Pernas de morango: o que é, como cuidar e qual a melhor forma de evitar

Pernas de morango: o que é, como cuidar e qual a melhor forma de evitar

Um spoiler: a linha corporal da Sallve pode ajudar!

Sabe aqueles pontinhos escuros que aparecem nas pernas principalmente após a depilação? É sobre eles que a gente vai falar hoje por aqui. É conhecida popularmente como pernas de morango, porque os pontinhos lembram aqueles da fruta.

O que são pernas de morango?

"As chamadas pernas de morango acontecem geralmente depois da depilação com lâminas de barbear. Os poros ficam abertos e lá se depositam sujidades e a oleosidade natural da pele, dão um aspecto escuro aos poros", responde a Dra. Cintia Guedes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

+ Esfoliar a pele do corpo antes da depilação é legal?

Além disso, a médica explica que uma outra condição também pode gerar esse aspecto de sementes de morango na pele: a queratose pilar, um acúmulo de queratina na abertura do folículo piloso, que bloqueia a saída do pelo e provoca a formação de uma lesão elevada e áspera na pele.

É tipo um cravo?

A Dra. Cintia explica que, em muitos casos, pode ser. "Em alguns casos os pontos escuros são os chamados comedões abertos, popularmente conhecidos como cravos. Eles são resultado da irritação da pele (foliculite), pelos encravados e até pelo excesso de queratina nos folículos pilosos (no caso da queratose pilar)", completa.

+ Espinha no bumbum: o que é, como tratar e evitar

Por que esses pontinhos escuros aparecem?

Bem, a causa principal das pernas de morango é a depilação. "O mais comum é ser pelas lâminas de barbear", reforça a médica.

Só aparece nas pernas?

Não, podem aparecer em qualquer lugar depilado com lâminas de barbear, sendo as pernas o local mais comum. Já se a condição for causada pela queratose pilar, é mais comum nos braços e coxas.

+ 5 dicas para driblar a preguiça de cuidar da pele do corpo

Como evitar as pernas de morango?

A Dra. Cintia Guedes dá dicas preciosas para evitar as pernas de morango:

  • Invista em hidratação do local antes e depois da depilação;
  • Esfoliação pode ajudar na prevenção e no tratamento;
  • "A troca do método depilatório é uma boa opção para quadros crônicos de foliculite que não melhoram", afirma ainda a especialista.

Esfoliação química ou física

Hidratar é o primeiro passo, mas você já tem a esfoliação corporal na sua rotina de cuidados? Ela pode ser química, física ou enzimática e pode ser feita algumas vezes por semana.

+ Esfoliação corporal: quais os benefícios e como fazer?

"A esfoliação ajuda a retirar as células mortas da nossa pele e isso desobstrui os poros", explica a Dra. Cintia Guedes.

Como a esfoliação desobstrui os poros, fica mais fácil evitar as famosas pernas de morango.

E como a Sallve pode ajudar?

Esfoliante Hidratante Corporal leva a sensação de pele macia, lisa e hidratada do Esfoliante Enzimático para a pele do corpo. Ele combina esfoliação química e física. Na fórmula, ácido lático (AHA) e partículas vegetais biodegradáveis.

Assim, promove a renovação celular, uniformiza o tom e textura da pele e desobstrui poros, contribuindo para prevenir o surgimento de pelos encravados. Também conta com manteiga de karité e phytoesqualano, responsáveis por deixar a pele hidratada, macia e iluminada.

 

Antioxidante Hidratante Corporal é o melhor do tratamento para a pele do corpo, em uma loção cremosa de rápida absorção.

Sua fórmula une compostos antioxidantes (Vitamina ECarnosinaextrato de café e o próprio óleo de semente de uva) a hidratantes como o Phytoesqualano, oferecendo uma série de benefícios com sensorial confortável e refrescante.

Além de oferecer hidratação prolongada, sua composição garante proteção de danos causados pela poluição, prevenção de sinais do tempo, melhora a circulação local e aumento da elasticidade. A Vitamina E, por ser um anti-inflamatório natural, também contribui para acalmar a pele, se tornando uma ótima pedida no pós depilação, por exemplo. Ela fica mais macia, mais hidratada e com zero sensação grudenta.

Hidratante Renovador Corporal

Um hidratante corporal que promove uma renovação incrível na pele, uniformizando tom e textura, além de reduzir e prevenir pelos encravados.

Na fórmula, uma combinação de alfa hidroxiácidos (AHAs) 10%  - ácidos glicólico 6%, málico 2% e lático 2% -, aliados ao extrato de physalis,  o que possibilita esfoliar suavemente sem ressecar, uniformizar o tom da pele (incluindo axilas e virilha) e suavizar áreas rugosas/ásperas.

Em textura gel-creme, tem rápida absorção e deixa pele macia, radiante e viçosa. 

Atenção: não indicamos o uso combinado com outros ácidos ou com outros ativos que promovam a renovação intensa da pele. Também indicamos não aplicar imediatamente antes ou logo após a depilação, inclusive com lâmina, espere alguns dias para que a pele se recupere e só então retome o uso.

E aí, que tal incluir na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog