Preciso mesmo passar filtro solar no inverno?

Você sabia que 80% dos raios UV passam pelas nuvens? Isso significa que mesmo em um dia nublado estamos expostos e precisamos de proteção.

Quando chega o verão todo mundo lembra da necessidade de caprichar no filtro solar. Preparamos a bolsa pra praia, pra piscina, pros dias de sol forte. Mas como fica a proteção da pele no inverno? Precisamos ou não manter esse cuidado inclusive na época mais fria do ano? A resposta é sim, é preciso proteger a pele nas quatro estações.

Filtro solar no inverno?

A falta de proteção na pele é um dos gatilhos do envelhecimento precoce. E o cuidado é simples: uma rotina de skincare que começa com a limpeza com um produto específico para o rosto, seguido de hidratação e finalizado com o protetor solar, pela manhã.

Muitas vezes achamos que não precisamos nos proteger no inverno, mas na verdade, mesmo em um dia nublado, com a luminosidade reduzida, nós estamos expostos aos raios UVA e UVB. Aliás, você sabia que 80% dos raios UV passam pelas nuvens? Portanto, proteção todos os dias, combinado?

Nem percebemos, mas segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, "estudos mostram que pelo menos 70% da radiação solar que recebemos durante a vida é adquirida no dia a dia, e somente 30% da radiação é obtida durante momentos de lazer".

A Dra Cecília Studart, dermatologista do Grupo Paula Bellotti e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia explicou, quando falamos sobre melasma no inverno, que “costumamos ter a falsa impressão de que estamos protegidos da radiação UV em dias frios ou nublados. Isso não é verdade. A intensidade da radiação UV pode até diminuir no inverno, porém ainda está presente. Por isso, o uso do filtro solar se torna indispensável em qualquer época do ano”.

Para sabe mais: É no dia a dia que recebemos 70% da radiação solar da nossa vida

Filtro solar x luz azul

Em um período como o que estamos vivendo, em plena pandemia, em que quem pode trabalha em home office, o protetor solar perde mais uma vez o seu lugar e acaba esquecido na gaveta. Mas, apesar de evitarmos as saídas, trabalhamos de casa com o computador, com o smartphone... e expondo a nossa pele à luz azul - outro vilão do envelhecimento precoce. Além de que esse é um período em que vemos muito mais televisão, outra fonte de luz azul. Portanto, o protetor solar é fundamental para proteger a pele.

Para saber mais: Por que você precisa proteger a sua pele da luz azul.

Vinicius "Amnx" Amano / Unsplash

Quanto aplicar?

Independente da época do ano, a regra é simples: no rosto, uma medida de colher de café cheia. “Tenho que passar o filtro solar até que essa camada generosa cubra toda a área e eu tenha aquela sensação de que existe um conforto e uma cobertura homogênea. Então, obrigatoriamente, eu devo passar e estender no rosto até a raiz do cabelo, até a região pré-auricular, bem pertinho da dobra da orelha. Não esquecer pescoço, nuca e orelhas”, explica a Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da American Academy Of Dermatology (AAD).

Para saber mais: Quanto protetor devemos aplicar?

Protetor solar: ordem de aplicação

Para acabar com qualquer dúvida: o hidratante com FPS ou a base de maquiagem com filtro solar não excluem a aplicação do protetor solar.

Para se ter uma ideia do perigo de substituir o protetor pela maquiagem com FPS, Lucas Portilho, pesquisador de fotoproteção da Unicamp avaliou com mais de 100 voluntárias a proteção de seis diferentes tipos de fotoprotetores faciais: pó compacto, fluido, bastão, mousse, loção e pancake.

“Com exceção da loção facial, todos os outros veículos (tipos) apresentaram menos de 50% da proteção original, chegando em valores alarmantes, como o pó compacto, que apresentou 90% a menos de proteção”, revelou.

Portanto, protetor solar sempre, combinado?

A rotina de skincare é feita de pelo menos três passos: limpeza + hidratação + proteção. E o protetor solar é sempre o último a ser aplicado. Não tem segredo.

Para saber mais: Afinal de contas: qual é a ordem certa da sua rotina de skincare?

E você? Tem protegido a pele nas quatro estações? Nos conte nos comentários.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading