cosmeticos acne

Qual a importância dos cosméticos no tratamento da acne?

Como os cosméticos participam de fato no tratamento da pele com acne? Dra. Monalisa explica tudo aqui.

cosmeticos acne

A acne é uma doença de pele que, embora seja cercada de "receitinhas caseiras" pairando pela internet, merece muito mais cuidado do que isso: é assunto sério, que requer acompanhamento dermatológico. É o dermatologista que vai não só diagnosticar a acne corretamente (será que ela é acne vulgar, fúngica, acne da mulher adulta, de fundo hormonal?) e traçar a melhor maneira de tratá-la, como detectar seu tipo de pele. Afinal de contas, você sabia que acne não aparece só em pele oleosa? Por isso, é importante que um profissional examine sua pele: é isso que vai determinar os cosméticos que você vai usar para auxiliar esse tratamento - que pode até incluir medicamentos como antibióticos, se for o caso.

+ Por que é importante cuidar das suas espinhas e o perigo de não fazê-lo

Mas como os cosméticos ajudam o tratamento da acne?

Para Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, eles são essenciais, e começam no básico: "Cosméticos são a base do tratamento. Eles fazem com que a pele fique preparada para receber medicamentos em concentrações mais altas, ajudam a acalmar a pele, mantê-la hidratada... Sem os cosméticos, por exemplo, a gente não consegue aplicar um ácido na pele, ou usar Roacutan", explica a dermatologista.

É aqui que entra, antes de mais nada, a importância das três etapas essenciais do cuidado com a pele: limpar, hidratar e proteger, igualmente importantes quando se fala especificamente em acne: "Limpar a pele acneica é essencial para tirar a sujidade e os produtos que você passa na pele como parte do tratamento - muitos destes, inclusive, que não podem ficar na pele durante o dia", explica Dra. Monalisa. "Além disso, o próprio processo da acne libera uma quantidade grande de sebo, que dá margem à proliferação de bactérias, por isso limpar o rosto é fundamental".

Já a hidratação contribui para deixar a pele mais resistente e preparada para o tratamento da acne em si. "A hidratação minimiza a sensibilidade e a inflamação da pele, propiciando um tratamento mais gentil. Especialmente em casos mais graves de acne, com ácidos mais fortes", segue a dermatologista, finalizando com o protetor solar. "Ele é extremamente importante porque o sol por si só já estimula a atividade das glândulas sebáceas. Além disso, ele deixa essa pele, que é propensa a inflamação e manchas, protegida", segue, citando ainda tratamentos fotossensibilizantes.

+ Manchas de espinhas: o que são, por que acontecem e como tratar

Cosméticos para tratamento

Para o tratamento da acne, especialmente nos graus 1 e 2, o acompanhamento dermatológico e o uso de cosméticos específicos para essa condição, com ação adstringente e secativa, por exemplo, podem ser o suficiente para controlar o quadro, mas isso não significa que nos graus 3 e 4 os cosméticos são descartados - eles entram aqui como a base do tratamento dermatológico, que muitas vezes inclui medicamentos controlados: "Cosméticos são necessários para tratar todos os graus da acne", afirma Dra. Monalisa Nunes.

+ Quais são os graus de acne e quais os tratamentos para cada um?

Ela dá um exemplo: "Na acne da mulher adulta, os cosméticos vão ajudar a manter o tratamento e preparar a pele, mas não são capazes de tratar sozinhos, pois muitas vezes esses quadros apresentam muitas pápulas e pústulas. É uma acne mais profunda, ao contrário das acnes de grau 1 e 2, que são mais superficiais".

+ Pílula anticoncepcional x pele: Dra. Cidinha Ikegiri fala sobre a relação entre os dois

E quando há uso de Roacutan?

O medicamento tão conhecido entre quem tem acne pede cuidados especiais, por isso, neste caso, cosméticos específicos para a pele acneica ou oleosa não são recomendados. "Quando há uso do Roacutan, a rotina de skincare é pensada para uma pele sensível, especialmente quando se fala de hidratante", afirma Dra. Monalisa Nunes.

Ela indica, inclusive, o Hidratante Reparador como um ótimo aliado para o tratamento de peles acneicas sensibilizadas e secas, já que ele tem ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante.

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne, que vão ajudar a controlar e reduzir a oleosidade excessiva da pele, desobstruir poros e diminuir sua aparência, acalmar a pele e eliminar cravos e espinhas. Todos os produtos podem ser usados no corpo, em regiões com acne.

linha antiacne

Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade da pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Super Ácido Salicílico 2%

peptídeo antiacne

Um sérum de alta performance para potencializar o seu tratamento antiacne. Sua fórmula reúne a máxima concentração permitida dos ácidos salicílico (2%) e mandélico (10%) aliados ao poderoso peptídeo antiacne e ao zinco PCA.

Juntos, agem dissolvendo o sebo, desobstruindo poros e esfoliando células mortas, além de reequilibrar o microbioma cutâneo e reduzir a presença de bactérias causadoras da acne. O resultado você vê na pele: redução de cravos e espinhas, prevenção da acne e uma melhora efetiva na textura da pele, suavizando marcas deixadas pelas espinhas. um tratamento poderoso para você usar 1x ao dia, na rotina diurna ou noturna.

Vale lembrar! Consultar um dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

Consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para a sua pele, combinado? ;)

Tem dúvidas, quer saber mais ou sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog