com isso, garantir uma estabilidade melhor. As chaperonas formam uma “proteção” ao redor da enzima, ajudando a manter sua estrutura intacta, quando o produto passa por flutuações controladas de pH e temperatura. Em condições extremas de mudança de temperatura e pH, no entanto, mesmo a proteção das chaperonas não é suficiente.

Pra tudo funcionar bem e as enzimas não perderem suas funções, precisamos de umidade. Enquanto houver umidade na formulação (ou na pele) mantendo as proteínas "acompanhantes" hidratadas, as enzimas vão preservar todas as suas propriedades. E é assim que conseguimos usar a enzima de romã sem que ela perca estabilidade e funcione como um esfoliante seguro e sem causar irritação.

Como usar?

O uso pode ser diário. E qual o modo de usar? O primeiro passo é colocar uma pequena quantidade nas mãos (vire de 5 a 8 vezes o frasco), acrescentar um pouco de água e esfregar uma mão na outra, até formar uma espuma cremosa. Há quem ache mais fácil, porém, molhar a mão e colocar o pó em seguida. Também funciona.

Em seguida, aplique a mistura na pele úmida do rosto, evitando a área dos olhos, e massageie suavemente com movimentos circulares. Deixe o produto na pele por até um minuto para intensificar a ação enzimática. Em seguida, enxágue com água em abundância. Use no máximo uma vez por dia. Durante o dia, utilize protetor solar.

+ Esfoliação e renovação celular: tem diferença?

Durante a primeira semana de uso, indicamos que você use o produto em pequenas quantidades e em dias alternados. Depois do período de adaptação, ele pode ser usado todos os dias, apenas uma vez ao dia.

E tem algum produto que é melhor evitar em uso combinado? Tem sim: não indicamos usar o Limpador Enzimático com os seguintes produtos, em sequência: Esfoliante Enzimático, Máscara Super Renovadora, Tônico Renovador e Óleo Antissinais. Por quê? Todos esses produtos estimulam a renovação celular e se usados em sequência podem acabar sensibilizando a barreira cutânea. O ideal é usar em rotinas diferentes.

Um limpador enzimático de uso diário não vai sensibilizar minha pele?

Muita gente pode ficar em dúvida sobre usar o Limpador Enzimático diariamente, por ele promover uma esfoliação enzimática, além de limpar. Afinal, muitos esfoliantes são usados apenas 2x por semana.

Primeiro, temos que dizer que a esfoliação enzimática é muito mais gentil do que as esfoliações física (por atrito) e química (com alfa-hidroxiácidos, por exemplo), o que permite que ela seja feita de forma diária.

Mas não é só isso. "Esse produto foi especialmente pensado para peles com quadro de hiperqueratinização, que é um espessamento da camada exterior da pele, a camada córnea. Foi pensado para auxiliar a descamação por meio da esfoliação enzimática, pois uma descamação irregular de células mortas e cornificadas da pele entope o duto das glândulas sebáceas e altera ou interrompe a secreção do sebo", conta Clara Amore.

+ Física, química, enzimática: os 3 tipos de esfoliação e as suas diferenças

"Para este público, a limpeza enzimática pode ser feita com nosso produto diariamente porque é uma esfoliação direcionada para a quebra do excesso de queratina presente na pele deste público. Desenhamos o produto com uma concentração eficaz e segura de papaína, associada aos tensoativos e argila branca, e testamos clinicamente, em pessoas de pele mista/oleosa com cravos, usando o produto todos os dias", completa.

Não tenho pele mista ou oleosa, posso usar? O produto pode ser usado por todos os tipos de pele. Recomendamos que pessoas com pele normal e seca comecem a usar o produto intercalando com seu limpador usual.

Vale ressaltar também que o Limpador Enzimático passou por avaliações de segurança e possui alta tolerância cutânea. Não tivemos nenhum evento adverso, nenhuma reação.

E aí, que tal incluir o Limpador Enzimático na sua rotina de cuidados com a pele?

Voltar para o blog