7 erros que você pode estar cometendo ao passar protetor solar

Passar protetor solar é fundamental, mas será que você está fazendo tudo direitinho para garantir a proteção da sua pele?

Por: Mariana de Freitas (@mariidefreitas)

mitos sobre protetor solar

Que usar protetor solar é super importante, todos já sabemos. Além de proteger contra o câncer de pele (o câncer mais comum no Brasil), o protetor solar é o anti-idade mais eficaz que existe, além de ser um super aliado na prevenção e no tratamento de manchas! Sem usá-lo, você prejudica todo o seu ritual de skincare. Mas será que você está fazendo o uso do protetor solar de forma correta? Aqui eu te conto 7 erros que você pode estar cometendo ao passar protetor solar:

1- Você não está passando a quantidade certa de protetor solar

Não basta aplicar: é preciso aplicar em boa quantidade para que o FPS (fator de proteção solar) da embalagem seja realmente atingido. Se aplicarmos menos, esse FPS é altamente comprometido, comprometendo também a nossa proteção. A quantidade correta determinada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia uma colher de chá para o rosto ou, caso você não consiga chegar a esse volume (o que é comum), a aplicação em duas camadas.

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

2- Você não reaplica o protetor solar

Tão importante quanto aplicar, é não esquecer de reaplicar! Ao longo do dia passamos a mão no rosto, suamos, entramos na água caso a gente esteja na praia ou piscina... Tudo isso compromete o filme que o protetor solar forma sobre a nossa pele, o que pode prejudicar a nossa proteção. Então vale reaplicar a cada duas horas ou sempre que você se molhar, se a sua maquiagem (que está por cima) estiver abrindo... Vale a pena ter esse cuidado!

+ Verdades e mitos sobre Protetor solar

3- Usar apenas quando faz sol ou quando você vai à praia

Os raios UVA penetram através das nuvens e passam pelo vidro, então mesmo em dias nublados nós estamos sujeitos à radiação solar, que pode gerar queimaduras e envelhecimento. Além do sol da praia, estamos expostos diariamente à luz solar que entra em nossas casas pelas janelas, na janela do carro, no caminho do trabalho... Tudo isso conta como exposição solar e o correto seria estar, o tempo todo, com protetor solar!

+ 9 lugares em que você não pode esquecer de passar protetor solar

4- Esquecer de aplicar em áreas importantes

As nossas orelhas são quase sempre muito esquecidas, e são áreas que comumente são queimadas! Também não vale esquecer das mãos, pescoço, pés (se estiverem expostos), topo da testa (na linha do cabelo) e até mesmo o couro cabeludo – e para essa área existem produtos específicos. São áreas sensíveis, que passam por muita exposição solar e muitas vezes acabam esquecidas.

+ 9 lugares em que você não pode esquecer de passar protetor solar

5- Depender apenas do FPS da maquiagem

Muitas vezes deixamos de aplicar protetor solar pois a base que usamos já contém FPS, mas olha só: é altamente improvável que consigamos usar a quantidade correta de protetor usando apenas a base – isso poderia trazer um acabamento inestético, além de gastar muita base! Além disso, é importante conferir se o FPS da sua base protege contra os raios UVA e UVB. Isso vale até mesmo para o protetor com cor: é muito difícil atingir a quantidade correta de protetor usando produtos que adicionam cor, por isso a dica é aplicar primeiro o sem cor e, depois, o com cor para completar a proteção – e os produtos com pigmento são super importantes para quem tem manchas na pele, pois o pigmento as protege e evita que escureçam.

6- Achar que FPS 50 + FPS 30 = FPS 80

Spoiler: não é. O FPS não é somado! No caso do exemplo acima, o FPS atingido é o 50 (fps 30 + fps 50 = fps 50). Você não fica mais protegido nesse caso porque não se trata de uma soma. O que é importante lembrar é que a quantidade que você aplica é super importante! Lembrando sempre de procurar por protetores com, no mínimo, FPS30 para você ter uma proteção adequada.

+ Maquiagem x protetor solar: tire suas dúvidas

7- Não prestar atenção na validade

Assim como para qualquer produto, a validade é uma data importante para garantir a eficácia do que usamos, e com o protetor solar isso é essencial! Ele precisa estar íntegro para garantir a proteção, então nada de sair por aí pegando sol com um protetor solar que venceu há dois anos, viu?

E aí, como você se saiu nesse jogo dos 7 erros do protetor solar? A coisa mais importante é não esquecer que o uso correto do protetor faz toda a diferença no presente e, mais ainda, no futuro. Ao menos depois de tudo isso, você com certeza não vai mais cometer esses errinhos, né? Inclusive, já aplicou seu protetor hoje?

O Protetor Solar da Sallve

Ele chegou! O Protetor Solar da Sallve protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB, ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Luz Azul x luz visível: o que é e como se proteger

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

E aí: que tal inserí-lo na sua jornada da pele?

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Login efetuado com sucesso!