Barreira cutânea: por que ela precisa estar sempre íntegra e forte?

Barreira cutânea: por que ela precisa estar sempre íntegra e forte?

Quando a barreira está frágil ou danificada, muita coisa pode mudar na sua pele

Quem tem pele sensível sabe bem a importância de ter uma barreira cutânea forte e íntegra. Ou se não sabe, deveria. Afinal, quando ela está danificada, muitas vezes sensibilidade chega junto.

Flower tattoo mockup, woman's back psd

A barreira cutânea

A barreira cutânea ou de proteção é a camada mais exposta da pele e também é conhecida pelo nome de manto hidrolipídico, por ser um filme ultrafino formado por lipídeos, que são em sua grande maioria ceramidas.

+ Barreira cutânea x barreira lipídica: qual a diferença?

Para ficar ainda mais claro: a barreira cutânea é composta por células da camada córnea e substâncias que unem essas células (ceramidas, colesterol, ácidos graxos livres). Ou seja, é como se a barreira fosse um muro perfeito. Sendo que os tijolos são as células e as gorduras são o cimento que une esses tijolos da melhor maneira possível.

Entre suas principais funções, está impedir a perda de água e consequentemente que nossa pele fique desidratada, não permitir a penetração de agentes nocivos (impedindo infecções e irritações), e também determinar o pH da pele, fazendo com que haja condições ideais para que bactérias consigam viver na superfície dela e nos proteger de alguns microrganismos nada bacanas. Importante, né?

+ Hidratar a pele: por que a hidratação é importante e como fazer

E claro que se muro perfeito de proteção pode sofrer agressões. Alguns hábitos (uso de água muito quente, exposição solar, produtos de limpeza do rosto muito agressivos, depilação...) podem acabar ajudando a danificar o manto hidrolipídico, causando algumas rachaduras naquele muro de proteção perfeito que temos na pele, deixando nosso organismo exposto e causando algumas reações clássicas.

Barreira cutânea danificada = sensibilidade?

O primeiro sinal de uma barreira cutânea danificada é a sensibilidade. E aí ela pode se apresentar das mais variadas formas: vermelhidão, ardência, coceira. Algumas vezes a gente nem sabe bem como isso começou, mas fique sabendo que já sua pele te dando aquele aviso que a barreira pode estar danificada.

Além da vermelhidão e da coceira, tem mais alguma coisa? Em casos mais drásticos, podemos sofrer com infecções bacterianas, fúngicas e virais na pele, se essa barreira estiver muito danificada.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

Resumindo, então, uma pele sensibilizada está com a barreira cutânea não íntegra.  Portanto, o principal cuidado é fazer com que essa barreira se fortaleça e se recupere.

Aqui vale ressaltar que: quem tem pele sensível, no geral, tem uma composição mais fina do que peles tidas como "normais", com uma barreira cutânea mais frágil. E é por isso que, justamente, ela é mais suscetível a reatividade, inflamações e reações alérgicas.

Além disso, alterações genéticas, doenças dermatológicas e o envelhecimento também podem causar alterações na barreira cutânea. Por isso, é muito importante que você procure um dermatologista em caso de sensibilidade da pele.

Reparação e hidratação

Dito tudo isso, você já deve ter entendido o quanto é importante manter sua barreira cutânea em dia, bem integrada e forte. Além da sensibilidade, seu organismo fica exposto. Está com a barreira comprometida? Foque na reparação para que ela se recupere bem.

A melhor forma é ter uma rotina de cuidados com a pele equilibrada. Utilizar um agente de limpeza que seja próprio para sua pele, que não vai ressecar demais ou agredir, além de manter uma rotina de hidratação frequente, com um hidratante que seja adequado.

+ Danos pós-sol: como cuidar da pele com queimadura de sol

A hidratação é uma das coisas que mais mantém a barreira de proteção da pele íntegra. É a base! Aposte em produto com ceramidas, pantenol, phytoesqualano, ácido hialurônico. Afinal, eles vão se perdendo com o passar do tempo e, assim, conseguimos restituir com uma hidratação adequada, deixando a pele equilibrada novamente

O uso de protetor solar é essencial, já que a radiação UV é uma forma de agredir a barreira cutânea. Além disso, evite instrumentos ou ações que vão deixar a pele mais sensível ou irritada, como uma depilação muito agressiva ou uso de roupas que não sejam confortáveis para pele. Água muito quente também não é o mais indicado.

Sallve e a barreira de proteção

Um creme múltiplo que nutre e repara até as peles mais sensíveis e ressecadas, feito para tratar tanto o rosto quanto áreas específicas do corpo que pedem um alto poder de hidratação, como como mãos, cotovelos e pés.

Sua fórmula combina ativos poderosos com ação tripla: as Ceramidas Biomiméticas atuam como emoliente repondo os espaços entre as células da barreira da pele, o Pantenol e os Eletrólitos atuam como umectantes atraindo água para dentro das células e, por fim, a Manteiga de Karitê e o Alfa-Bisabol agem como uma barreira de proteção prevenindo a perda de água da pele. O resultado é a reparação e nutrição que você sente no toque macio da pele.

Spray Reparador

Um spray que acalma, reduz a vermelhidão e repara a barreira da pele. Desenvolvido especialmente para peles sensibilizadas, seja por depilação, condições de pele ou até por exposição solar excessiva.

Sua fórmula possui o alto poder hidratante e anti-inflamatório do pantenol combinada a ação calmante do bisabolol. além disso, conta com phytoesqualano e lúpulo, que proporcionam hidratação e alívio para a pele. Com uso facial ou corporal, a fórmula possui eficácia clinicamente comprovada na redução da vermelhidão e alívio da pele em até 30 minutos. também repara a barreira cutânea, garantindo uma pele mais íntegra e hidratada.

Voltar para o blog