Virilha escura: por que isso acontece, como evitar e cuidar

Vamos te explicar porque essa região pode acabar sofrendo um pouco mais com a hiperpigmentação

Assim como as axilas, a virilha também é uma região propensa a ficar com a pele mais escura. Mas você já parou para pensar por que isso acontece? Aqui vamos te explicar todos os detalhes e ainda te contar como cuidar e evitar. Todos prontos?

Por que a virilha fica escura?

Esse escurecimento é decorrente de uma inflamação local que ocorre após trauma/ irritação e que chamamos de hipercromia pós-inflamatória. Assim como ocorre nas axilas, a pele da virilha é sensível e sofre com atrito, falta de luz e ar.

+ Assaduras em adultos: o que é, como tratar e prevenir

"Usamos muita gilete, fazemos depilação e esse tipo de trauma ativa mecanismos inflamatórios na pele. Todo mecanismo inflamatório da pele ativa a alta produção de melanina, que é uma defesa da nossa pele, mas que acaba gerando esse escurecimento", nos explica Renata Ribon de Melo, pesquisadora da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Quais as principais causas da virilha escura?

As principais causas desse escurecimento são o atrito a região, uso de roupas apertadas e depilação com lâmina/cera, que causam um trauma mecânico na região.

+ Esfoliar a pele do corpo antes da depilação é legal?

Algumas outras condições médicas também podem gerar esse escurecimento como alterações hormonais, reações alérgicas, entre outros.

Como cuidar?

Antes de qualquer ponto, é importante dizer que se você sofre com o escurecimento de axilas e/ou virilha é importante procurar um dermatologista para investigar melhor as causas do escurecimento, ok?

Para evitar, o ideal é claro evitar situações de trauma, como depilação com lâmina, atrito constante ou uso de roupas muito apertadas. Além disso, é importante manter a pele dessas regiões sempre limpa e hidratada.

+ Pelo encravado: o que é, quais as causas e como evitar

E o tratamento? Segundo a SBD-SP, os protocolos tópicos envolvem cremes uniformizadores, alguns tipos de ácidos, além de tratamentos com luz intensa pulsada ou laser e peelings (realizados em consultório).

Ingredientes clássicos, como alfa-hidroxiácidos, vitamina C e arbutin podem ajudar com a missão de suavizar virilha e axilas escurecidas. Lembre-se sempre de procurar um dermatologista!

Como a Sallve pode ajudar?

Sérum Uniformizador pode auxiliar no tratamento de hipercromias pós-inflamatória, que surgem após um processo inflamatório na pele, como a acne, uso de ácidos sem proteção solar, uma reação alérgica, picada de inseto, atrito, etc. Essa inflamação estimula a produção de melanina, causando a mancha. 

+ Graus de mancha e quando o Sérum Uniformizador pode ajudar

Poderoso no tratamento e prevenção de manchasolheiras pigmentares e linhas finas, a fórmula multifuncional do Sérum Uniformizador pode ser usada na área dos olhos, rosto e corpo e age antes, durante e depois da mancha, hidratando, uniformizando não só o tom como a textura da pele e ainda devolvendo toda a sua luminosidade.

Ele combina retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom sem sensibilizar, a niacinamida 5% que reduz a pigmentação excessiva, o nanoácido tranexâmico e o alfa-arbutin, que regulam o início da produção da melanina. Já o óleo de rosa mosqueta entra na fórmula com suas ações antioxidante, hidratante e cicatrizante. E aí, que tal incluir na sua rotina?

Esfoliante Hidratante Corporal

Esfoliante Hidratante Corporal leva a sensação de pele macia, lisa e hidratada do Esfoliante Enzimático para a pele do corpo. Ele combina esfoliação química e física. Na fórmula, ácido lático (AHA) e partículas vegetais biodegradáveis. Assim, promove a renovação celular, uniformiza o tom e textura da pele e desobstrui poros, contribuindo para prevenir o surgimento de pelos encravados. Também conta com manteiga de karité e phytoesqualano, responsáveis por deixar a pele hidratada, macia e iluminada.

Hidratante Renovador Corporal

Um hidratante corporal que promove uma renovação incrível na pele, uniformizando tom e textura, além de reduzir e prevenir pelos encravados.

Na fórmula, uma combinação de alfa hidroxiácidos (AHAs) 10%  - ácidos glicólico 6%, málico 2% e lático 2% -, aliados ao extrato de physalis,  o que possibilita esfoliar suavemente sem ressecar, uniformizar o tom da pele (incluindo axilas e virilha) e suavizar áreas rugosas/ásperas.

Em textura gel-creme, tem rápida absorção e deixa pele macia, radiante e viçosa.

Atenção: não indicamos o uso combinado com outros ácidos ou com outros ativos que promovam a renovação intensa da pele. Também indicamos não aplicar imediatamente antes ou logo após a depilação, inclusive com lâmina, espere alguns dias para que a pele se recupere e só então retome o uso.

  E aí, que tal incluir na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog