causas das espinhas

As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista

Por que a gente tem acne? Não, não é só pele oleosa, viu? Aqui você aprende quais são as causas das espinhas e como cuidar delas.

Será que existe algum problema de pele mais comum do que a acne? Para você ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 56% dos adultos brasileiros sofrem com a condição de pele, enquanto na adolescência o número sobe para 90%. A acne é também a doença de pele que mais leva as pessoas a procurarem o dermatologista. Mas quais são as causas das espinhas?

causas das espinhas

Quais são as causas das espinhas?

Toda espinha que aparece no seu rosto - até aquelas que dão o ar da graça na véspera de uma data importante em que espinhas não são bem-vindas - tem explicação. E nem sempre ela está relacionada à pele oleosa, viu? Aqui, Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, te explica as quatro principais causas da acne, que podem causar, portanto, espinhas. Um spoiler? Até o estresse pode estar por trás da acne.

O que mais pode ser causa das espinhas?

A maioria das pessoas que têm acne, principalmente as mais graves, têm um histórico familiar - pai, mãe, tia ou avô - que tinham casos graves de acne. Essa predisposição genética, explica Dra. Monalisa, influencia em como a pele vai se comportar: “Ela define se uma pele tem glândulas sebáceas que produzem sebo demais, se é uma pele que tende a produzir mais queratina do que precisa entupindo os poros, ou que tem menos lipídios para protegê-la (predispondo assim infeccções bacterianas), tendo assim uma maior tendência a ser mais inflamada. Essa predisposição genética é a base para que os fatores ambientais sejam mais agressivos nesse tipo de pele”.

Acne por alterações hormonais pode ser uma das causas das espinhas

As alterações hormonais, segundo a dermatologista, são a base da acne, e são diretamente apontadas como causas das espinhas: “Os hormônios interferem diretamente na produção das glândulas sebáceas, então qualquer pico hormonal pode gerar acne. O mais comum é a puberdade (que causa a acne vulgar, aquela acne adolescente), mas há outros casos, como a acne gestacional (causada pelas alterações hormonais da gestação), a acne da mulher adulta (que muitas vezes está atrelada a doenças de cunho hormonal, mas pode também ser desencadeada por uma alteração hormonal na pele) e a acne neonatal, que é quando os hormônios sexuais da mãe passam para o bebê.

Fatores ambientais causam espinhas também, viu?

Aqui entram todos aqueles fatores externos que podem causar acne. “São fatores que não são próprios do individuo”, define Dra. Monalisa. Você pode incluir aqui a acne por uso de cosméticos indevidos - a mais comum deste gênero, segundo a dermatologista: “São os cosméticos oleosos demais, é o excesso de lavagem do rosto, produtos para o cabelo que podem dar acne na lateral do rosto, ombros, colo e costas, por exemplo, ou o protetor solar... Tudo aquilo que falamos ao nos referirmos ao cuidado da pele”, ela segue.

Entra aqui também, aliás, a acne solar, por exposição da pele ao sol: “Ela aumenta a produção sebácea, piora a acne e piora quadros inflamatórios”, descreve Dra. Monalisa. Alimentação, estresse também entram nesse grupo - sendo que o estresse também pode ser ligado às alterações hormonais, já que ele atua diretamente na produção de hormônio do nosso organismo”.

Ah, e atenção: sabe aqueles pequenos hábitos do cotidiano que podem causar espinhas, como cutucar a pele ou ficar com a mão no rosto? Também são causas externas que podem causar acne, lembra?

O que mais se encaixa nesse grupo de causas das espinhas? A temida mascne, fenômeno que veio atrelado ao uso constante de máscaras cirúrgicas exigido pela pandemia. “Encaixo a acne neste grupo pela máscara ser algo externo, que colocamos sobre o nosso rosto”, define Dra. Monalisa.

A mascne pode ser causada, como já te contamos, pela fricção da máscara sobre a pele (e que compromete a integridade da sua barreira cutânea, causando também desidratação e inflamações), o ambiente quente e úmido que se cria na região em torno da boca e que propicia o surgimento de bactérias e fungos e a inflamação: “Nesse caso, pode ser causada por produtos de limpeza que usamos para lavar a máscara ou pelo pigmento que está no tecido e pode gerar uma irritação ou inflamação na pele”, diz Dra. Monalisa.

acalmar a pele

Agentes infecciosos

Essa é bem simples: é a acne causada pela bactéria P. Acnes, ou pelos fungos do grupo Malassezia. É aqui que se encaixa, por exemplo, a tão falada acne fúngica.

E a pele acneica pelo uso de medicamentos?

A acne causada pelo uso de medicamentos pode ser classificada em fatores ambientais, já que medicamentos são agentes externos, mas dependendo do medicamento, ela também pode se encaixar no grupo da acne por distúrbios hormonais: “A maioria dos medicamentos que causa espinhas o faz pelo efeito colateral de alterações hormonais, como os corticóides”, explica Dra. Monalisa. “Há medicamentos que podem atingir diretamente a pele, mas a maioria cai na questão da alteração hormonal”.

O importante quando se fala nesse assunto é pensar que espinhas são como qualquer outro problema de pele: não é preciso se desesperar, mas é muito importante cuidar para evitar desdobramentos mais sérios: "Na maioria dos casos não é um caso grave, mas a gente tem que pensar sim no problema a longo prazo, como você desenvolver uma cicatriz. Quanto mais tarde você tratar dela, mais complicado é", já aconselhou aqui no blog a dermatologista Dra. Juliana Piquet: "Dá muito mais trabalho e custa muito mais caro".

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

causas das espinhas

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Lembrando sempre: consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado? ;)

Voltar para o blog