Hidratante Firmador: desvendando a fórmula

Quer saber tudo que faz nosso hidratante firmador? Por aqui!

O nosso Hidratante Firmador nasceu, como todos os nossos produtos, de pedidos da nossa comunidade. O que ela queria? Uma hidratação mais profunda que não deixe a pele pesada, um pouco de tratamento de linhas finas, algo bacana para preparar a pele para a maquiagem... Tudo isso foi reunido em uma só bisnaguinha, azulzinha e linda. Abaixo a Julia explica tudinho:

Mas o que faz o nosso Hidratante Firmador? Aqui a gente vai mergulhar fundo em sua fórmula inovadora, em sérum-gel, com oito formas (e três pesos) de ácido hialurônico, feito para agir em diferentes camadas da pele.

Ácido hialurônico

Vamos começar por ele, a estrela da nossa fórmula, o ácido hialurônico. "O que a gente quis fazer foi tratar o ácido hialurônico de um jeito um pouco diferente", explica Julia, referindo-se às suas oito formas e três pesos.

Tá, mas o que isso significa? Que cada uma dessas oito formas, em três pesos, vai agir de uma maneira e penetrar em uma camada da sua pele, garantindo uma hidratação poderosa e profunda. Uma forma vai manter a umidade da sua pele, outra vai hidratar superficialmente, outra vai promover uma hidratação mais prolongada, enquanto outra vai ser fundamental no controle e manutenção da hidratação do estrato córneo.

Tem ainda uma forma que vai vai drenar a água do interior da sua pele para a superfície, garantindo que sua epiderme esteja sempre hidratada, e ainda a forma que garante a hidratação interna, além da que penetra com facilidade no estrato córneo e a que é facilmente absorvida pela pele e promove a geração de Aquaporina 3, que irriga a nossa pele. Você pode se informar mais aqui, ó.

Além de hidratar a sua pele, o ácido hialurônico te ajuda na prevenção da flacidez. Afinal de contas, uma pele que retém mais água é naturalmente mais firme. Outra maravilha do ácido hialurônico é que ele ajuda a deixar a textura da sua pele mais uniforme, combatendo linhas finas. Isso acontece porque ele é um composto da matriz extracelular, ou seja, do fluido que fica entre as células da pele (lembra dos biomiméticos?). Esse efeito de preenchimento vem exatamente disso: como ele fica entre as células e retém muita água, ele preenche esse espaço.

Pantenol

Você já deve ter ouvido falar por aí em combinações do ácido hialurônico que vão potencializar ainda mais seus efeitos positivos na sua pele: nós mesmos já listamos algumas por aqui, lembra? Uma dessas combinações brilhantes, adivinha? Está na fórmula do nosso Hidratante Firmador - é a do pantenol!

É que o pantenol - uma forma mais estável da vitamina B5 - também promove a hidratação da pele com sua capacidade de atrair e reter umidade. Mais do que isso, porém, ele é excelente para ajudar prevenir os sinais de envelhecimento precoce ao aumentar o nível de glutationa (a rainha dos antioxidantes!) nas células. Sentiu a sintonia?

Você pode colocar aí ainda na lista de benefícios do pantenol o fato de que ele auxilia a cicatrizar e a renovar a pele (quando ela apresenta feridas, cicatrizes de acne e daí por diante), além de ter propriedades anti-inflamatórias, que se fazem ainda mais necessárias quando sua pele apresenta vermelhidão, inflamações e até picadas de alguns insetos.

Sendo assim, essa dupla imbatível, além de ser aquele boost de hidratação sempre tão bem-vindo, é excelente para suavizar os sinais de envelhecimento da pele, potencializar seu viço e combater a flacidez, reforçando ainda sua capacidade de auto-reparação.

Cogumelo Fu Ling

O cogumelo Fu Ling entra na nossa fórmula como um poderoso aliado ao combate do envelhecimento precoce da pele. Suas propriedades são úteis em cosméticos por conta de suas funções nutritivas, antioxidantes e antinflamatórias.

Exatamente por ter essas funções, o cogumelo Fu Ling é um ativo muito bem recebido pela pele madura, que já sofre com os efeitos da menopausa, por exemplo, sendo ótimo também para as peles jovens que querem manter o viço. Isso porque ele ajuda na recuperação a luminosidade da pele, aumenta a microcirculação e ajuda na redução de linhas de expressão, além de induzir a produção do colágeno - proteína da pele que nosso corpo produz mas cujos níveis começam a cair com o passar dos anos.

Na fórmula do hidratante firmador, ele induz a sensação de firmeza da pele a longo prazo - é o efeito firmador -, através da indução da produção de colágeno, também aumentando sua luminosidade e hidratando a nossa pele.

Extrato de Tara

Agora que você já sabe quem é mais um dos responsáveis pelo efeito firmador, você conhece o responsável pelo efeito tensor, que é aquele que você sente imediatamente na sua pele assim que o produto seca, e que funciona assim mesmo: imediatamente, a curto prazo.

Na fórmula do nosso Hidratante Firmador, o efeito tensor acontece graças ao extrato de tara presente em sua fórmula. Com seu alto peso molecular e estrutura ramificada, o extrato de tara se contrai assim que o Hidratante Firmador é absorvido pela pele, por isso você sente tão imediatamente o efeito tensor.

Esse extrato, encontrado nas sementes do Falso Pau-Brasil, é um composto responsável por impedir que suas semente ressequem nas condições extremas de solo e atitude. Essa semente retém até 60% de toda a água embebida durante sua germinação, ou seja: ela é excelente para uma hidratação prolongada.

Além disso, o extrato de tara hidrata a pele ao formar um filme sobre ela, que atrai água do ambiente e ao mesmo tempo ameniza a perda de água pela nossa pele.

Extrato de Ruibarbo

O extrato de ruibarbo age na fórmula do hidratante firmador ajudando a ativar os mecanismos naturais de hidratação da pele.

Como? Esse ingrediente atua como um ativador natural do PPARγ (proliferadores de peroxissoma tipo gama), estimulando a diferenciação dos queratinócitos, que é o principal tipo de célula presente na epiderme. Essas células são responsáveis pela síntese da queratina, uma das principais proteínas responsáveis pela estrutura e função de barreira da pele. 

O extrato de ruibarbo induz a diferenciação dos queratinóticos e reforça os mecanismos naturais de hidratação, aumentando a síntese de filagrina (proteína responsável pela coesão dos filamentos de queratina, sendo fundamental para a função de barreira), involucrina (proteína fundamental para a estrutura do envelope celular que protege ascélulas queratinizadas) e ceramidas (que compõem a barreira da pele), promovendo uma hidratação estrutural a longo prazo (leia mais aqui, ó).

Com isso tudo isso, a pele recupera a sua hidratação e o seu aspecto suave, luminoso e vital, se reduzem descamações e se melhora a função de barreira, promovendo uma pele mais hidratada, protegida e saudável.

Deu para perceber todo o poder da nossa bisnaguinha azul, que faz um tratamento profundo na sua pele devolvendo viço, hidratação e firmeza a ela? E aí, que tal incluir nosso hidratante firmador na sua rotina de skincare?

Ah! E você pode usá-lo juntinho com o Antioxidante Hidratante - alternando a ordem para conseguir efeitos diferentes.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading