micose na pele

Micose na pele: o que é, quais os principais tipos e como cuidar

Micoses são manifestações extremamente comuns e muita gente já passou por isso, principalmente, no verão

Quem aí já teve micose na pele ou até nas unhas? É possível que muita gente tenha respondido com um "sim", afinal, micoses são condições dermatológicas comuns. Mas você sabia que há vários tipos? Sabe bem quais os tratamentos possíveis? Ou até o que causa micose? Hoje é dia de esclarecer tu-do!

micose na pele

O que é a micose?

Micose é uma infecção de pele em que o agente causador é um fungo. Os fungos estão presentes na nossa pele e não costumam causar nada, porque há um equilíbrio. Quando esse equilíbrio é perturbado, os fungos podem penetrar na pele e causar uma infecção, conhecida como micose.

+ Acne fúngica: o que é, quais as causas e como tratar

É comum que a micose se apresente na pele, nas unhas e no couro cabeludo, que são áreas mais úmidas, um lugar ideal para os fungos crescerem e se desenvolverem.

Quais as principais causas da micose?

E o que pode perturbar o equilíbrio perfeito da nossa pele e causar micoses? O Dr. Jardis Volpe já nos explicou aqui no blog:

+ Assaduras em adultos: o que é, como tratar e prevenir

"Isso acontece porque, dentre as causas, estão atrito, umidade, excesso de suor, falta de higiene, uso de sapatos fechados por longas horas, predisposição genética e alteração anatômica da estrutura osteoarticular dos artelhos (dedos), assim como pessoas com doenças de base predisponentes, como a psoríase", contou.

Por que aparecem mais no verão?

Não é nenhuma novidade: as micoses costumam sim aparecer ainda mais no verão. Isso acontece também por conta das características tropicais do Brasil.

+ 8 problemas de pele que podem aparecer no verão

A estação é quente e chuvosa, criando o clima ideal para a proliferação do fungo. Além disso, as pessoas transpiram mais e entram mais em contato com areia da praia, a água da piscina ou, então, ficam com os pés suados por conta do calor excessivo. 

Quais os tipos de micose?

Mas micose é tudo igual? É sempre o mesmo fungo? Nada disso! Há vários tipos de micose. "As micoses superficiais mais comuns são: pitiríase versicolor, dermatofitose/tinha ou tinea e candidíase", explica o Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

+ Manchas Brancas: o que pode ser, quais os tipos e qual o tratamento

Aqui vamos te explicar mais sobre as três mais comuns e mais algumas outras:

Pitiríase versicolor ou pano branco

A pitiríase versicolor é uma micose causada por fungos do gênero Malassezia, leveduras que ficam no nosso folículo piloso e não causam doença. Porém, lembra que falamos do equilíbrio? Quando há condições para que esse fungo cresça, ele "invade" a pele e causa as manchas, geralmente brancas, que conhecemos.

"São manchas que aparecem principalmente na parte superior do tronco. As pessoas chamam popularmente de 'pano branco', mas é bom lembrar que nem sempre as lesões se apresentam mais claras, podem ser mais escuras ou até mesmo vermelhas", aponta o Dr. Daniel.

+ Alergia na pele: quais são as causas, tipos e como cuidar

A SBD ainda alerta que fatores externos facilitam a infecção pelos fungos, são eles: o calor e a umidade. Desnutrição, sudorese excessiva e uso de alguns medicamentos também podem favorecer.

O pano branco pode atingir todas as faixas etárias, mas principalmente adolescentes e jovens adultos. Pessoas de pele oleosa têm mais predisposição, da mesma forma que essa infecção é mais comum nos períodos de clima quente, por causa da umidade e do calor. Os fungos se proliferam em áreas de pele com maior quantidade de ácidos graxos.

+ Suor: qual é sua função e quais são os mitos sobre ele?

O tratamento deve ser realizado com medicamentos antifúngicos, tópico ou oral dependendo da extensão do quadro. Alguns outros cuidados também são necessários e devem ser orientado por um dermatologista, como cuidados com os cabelos e com a limpeza da pele.

Impingem, dermatofitose, tinha ou tínea

Ufa! Esse tipo de micose é conhecido por diversos nomes, mas talvez os mais comuns sejam impingem ou tínea. São infecções superficiais da pele causadas por fungos dermatófitos, se alimentando da queratina da pele.

"São caracterizadas por placas circulares descamativas, cuja borda é mais vermelha. Podem acometer qualquer parte do corpo. As vezes coçam", aponta o Dr. Daniel Cassiano.

+ 70% da nossa pele é água: já parou pra pensar nessa relação?

São comuns nas mãos, pés, corpo, face, virilha e couro cabeludo (nas crianças). Costumam se desenvolver em áreas úmidas da pele. Qualquer pessoa pode ter, mas é mais fácil aparecer em pessoas com baixa imunidade. É transmitido do contato de pessoa para pessoa.

E o tratamento? É feito com medicação tópica antifúngica. A duração depende da área atingida. Se for uma área muito extensa, pode ser usado antifúngicos orais também. O importante é consultar um dermatologista.

Candidíase

Talvez seja a infecção fúngica mais conhecida entre todas as outras. Quem aí teve sapinho? Pois bem, ele é causado pela infecção da Candida albicans. Mas a conversa é muito mais ampla do que isso!

+ 10 mitos e verdades sobre manchas de sol na pele

A candidíase é uma micose oportunista, causada por leveduras do gênero Candida. Pode atingir diversas regiões, como boca, garganta, língua, pele, couro cabeludo, genitais, dedos, unhas e até órgãos internos.

"As lesões na pele são caracterizadas por vermelhidão e descamação mais úmida, principalmente nas áreas de dobra", explica o Dr. Daniel Cassiano.

O tratamento é feito com antifúngico oral ou tópico dependendo da extensão do quadro e imunidade do paciente.

micose de pele

Frieira

Também conhecida como pé-de-atleta, a frieira é uma micose que atinge os pés, mais precisamente entre os dedos dos pés. Costuma ser causada pelos fungos TrichophytonMicrosporum ou Epidermophyton.

+ Calos e calosidades: o que é, quais as diferenças e como cuidar

"O melhor jeito de prevenir é secando bem os pés após o banho, não usar o mesmo sapato todos os dias e colocar no sol os sapatos que não estão sendo utilizados, preferir meia 100% algodão para absorver melhor o suor. Em pacientes que suam muito nos pés, recomendamos desodorantes para os pés", aponta o dermatologista.

O tratamento é feito com antifúngico oral ou tópico.

E a micose de unha?

O Dr. Daniel Cassiano explica: "A onicomicose é a infecção da lâmina ungueal (parte que vemos da unha) por fungo dermatófito ou Candida sp. Caracteriza-se pelo amarelamento da lâmina ungueal, descolamento dessa lâmina e aumento da espessura da unha, que esfarela."

+ 6 cuidados para manter as unhas sempre saudáveis

Esse fungo geralmente ocorre quando há um descolamento da unha do leito ungueal, após um trauma, como um pisão, uma batida, uso de sapatos apertados.

O tratamento é feito com antifúngico oral ou tópico.

Como prevenir as micoses?

Em geral, é bem possível prevenir as micoses. Então, pode anotar essas dicas preciosas aí, indicadas pelo Dr. Daniel:

  • Secar bem a pele após o banho. "Uma dica legal é usar o secador de cabelo no vento frio para deixar a pele bem seca", aponta.
  • Não usar o mesmo sapato todos os dias. "O sapato que não estiver usando, colocar no sol."
  • Preferir meia 100% algodão pra absorver melhor o suor.
  • Usar roupa íntima 100% algodão para absorver melhor o suor.

Caso você ache que está com micose na pele, procure um médico. O tratamento geralmente é feito por via oral ou uso tópico, com cremes à base de antifúngicos. Um dermatologista vai saber te indicar direitinho como cuidar.

Artigos e referências usados para esse texto

Pitiríase Versicolor - (Pano Branco)

Considerações gerais sobre dermatofitoses (Tinea)

Dermatofitose

Tinea (Impinge)

Micoses - DV

Candidíase

Micoses

Voltar para o blog