Os cílios são frequentemente citados no universo da beleza como uma forma de realçar o olhar. Extensão, cílios postiços, rímel e uma série de procedimentos e produtos feitos especialmente para alongar e dar volume a essa região.
Mas você já parou para pensar como funciona o crescimento desses fios? Ou até se é possível estimular o crescimento naturalmente? A resposta não é tão simples, mas ao longo desse guia vamos responder as principais dúvidas sobre o assunto. Vem!
Qual a função dos cílios?
Apesar de serem associados a beleza, assim como todos os pelos que temos no nosso corpo, os cílios têm a função de proteger os nossos olhos. Eles formam uma espécie de barreira que impede a passagem de poeira e microrganismos para que não atinjam o globo ocular.
+ Área dos olhos: cuidados e dicas para inserir na sua rotina
E quantos cílios nós temos? Em média, cada pálpebra tem entre 100 e 150 cílios.
O ciclo de crescimento dos cílios
Assim como os cabelos, os pelos, cílios e sobrancelhas se formam pela divisão e diferenciação de células-tronco que formam queratinócitos, que migram, achatam e morrem. O resultado disso é a formação de queratina. Esses fios são formados basicamente por queratina.
Os cílios nascem no folículo piloso, tem raiz e haste capilar. O ciclo de crescimento dos fios também é similar ao ciclo capilar. “Com as mesmas fases e sofrendo as mesmas influências do metabolismo geral, mas diverge principalmente pelo tamanho dos ciclos, sendo do cabelo por volta de 1000 dias e dos cílios 180 dias”, conta o Dr. Danilo Talarico, médico pós-graduado em tricologia e dermatologia.
+ Lavar o cabelo com água quente faz mal para os fios?
“O ciclo anágeno, que é o ciclo responsável pela proliferação celular e onde existe o crescimento do fio, é mais curto nos cílios”, completa a Dra. Letycia Lopes, dermatologista.
O ciclo de crescimento é cíclico, dura cerca de 180 dias, e não acontece de forma sincronizada, cada fio tem um ciclo independente e tem 3 fases:
- Anágena: a fase de crescimento, quando o fio cresce e forma a haste capilar. Aqui há uma alta divisão e multiplicação celular, fazendo com que aumente de comprimento.
- Catágena: começa quando a fase anágena termina. Essa é a fase de transição, nela as divisões celulares que estavam acontecendo freneticamente param de ocorrer. Ou seja, o fio para de crescer e sofre uma regressão.
- Telógena: é a última fase, conhecida também como fase de repouso. Durante esta fase, a haste do fio amadurece em um fio totalmente queratinizado, que se desprende do folículo e o fio cai.
Por que os cílios caem?
Como você viu no ciclo de crescimento, há uma queda natural de cílios durante a vida. Em média, perdemos cerca de 5 fios por dia, mas há também fatores que podem estimular essa queda a ser mais rápida.
“Nossos fios têm um tempo para crescer e um tempo de queda. É um processo natural, então, cair eles vão. Mas existem outras causas possíveis como certos medicamentos, deficiências nutricionais, extensão de cílios, permanente de cílios, atritar os cílios (o que acontece por exemplo em caso de alergia na região ocular)”, exemplifica a Dra. Letycia.
+ Área dos olhos: cuidados e dicas para inserir na sua rotina
O Dr. Danilo ainda dá uma dica: “O importante não é o número em si, mas sim observar se está fazendo falta, se está abrindo falhas na linha ciliar. Se houver, possivelmente é sinal de uma das doenças que os acometem, por exemplo, a Alopecia Areata Universalis.”
Além de todas essas questões citadas, a Dra. Letycia faz questão de apontar também questões psicológicas. “Há condições em que o paciente se encontra muito estressado ou até chega a puxar os fios dos cílios, como acontece em alguns casos de TOC (transtorno obsessivo compulsivo)”, explica.
Causas da queda de cílios
Em um ciclo natural, os cílios caem e crescem novamente, como já dissemos. Falhas podem ocorrer por conta de algumas condições, como por exemplo:
- Doenças de pele, como psoríase;
- Alopecia Areata;
- Distúrbios endocrinológicos, como hipotiroidismo;
- Deficiências nutricionais;
- Medicamentos;
- Blefarites;
- Tricotilomania (processo de arrancar fios recorrentemente),
entre outros.
Os cílios não crescem mais depois que caem? É mito!
Circula por aí um mito de que os cílios que caem não crescem mais. Como você deve ter notado, isso não é nem um pouco verdade. Há um ciclo natural de crescimento e eles voltam a crescer, sim.
+ Rímel: quando ele pode trazer problemas para os olhos?
“Os cílios respeitam o mesmo ciclo dos outros folículos do ser humano, passando pela fase anágena (proliferativa), onde a haste capilar fica mais grossa e cresce, fase catágena (transição) quando ocorre a desconexão temporária entre a papila dérmica e a haste, e por fim, a telógena (troca). Nessa, o fio velho dá lugar ao novo produzido pela papila dérmica”, confirma o dermatologista Dr. Danilo S. Talarico.
Dá para aumentar tamanho e volume dos cílios?
Primeiro, é legal que você saiba que o tamanho e volume dos seus cílios é determinado pela genética. É claro que há tratamentos e até soluções temporárias que podem te ajudar a aumentar esse volume e comprimento.
+ Barba falhada: por que acontece e como tratar
“O tamanho, a velocidade de crescimento e a qualidade dos fios dos cílios é algo codificado na nossa formação embriológica. Você pode buscar tratamentos para melhorar esses aspectos é possível”, afirma o Dr. Danilo.
A Dra. Letycia explica ainda que é possível promover esse aumento de forma medicamentosa e com tratamentos usados na raiz dos fios para o crescimento.
Séruns para cílios funcionam mesmo?
Existem alguns séruns para cílios, que ajudam a estimular o crescimento e o volume. E isso funciona? Sim, eles podem ajudar no tratamento, mas o ideal é que você procure sempre um médico especialista, como um tricologista ou oftalmologista.
“A maioria (das pessoas) conseguirá uma melhora significativa no comprimento e na espessura dos cílios, sim, pense como a potencialização da produção da máquina de fazer os cílios”, afirma o Dr. Danilo.
+ Como nosso cabelo cresce? Vem saber tudo sobre o ciclo capilar
O médico apenas pontua que é um tratamento a longo prazo, já que os primeiros resultados não aparecem de um dia para o outro, mas entre 30 e 90 dias.
“Nesses séruns estão as medicações que o médico especialista julga necessário para o caso daquele paciente e é muito efetivo se usado conforme prescrição. Os resultados finais com o uso desses tratamentos se mostram no efeito máximo com 3 a 6 meses já que todos os cílios que ali estão sofreram influência da medicação em todo seu ciclo de vida”, finaliza.
Maquiagem pode causar a queda dos cílios?
A maquiagem por si só não leva a queda dos cílios, mas o fato de não aplicar ou retirar corretamente pode trazer problemas.
“O uso de qualquer produto pode ser deletério se não aplicado e removido adequadamente, mas isso para a haste dos cílios. Já para o folículo, a parte que produz a haste tem pouca influência desde que não desencadeie nenhuma reação alérgica, por exemplo, naquela pele”, explica o Dr. Danilo.
O uso de curvex não traz problemas também, já que é uma curvatura temporária. O especialista alerta apenas para que as pessoas tenham cuidado com associação de produtos químicos para ter uma maior curvatura dos fios, já que eles podem não só prejudicar a qualidade do fio em si, mas provocar queimadura da córnea, por exemplo.
+ Cabelo x química: o que acontece com os fios e como cuidar
Também é importante ter certo cuidado com cílios postiços, por conta do peso sobre os cílios naturais, mas principalmente por conta da cola.
Vai fazer algum procedimento estético nos cílios? Pesquise e se informe, busque profissionais capacitados e se atente as instruções.
Dicas de cuidados
Para manter a região saudável, evitando a queda ou quebra dos fios, é importante que você faça a higiene correta da região com água, sem pressionar demais. A Dra. Letycia Lopes ainda dá duas dicas principais:
- Evite o uso excessivo e retirada incompleta de rímel
- Evite o atrito, como acontece ao coçar os olhos
Sérum Para Cílios
O Sérum Para Cílios estimula o crescimento e o fortalecimento de cílios e sobrancelhas, com aplicador em formato de delineador para facilitar a precisão da aplicação.
Na fórmula, a baicalina induz o crescimento e aumenta a densidade dos fios, além de auxiliar no combate à queda. já o tecnológico peptídeo fortalecedor ajuda na maior ancoragem dos fios, resultando em cílios e sobrancelhas maiores e mais volumosos.
Por fim, o pantenol proporciona uma super hidratação, que suaviza e fortalece os fios. uma combinação incrível que aumenta comprovadamente o volume, a densidade e comprimento de cílios e sobrancelhas.
Referências usadas para esse texto
Causas de queda de cílios – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular