Acne e alimentação: o que piora e o que ajuda no tratamento da sua pele

Acne e alimentação têm sim ligação, mas vai muito além de transformar o chocolate em vilão.

acne e alimentação

Quem é que tem acne e nunca ouviu de ninguém: "Tá comendo muito chocolate, né?" Pois bem: além desse tipo de comentários serem altamente indesejáveis, é bom saber que o chocolate, em si, não é esse vilão todo que falam. Aliás, quando se falam em alimentação e acne, é claro, há uma ponte entre os dois, mas ela não é tão literal. E é sobre isso que vamos conversar hoje: acne é uma doença de pele multifatorial, ou seja, são vários fatores que contribuem para o caso. Por isso é tão importante enxergar esse tratamento de forma ampla - levando em conta o estado emocional, a alimentação, os produtos que você usa, os seus hábitos...

+ 8 hábitos do dia a dia que podem causar espinhas

A alimentação influencia na acne?

Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, afirma que sim, e muito. "A alimentação é um dos fatores que podem causar uma melhora ou uma piora no quadro da acne", ela explica, mas fazendo questão de ampliar a conversa: "Isso porque a alimentação balanceada, anti-inflamatória principalmente, e caprichada na hidratação, influencia na saúde do corpo todo. E quando as funções do corpo estão equilibradas, a pele se apresenta equilibrada também".

+ Alimentos hidratantes: conheça quais são e seus benefícios para a pele

A dermatologista segue explicando que muitas doenças de pele (e isso inclui a acne) são agravadas por uma alimentação não balanceada: "Quando falamos da acne, principalmente, é importante levarmos em conta intolerâncias e alergias alimentares, que influenciam diretamente no estado da pele. Quem tem intolerância a lactose ou ao glúten, por exemplo, pode sentir, quando ingere um dos dois, uma piora na acne. Quando falamos no corpo humano, tudo está muito interligado, especialmente a saúde intestinal e a pele".

Quais alimentos pioram a acne?

Um dos alimentos que mais têm ligação com a acne é a lactose. "Quem consome muito whey, por exemplo, pode ter uma reação bem forte de acne na pele", diz Dra. Monalisa. Mas no geral, o que mais piora a acne são alimentos já conhecidamente prejudiciais à saúde, como industrializados e ultraprocessados, muito gordurosos, embutidos, frituras e a combinação de carboidratos ruins: "Como por exemplo sorvete e brigadeiro", cita a dermatologista. Tudo isso, claro, sem levar em conta alergias alimentares.

+ Alimentos que podem ajudar a manter a pele saudável

"Alimentos embutidos, industrializados ou gordurosos inflamam o corpo, são alimentos que não são digeridos da forma mais adequada. E uma das bases da acne é a inflamação. Então sim, por um lado tem essa ligação direta com a questão da inflamação. Mas há também outro fator, como o caso de alimentos gordurosos, que deixam a pele mais gordurosa também. Um exemplo é quem come muita cenoura e beterraba e acaba ficando com a pele muito amarelada. Como esses alimentos vao para a circulação sanguínea, a pele acaba absorvendo parte disso", segue Dra. Monalisa.

Quais alimentos diminuem a acne?

Como você já entendeu com essa conversa, a chave de uma pele acneica com menos crises de cravos e espinhas tem muito a ver com uma alimentação saudável e balanceada, não há mistério. "Não há um alimento específico que diminua acne, e sim uma alimentação balanceada como um todo", afirma a dermatologista. Ou seja: não precisa entrar em uma dieta restritiva caso você não tenha alergias ou intolerância alimentar. "Você pode comer doces e industrializados aqui e ali, não é o alimento específico sozinho que vai influenciar na acne. É a quantidade".

+ Alimentos antioxidantes: ação de dentro pra fora

O segredo é, portanto, o equilíbrio: "É incluir alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras na sua alimentação, beber muita água e basear sua alimentação em alimentos que vêm diretamente da natureza, como por exemplo arroz e feijão", finaliza Dra. Monalisa.

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne, que vão ajudar a controlar e reduzir a oleosidade excessiva da pele, desobstruir poros e diminuir sua aparência, acalmar a pele e eliminar cravos e espinhas. Todos os produtos podem ser usados no corpo, em regiões com acne.

Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos

linha-antiacne

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade da pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!