Já ouviu a novidade? A Sallve acabou de lançar sua primeira fórmula para cuidados com o couro cabeludo - afinal, ele também é pele! O Tônico Antiqueda, que chegou para reduzir a queda do cabelo e promover o crescimento de novos fios, mais fortes, encorpados e resistentes.
Como essa fórmula surgiu?
Não é de hoje que você escuta que tudo por aqui nasce de uma conversa e que estamos sempre dispostos a ouvir, aprender e melhorar. Já temos cuidados com a pele do rosto, do corpo e era mais do que natural que estendêssemos essa rotina de cuidados para o couro cabeludo, não é mesmo?
E é isso que o Tônico Antiqueda faz, ele ajuda a manter a saúde do couro cabeludo, combatendo a queda. Ou seja, é uma forma de skincare só que para essa região, que é tão negligenciada. Afinal, todo mundo acaba se preocupando com xampus, condicionadores, máscaras e óleos, mas não costuma ter nenhum cuidado para o couro cabeludo que vai além da limpeza.
+ Cabelo oleoso e pele oleosa: existe alguma relação?
Além de tudo, sabíamos que o sensorial era algo muito importante para um produto relacionado a queda capilar. É comum que fórmulas assim, deixem uma certa oleosidade ou pesem o couro cabeludo, se tornando incomodo para que as pessoas usem. O Tônico Antiqueda vem com uma aplicação fácil e rápida absorção, que não pesa, mas também não deixa a região ressecada.
Por dentro da fórmula: Tônico Antiqueda
E como essa fórmula faz tudo isso? Tem tudo a ver com a sua fórmula poderosa, cheia de ativos consagrados quando o assunto é combater a queda de cabelo, aumentar a densidade dos fios e deixá-los mais fortes e resistentes.
+ Você sabe qual o seu tipo de cabelo?
“Escolhemos ativos consagrados, que sejam amplamente estudados e que fossem chave para reduzir a queda capilar. Uma das grandes estrelas da fórmula é a baicalina, é ela que vai atuar de forma mais direta na redução da queda capilar e no crescimento de novos fios”, explica Renata Ribon de Melo, pesquisadora da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.
Baicalina: a superstar do crescimento dos fios
A baicalina atua em muitas frentes e age diretamente para combater a queda capular e ajudar no crescimento saudável do cabelo – ou da barba, caso você vá usar nessa região.
De forma geral, a baicalina fornece nutrientes que deixam os folículos pilosos mais ativos e proliferantes, ajudando na indução do crescimento capilar, aumento da densidade dos fios e prolongamento da fase anágena, a parte do ciclo do crescimento capilar em que os fios estão nascendo e crescendo.
+ Barba cresce mais no verão? 5 mitos e verdades esclarecidos
“Quando o calibre do fio é pequeno, você tem a sensação de que ter menos cabelo. Então, a baicalina vai ajudar muito nessa questão de aumentar a densidade do fio, a encorpar”, diz Renata.
A baicalina ativa células-tronco através da indução da expressão de TERT (Transcriptase Reversa). Isso acelera o início da fase anágena, o que resulta em novos fios de cabelo.
Por fim, ela ainda protege contra a senescência celular (processo em que há uma parada de divisão celular, fazendo com que as células entrem em um estado de suspensão permanente de crescimento).
Estudos apontam que as células da papila dérmica (uma estrutura do folículo piloso) de um couro cabeludo calvo sofrem de senescência prematura em comparação com couros cabeludos normais.
+ Lavar o cabelo com água quente faz mal para os fios?
Tá, mas o que isso quer dizer na prática? A baicalina induz a produção de TERT e também protege do estresse oxidativo – lembra que o quanto ele faz mal para a pele, causando o envelhecimento precoce? É o mesmo por aqui.
Pois bem, por agir assim, os fibroblastos (fibras do tecido conjuntivo) são protegidos contra o processo de senescência celular. Isso faz com que eles permaneçam jovens e ativos, o que resulta em um prolongamento da fase anágena.
Extrato de alcaçuz: um potente anti-inflamatório
A Renata Ribon de Melo ainda explica um ponto: se seu couro cabeludo está desequilibrado, seu cabelo não vai nascer saudável. “Se seu couro cabeludo está irritado, inflamado, vermelho, isso acaba agredindo também o bulbo capilar. A queda de cabelo também pode estar ligada ao desequilíbrio do couro cabeludo”, conta.
+ Proteger o cabelo dos raios UV? Fique de olho nos cuidados!
O extrato de alcaçuz é um excelente aliado nesses casos. Ele conta com glicirrizina, que tem propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Além disso, encontramos também por lá o isoflavonóide glabridina, um poderosíssimo antioxidante, que também tem funções anti-inflamatórias e calmantes.
Ou seja, ajuda a acalmar o couro cabeludo e, consequentemente, colabora para reduzir a queda. Muitas vezes o folículo fica bloqueado com toda essa descamação e irritação, causando uma falta de oxigenação do bulbo capilar. Com sua ação anti-inflamatória potente, colabora para acalmar.
Biotina: fios fortes e resistentes
Uma outra estrela quando pensamos em cabelo, não é mesmo? A biotina é uma vitamina hidrossolúvel que é conhecida também por alguns outros nomes, como vitamina B7, vitamina H, coenzima R, entre outros. Ela é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e pode ser encontrada naturalmente em alguns alimentos, como cereais, avelãs, gema de ovo, fígado, etc.
Ela é necessária para várias funções do nosso corpo, como crescimento celular; para o metabolismo de carboidratos, gorduras e aminoácidos; aumentar a absorção de algumas vitaminas; ajudar na formação de células do sangue; fortalecer unhas e cabelos, a lista é realmente longa.
+ Xampu a seco: é bom pra todo mundo?
Seu uso tópico tem benefícios conhecidos, como propriedades hidratantes, podendo auxiliar na hidratação do couro cabeludo, mas ela brilha mesmo quando o assunto é dar maleabilidade aos fios, deixá-los mais fortes e resistentes.
“Um fio mais fino, se quebra facilmente e cai mais fácil. Então, a biotina está ligada a isso, ao fortalecimento do fio a partir do couro cabeludo”, afirma Renata Ribon de Melo.
Pantenol: a hidratação que seu couro cabeludo precisa
O pantenol é um percussor da vitamina B5. Por ser uma molécula pequena, quando aplicado topicamente é capaz de penetrar na raiz e na fibra capilar.
É muito conhecido por sua função hidratante e condicionante, o que permite que os fios fiquem mais fortes, encorpados, elásticos. O pantenol penetra na raiz e na fibra capilar, formando uma camada elástica dentro e fora da fibra capilar.
“Um couro cabeludo desidratado gera muita descamação, caspa seca. Isso tudo interfere na saúde do bulbo capilar. O pantenol ajuda na proliferação de fibroblastos do couro cabeludo, o que auxilia na saúde do bulbo capilar”, completa a pesquisadora.
E aí, que tal incluir o Tônico Antiqueda na sua rotina de cuidados?