Xô mau humor: ideias de o que fazer com as crianças durante a quarentena

Xô mau humor: ideias de o que fazer com as crianças durante a quarentena

Não sabe mais o que inventar com as crianças em casa durante a quarentena? Selecionamos boas ideias que você pode botar em prática.

Bola dentro de casa?

A gente sabe que o terror de qualquer mãe é um quicar de bola dentro de casa. Você imagina aquele vaso em mil pedaços, o porta-retratos em cacos além das marcas de bola na parede. Mas, que tal nos reinventarmos nessa fase em que não podemos sair? A proposta é: se possível, crie um espaço onde a bola é permitida. Pode ser um corredor, o quarto da criança, onde você achar melhor. Retire quadros, afaste os móveis e mande uma mensagem pro vizinho pedindo compreensão pelo barulho que ouvirá de vez em quando.

Amarelinha

A gente cresceu pulando amarelinha e muito provavelmente, muitas crianças dessa geração não fazem a mínima ideia de que brincadeira é essa. Vamos ensinar? Basta fita crepe no chão da cozinha, não fica o sinal quando você o tirar e o divertimento é garantido.

Ryan McGuire / Gratisography

Passa anel / telefone sem fio

Aposto como foi só falar em passa anel e em telefone sem fio para você lembrar de tantas outras brincadeiras que pode fazer dentro de casa sem ter que comprar novos itens.

Canetinha na janela

Antes de qualquer coisa vamos deixar claro que a segurança vem em primeiro lugar. Se você mora em casa, no primeiro andar ou tem grade ou rede de proteção nas janelas, a brincadeira é bem vinda. Mas se você mora em prédio e não tem segurança na janela, passe para a próxima da lista ;).

Essa brincadeira surgiu aqui em casa numa manhã de chuva com a minha filha de quatro anos muito entediada, enquanto eu precisava trabalhar no computador. Foi só levar a caixa com as canetinhas para ela comprar na hora a ideia: arco-iris, nuvens e sol alegraram na hora a paisagem. E ela passou um bom tempo entretida desenhando, como se tivesse conquistando um espaço proibido. Depois, é só passar um paninho com o limpador de vidro e pronta pra outra sessão de artista!

Acampamento em casa

Algumas crianças sentem muito esse período e as noites passam a ficar mais difíceis. Uma das soluções que encontramos em casa foi a de transformar o horário do sono em uma ocasião divertida. Preparamos uma tenda - pode ser embaixo da mesa, com lençóis apoiados em cadeiras e decidimos que repetiremos nos fins de semana. Use a criatividade, leva para a tenda lanterna, ursos de pelúcia, almofadas e criem juntos um ambiente especial.

Pinterest Life is a Party

Família

Ah, a santa tecnologia! Ela nos deixa próximos de quem queremos bem mesmo quando uma porta ou quilômetros nos distanciam. Para não deixar as vídeochamadas repetitivas, você pode montar o café da manhã com os avós, cada um na sua casa, com os telefones a postos, comendo o pão juntinhos e conversando.

Esse pode também ser um bom momento para reorganizar os álbuns de fotos, selecionar as fotos a imprimir (mesmo que você deixe para imprimir quando tudo se normalizar). Ver bons momentos, junto das crianças, é muito re-energizante. Lembrar de o que vocês já fizeram e traçar planos para o futuro faz um bem danado.

Contação de histórias

A leitura de livros pode também virar uma atividade virtual para unir as crianças. Uma professora da escola materna que a minha filha frequenta propôs que cada criança mandasse um vídeo contando uma história. Ou uma história lida por um adulto junto da criança, para que os amigos se vissem. Cada nova história que chega no whatsapp é uma felicidade!

Além desse troca-troca entre amigos, existem também canais de contação de história. Anota aí: Fafaconta, Maequele e a história contada pela super Rita Lee.

E claro, o bom e velho livro, insubstituível dentro de uma casa.

Experimentem receitas

As vezes a gente tende a achar que criança tem preguiça em ajudar em alguns afazeres domésticos, quando na verdade, somos nós que não os envolvemos nas atividades. Proponha a uma criança de te ajudar a cozinhar. A diversão é garantida!

Esse é um outro momento que se pode contar com a tecnologia e fazer uma videochamada com a avó ou a tia que ensina uma receita de família.

Gustavo Fring / Pexels

Caça ao tesouro

Você pode inventar a regra dependendo do tema da caça ao tesouro. Pode vestir a criança de pirata (ou pintar bigode, colocar uma bandana), desenhar um mapa do tesouro que irá dentro de uma garrafa em uma bacia de água ou numa banheira. E depois, é só seguir as indicações!
Você pode também espalhar bilhetes com as pistas pela casa, indicando onde encontrar o tesouro.

Nos conte como você está passando esse período. O que você tem feito em casa com as crianças?

Voltar para o blog