Danos pós-sol: como cuidar da pele com queimadura de sol

Danos pós-sol: como cuidar da pele com queimadura de sol

Passou do ponto e a pele ficou com queimadura de sol? Aqui você aprende a cuidar dela de forma segura com dicas da dermatologista Dra. Monalisa Nunes

A gente sabe que todo cuidado é importante no cuidado com a nossa pele durante o verão: proteger nossa pele da radiação solar é fundamental para curtirmos tudo de mais incrível que o sol pode proporcionar, sem riscos para a nossa saúde.

Mas e quando a gente passa do ponto? Já parou para pensar o que acontece com a nossa pele quando a gente passa do ponto no sol, quando rola aquela vermelhidão e ardência? Pois é disso que estamos falando por aqui.

Danos pós-sol

pele bronzeada surge devido ao aumento da melanina, um pigmento cutâneo que age quando nossa pele entra em contato com a radiação solar, como uma forma de proteção. Quando extrapolamos, como naquele dia incrível na praia ou na piscina, ela acaba queimada.

Como cuidar dos cabelos no verão

queimadura solar é o dano causado pela radiação ultravioleta (UV) e que geralmente aparece poucas horas após exposição excessiva à luz do sol.

"Acontece uma queimadura da pele. Temos sinais inflamatórios como vermelhidão, ardor e calor. A pele fica desidratada e sensível e, em muitos casos, temos a morte celular com descamação intensa nos dias seguintes", aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista, citando ainda bolhas, febre, calafrios e até dor de cabeça em casos de insolação.

Como cuidar da pele queimada de sol?

Sentiu que passou do ponto no bronzeado, e que ele virou queimadura? O primeiro passo, segundo Dra. Monalisa Nunes, é interromper imediatamente a exposição solar: "Tem gente que vê que já está queimado e continua na praia", nota. Para acalmar a pele, compressas de água fria são bem-vindas, assim como sprays de água termal ou brumas calmantes.

Quais são os cuidados com a pele pós-verão?

Ajustes no banho para a pele queimada do sol

Outra indicação da Dra. Monalisa? Ajuste não só a temperatura da água do seu banho ("o mais frio que você conseguir", ela sugere) quanto sua duração - ele deve ser o mais rápido possível. Dê também preferência a sabonetes mais hidratantes e não use esponjas para limpar a pele.

Queimou a pele? Aposente, enquanto ela não se recupere, esfoliantes e qualquer tipo de produtos mais abrasivos ou com ácidos. Nesse estado, você só deve limpar, hidratar e proteger sua pele. Ah, e no caso do hidratante, uma fórmula com propriedades calmantes e/ou cicatrizantes, como o Hidratante Reparador, é bem-vinda.

Danos pós-sol e assaduras: o Hidratante Reparador ajuda

Quando é melhor procurar um dermatologista?

Vale lembrar, porém, que estar em contato com seu dermatologista é o ideal. "Em caso de queimaduras muito dolorisas ou descontinuidade na pele, como feridas, úlceras, a famoso 'carne viva', e também quando houver febre, diarreia, náuseas e outros sintomas associados, é essencial procurar um dermatologista", afirma Dra. Monalisa.

Outro sintoma para procurar o profissional? "Caso haja uma piora ou reaparecimento de outras doenças de pele pré-existentes", completa a dermatologista.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

E a exposicão solar, quando pode voltar a fazer parte da rotina após a queimadura de sol? "Só quando a pele estiver completamente regenerada, sem descamação ou sensibilidade", finaliza a doutora.

Hidratante Reparador

hidratante reparador

Sabe quem pode ajudar a acalmar e regenerar a pele? Nosso Hidratante Reparador. E como? Restaurando a barreira da pele, devolvendo e mantendo o nível de hidratação e, por fim, acalmando. Ele auxilia a diminuir a ardência e vai deixar a pele íntegra e saudável novamente.

"Ele tem tudo que uma pele queimada de sol precisa. Ativos hidratantes umectantes, como o pantenol (que penetra a pele, hidratando suas camadas), e oclusivos, como a manteiga de karité (que forma uma capa, minimizando a perda de água da pele), além de ativos calmantes e anti-inflamatórios, como o alfa-bisabolol, e ativos que vão restabelecer a barreira de proteção da pele (ceramidas)", explica a Dra. Monalisa.

Spray Reparador Calmante

O Spray Reparador Calmante acalma, reduz a vermelhidão e repara a barreira da pele. Desenvolvido especialmente para peles sensibilizadas, seja por depilação, condições de pele ou até por exposição solar excessiva.

Sua fórmula possui o alto poder hidratante e anti-inflamatório do pantenol combinada a ação calmante do bisabolol. além disso, conta com phytoesqualano e lúpulo, que proporcionam hidratação e alívio para a pele. Com uso facial ou corporal, a fórmula possui eficácia clinicamente comprovada na redução da vermelhidão e alívio da pele em até 30 minutos. também repara a barreira cutânea, garantindo uma pele mais íntegra e hidratada.

Protetor Solar FPS 60

Proteção solar também é sua grande aliada. Nosso Protetor Solar FPS 60 é para o rosto, tem acabamento hidratante e é invisível na pele. É uma fórmula única, que oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB, também protege contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. É não-comedogênico e sem álcool, deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Antioxidante Hidratante FPS 30

Com todos os benefícios e efeitos do Antioxidante Hidratante, nossa fórmula reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB, se tornando a opção mais eficaz e prática para cuidar bem da pele. Desenvolvido para rosto, região abaixo dos olhos e pescoço, ele combina o poder do Ácido Hialurônico a 6 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida, Cafeína e Carnosina.

Graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele. A loção cremosa também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele.

Protetor Solar Corporal FPS 50

Temos também a proteção corporal. Nosso Protetor Solar Corporal FPS 50 é um protetor que dá vontade de passar no corpo, com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa.

Com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia. Além de proteger da radiação solar, hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. Tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Voltar para o blog