O óleo facial é um daqueles cosméticos bem polarizantes: há quem ame e não viva sem, há quem morre de medo. Afinal de contas, em um clima como o Brasil, usar óleo é uma boa ideia? A pele não vai ficar melequenta? Óleo dá espinha mesmo.
A gente vai te explicar tudo aqui, para você abraçar essa textura sem medo se bater aquela vontade de experimentar.
Quem tem acne ou pele oleosa não pode usar óleo
Essa é um dos maiores mitos quando se fala na textura em óleo no skincare. Não é uma regra que óleos vão causar acne ou piorar seu quadro. Na verdade, há óleos que vão inclusive te ajudar nesse tratamento. "Você tem que saber se o óleo que você vai usar é comedogênico, ou seja, se ele entope os poros", ensina Dra. Denise Steiner. "Se você tem um veículo em óleo que não provoque a obstrução dos poros, você pode usá-lo tranquilamente - não é proibido não!", segue a dermatologista.
É o caso do nosso Óleo Antiacne. Além de ser não comedogênico, sua fórmula oferece vários benefícios no tratamento da pele acneica. Com textura leve e absorção rápida, o Óleo Antiacne tem o poder de hidratar a pele ao mesmo tempo em que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a produção de sebo, ou seja: controla a oleosidade.
+ Benefícios do Óleo Antiacne para a pele acneica e como inserí-lo na sua rotina
Ele também ajuda a acalmar a inflamação da pele, reduz e previne cravos e espinhas, tem efeito secativo, ajuda a suavizar cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença de bactérias causadoras da acne e minimiza a aparência de poros dilatados.
Óleo hidrata a pele
Verdade. "O óleo tem como principal mecanismo de hidratação a oclusão, mas ele também tem mecanismos de hidratação: os ácidos graxos que compõem o óleo ajudam nessa hidratação da pele. Em um creme ou emulsão nós também temos esses ácidos graxos que ajudam na hidratação, mas como um óleo é composto somente por eles, o beneficio de hidratação acaba sendo maior", explica Renata Ribon de Melo, pesquisadora-sênior do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve.
Não pode usar hidratante em creme ou outras texturas com óleo
Outro mito: o óleo pode sim ser combinado com outros hidratantes que você já usa na sua rotina. Ele, aliás, vai potencializar essa hidratação, ou seja: sua pele só vai sair ganhando. É só se lembrar da ordem: o óleo é sempre a última coisa que você vai passar na sua pele antes do protetor solar, ou seja: ele vem depois do seu hidratante (seja ele em creme, sérum ou gel).
+ Em que ordem aplicar os produtos de skincare no rosto?
Óleo é só para quem já tem rotina de expert
Mais um mito: o óleo pode ser inserido em qualquer rotina, mesmo a mais enxuta. Nossas três fórmulas de óleos faciais (Óleo Antiacne, Óleo Antioxidante e Óleo Antissinais), por exemplo, são super práticas pois combinam duas etapas em uma só fórmula: tratamento e hidratação.
Você pode simplesmente lavar o rosto, passar seu óleo e seguir com o protetor solar durante o dia, ou lavar o rosto e aplicar um óleo antes de dormir e pronto: com poucos passos e produtos, você tem sua pele limpa, tratada, hidratada e protegida.
+ As 3 etapas essenciais de uma rotina de skincare
Óleo no Brasil não dá certo porque a pele fica grudenta
Não é regra, viu? Nossos óleos, por exemplo, têm rápida absorção, e não deixam a pele grudenta - um pedido forte da nossa comunidade enquanto desenvolvíamos nossas fórmulas. Isso acontece por conta de óleos biomiméticos em sua formulação, ou seja: como são muito parecidos com os óleos que nossa pele produz naturalmente, ela os absorve bem rapidinho.
Conhecendo os óleos da Sallve
O Óleo Antiacne é um óleo facial de tratamento poderoso e prevenção à acne. Com absorção rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.
Sua poderosa fórmula contém óleo de Melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros. e o acabamento? suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.
Óleo Antioxidante
Você conhece nosso Óleo Antioxidante facial? Ele é um óleo leve de tratamento poderoso, que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele.
Sua fórmula com astaxantina (pela primeira vez em um cosmético no Brasil), vitamina c, quercetina, phytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.
Usado à noite, seu tratamento e hidratação são potencializados por conta de todo o processo de renovação celular que se intensifica quando você dorme. Já se você preferir usar durante o dia, ele vai potencializar o efeito do protetor solar.
Óleo Antissinais
O Óleo Antissinais é um óleo com retinol 0.3% que entrega resultados incríveis, além de uma potente hidratação da pele já no primeiro uso, reduzindo a aparência de poros e linhas, promovendo viço e luminosidade.
Em longo prazo, uniformiza manchas e textura da pele, estimula o colágeno, reduz profundidade de rugas e aumenta a elasticidade e firmeza da pele.
Além do retinol que proporciona a renovação da pele, ele contém fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e hidratação da pele.