Por que sentimos nossa pele repuxar?

Uma dica: pode ter a ver com a pele seca!

Alguém aí já sentiu uma sensação de que a pele está “repuxando”? Essa é uma reclamação até que comum e talvez muita gente não faça muita ideia do motivo pelo qual isso acontece. Já adiantamos que pode ter, sim, tudo a ver com o ressecamento da pele.

Crédito: Pexels

Primeiro, vamos relembrar algo que já falamos em outro post. A camada mais superficial da nossa pele possui um manto lipídico, que é uma barreira de proteção para nosso corpo. Portanto, quando sentimos esse “repuxamento” é um sinal de alerta!

“Quando essa barreira é alterada por algum fator (clima seco e/ou frio, exposição solar em excesso, stress, água quente, sabonete em excesso ou produtos irritantes), há diminuição da produção de lipídeos dessa barreira, e com isso, as células da epiderme (camada mais superficial da pele) perdem a capacidade de reter água. O resultado é uma pele ressecada que ‘repuxa’”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Crédito: Pexels

Então, sim, a pele seca repuxa mesmo. “É sinal de que a pessoa precisa hidratar melhor a pele para refazer essa barreira de proteção”, dá a dica a especialista.

Além da pele seca, a pele sensível também pode apresentar a mesma sensação. “A pele sensível e reativa tem uma maior tendência ao ressecamento. Estão relacionadas. A hidratação se faz necessária da mesma maneira”, aponta a Dra. Paola.

O que fazer para a pele não repuxar?

Para evitar o ressecamento da pele e consequentemente essa sensação de repuxamento, a solução principal é: hidratar, hidratar e, ah, hidratar também. Porém, há outras coisas que podem ajudar. Anote as dicas:

  • Banhos devem ser mornos ou frios, e rápidos. Nada de sabonete em excesso para não retirar o manto lipídico.
  • Hidratante no corpo todo imediatamente após o banho é muito bem-vindo! O ideal é que seu uso seja contínuo, diariamente.

Não se esqueça: consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta para manter a saúde da sua pele em dia! 😉

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading