Esfoliação corporal: quais os benefícios e como fazer?

Esfoliação corporal: quais os benefícios e como fazer?

Você já esfolia o rosto, mas não estende esse cuidado para o resto do corpo? Temos dicas por aqui!

Se você é do grupo dos que adora a sensação de maciez e renovação da pele do rosto após esfoliar, saiba que a pele a esfoliação corporal também é incrível, viu? Por aqui, vamos te explicar alguns benefícios e falar sobre a frequência ideal desse cuidado. Vem com a gente?

Esfoliação corporal

Pele do corpo

A nossa pele não tem as mesmas características no corpo todo. A pele das suas mãos não é igual a das suas costas, ou então, àquela super fininha ao redor dos seus olhos. A espessura e o pH da pele do corpo também mudam de região para região. E é por isso que ela tem algumas necessidades diferentes em cada uma delas.

+ Pele do corpo: as diferenças para se conhecer

As glândulas sebáceas são mais concentradas de cima para baixo no corpo, sendo o couro cabeludo a maior concentração delas. À medida que descemos temos menos, por isso as pernas costumam ser mais secas, por exemplo.

Em geral, os cuidados básicos são limpeza, hidratação e proteção. Mas tem um passo que você incluir por aí: a esfoliação. “Esfoliação leve esporadicamente também pode ser benéfica para a renovação celular”, já deu a dica por aqui a Dra. Monalisa Nunes.

Por que fazer esfoliação corporal?

Esfoliar é o processo de remoção de células mortas da superfície da pele. Ou seja, o processo de esfoliar a pele estimula a renovação celular, um processo do nosso corpo que vai ficando com o ritmo mais lento ao longo dos anos. Se você não remove essas células mortas, além da pele ficar opaca e sem vitalidade, isso tudo pode resultar em manchasporos entupidos, textura irregular, entre outros.

+ Como melhorar a aparência da pele do corpo

Mas, Sallve, por que esfoliar a pele do corpo? Precisa mesmo? Quem explica melhor é a Dra. Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

"Esfoliar a pele do corpo é importante, pois temos áreas com menos glândulas sebáceas no corpo e, com isso, maior tendência a ressecamento. As células mais superficiais da pele acabam tendo maior dificuldade de se desprender e a esfoliação ajuda muito."

+ 3 passos essenciais para cuidar da pele do corpo

A especialista ainda aponta algumas condições em que a esfoliação é recomendada. "As condições nas quais a esfoliação é benéfica são aquelas onde precisamos fazer algum princípio ativo penetrar na pele mais profundamente também. Por exemplo, na secura excessiva (asteatose cutânea ou xerose cutânea), nas lesões descamativas (como hiperqueratose palmo plantar, dermatites friccionais) e, principalmente, foliculite ou pelos encravados", afirmou.

Esfoliação corporal

Quais tipos de esfoliação para o corpo?

Existem três tipos de esfoliação:

  • Física: a mais conhecida entre todos os tipos de esfoliação e sua atuação é por meio do atrito. Como assim? Bem, ela retira as células mortas a partir do atrito promovido por pequenas partículas presentes em um creme esfoliante, por exemplo, em contato com a pele. É bastante comum para esfoliantes corporais.
  • Química: sem grânulos! Nesse tipo de esfoliação, o produto faz com que as células mortas se desprendam, deixando a "pele nova" com mais brilho e uma textura mais macia. Entre os ativos mais conhecidos para a esfoliação química estão os alfa-hidroxiácidos (AHA), que tem em sua família alguns nomes conhecidos, como ácido glicólico, ácido lático e o ácido mandélico. Os AHAs agem diminuindo a adesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular.
  • Enzimática: Esfoliantes enzimáticos utilizam enzimas para 'digerir' o acúmulo de células mortas da superfície da pele. Podem vir de compostos naturais (biológicos), mas também podem ser sintéticas.  Elas quebram proteínas e lipídeos na camada mais superficial da pele, ajudando na remoção das células mortas e deixando-a mais fina, uniforme e viçosa. Costuma ser bem tolerada até por peles mais sensíveis.

Qual a frequência ideal para esfoliar?

A frequência ideal é de uma a duas vezes por semana, em dias alternados. "Sempre com o cuidado de não ser muito vigorosa e nem com princípios ativos com grãos muito maiores ou ásperos para não agredir a pele", completa a Dra. Mônica Aribi.

+ 5 dicas para driblar a preguiça de cuidar da pele do corpo

Assim como acontece no rosto, a esfoliação precisa ser efetiva, mas gentil. Se você esfolia demais, pode acabar agredindo a barreira lipídica, além de resultar em uma pele sensibilizada.

 Esfoliação e pelo encravados

Um dos maiores benefícios de esfoliar a pele do corpo é ajudar na prevenção e na diminuição de pelos encravados. "O processo que ocasiona o pelo encravado e a foliculite ocorrem quando o pelo vai nascer. Dessa forma, o mais importante para evitar que isso ocorra é ter cuidados específicos com a pele da região, principalmente com a forma de retirar os pelos, seja com algum método de depilação ou uso de lâminas", já explicou a Dra. Patrícia Mafra.

+ Quais cuidados devemos ter após a depilação?

Uma boa forma de evitar os pelos encravados é esfoliar as áreas alguns dias antes da depilação. "A esfoliação elimina as células mortas e afinam a pele, uma vez que a pele 'mais grossa' pode impedir os pelos de nascerem. Ela também remove impurezas da derme e, assim, diminui os riscos do encravamento. A esfoliação pode ser feita de uma a duas vezes por semana", completou.

Esfoliante Hidratante Corporal

Um esfoliante corporal que leva a sensação de pele macia, lisa e hidratada do Esfoliante Enzimático para a pele do corpo. Reúne esfoliação e hidratação em uma só etapa, sendo prático e perfeito para aquela rotina preguiçosa no banho.

Com ácido lático (AHA), auxilia na uniformização do tom e textura da pele, reduzindo a aparência de manchas, desobstruindo poros e prevenindo o surgimento de pelos encravados. Além disso, traz manteiga de karité e phytoesqualano na fórmula, garantindo hidratação, pele viçosa e macia.

Hidratante Renovador Corporal

Um hidratante corporal que promove uma renovação incrível na pele, uniformizando tom e textura, além de reduzir e prevenir pelos encravados.

Na fórmula, uma combinação de alfa hidroxiácidos (AHAs) 10%  - ácidos glicólico 6%, málico 2% e lático 2% -, aliados ao extrato de physalis,  o que possibilita esfoliar suavemente sem ressecar, uniformizar o tom da pele (incluindo axilas e virilha) e suavizar áreas rugosas/ásperas.

Em textura gel-creme, tem rápida absorção e deixa pele macia, radiante e viçosa. 

Atenção: não indicamos o uso combinado com outros ácidos ou com outros ativos que promovam a renovação intensa da pele. Também indicamos não aplicar imediatamente antes ou logo após a depilação, inclusive com lâmina, espere alguns dias para que a pele se recupere e só então retome o uso.

E aí, que tal incluir na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog