Quem nunca acordou com bolsas nos olhos, denunciando imediatamente uma noite mal dormida, insônia ou uma crise de choro? Acredite, não é só você: bolsas nos olhos são comuns - na verdade, são fisiológicas!
Como se formam as bolsas nos olhos?
"As bolsas palpebrais surgem porque nós temos coxins gordurosos, na verdade, três coxins gordurosos subpalpebrais. Essas bolsinhas de gordura são sujeitas a inchaço toda vez que a pessoa come muito sal, bebe álcool, tem uma alimentação desequilibrada ou dorme mal. Elas costumam aparecer e ficam muito nítidas, justamente, porque essa pele é bastante fininha e a região muscular também. Então, é muito nítido esse pequeno inchaço que elas que elas sofrem", afirma a Dra. Mônica Aribi, dermatologista e sócia-efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
As bolsas nos olhos são consequência do acúmulo de líquido naquela região, e tem muito a ver com desidratação também. O sono desregulado e o cansaço desidratam o nosso corpo causando esse acúmulo de líquido.
Lembrando ainda que, como já dissemos, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e até excesso de sal na comida, além de gordura mesmo - algo que se agrava com o processo de envelhecimento e a chegada da flacidez - também podem causar bolsas nos olhos. E como elas acabam fazendo uma sombra logo abaixo dos olhos, às vezes são confundidas com olheiras.
Creme de hemorróidas ajuda a diminuir olheira e bolsa nos olhos?
Há décadas se fala em passar pomadas para hemorróidas: há infinitos depoimentos de que ele é tiro e queda para reduzir as tão faladas bolsas e até olheiras. Isso faz sentido, já que esses cremes têm efeito vasodilatador.
Apesar disso, a ideia não é recomendada: por se tratar da região dos olhos, esse tipo de medicamento pode causar uma baita irritação.
Para quem tem pele sensível ou acneica, o pesadelo pode ser ainda maior, com a obstrução de poros. O melhor mesmo é procurar um dermatologista e conversar sobre o assunto com calma, antes de tentar se livrar a todo custo do que você não gosta na sua pele.
Quais tratamentos cosméticos para bolsas nos olhos?
Há diversos tratamentos estéticos que podem ajudar a diminuir essa aparência de inchaço, mas os cosméticos podem ajudar. Basta observar a presença de alguns ingredientes importantes nas fórmulas.
A vitamina C, por exemplo, incentiva a produção de colágeno e dá mais firmeza para a pele, podendo ajudar no controle das bolsas nos olhos. Já a vitamina E, outro antioxidante, que além de proteger a pele da ação dos radicais livres é descongestionante, colaborando com a prevenção do envelhecimento precoce da pele. Assim como para as olheiras, os peptídeos são astros e atuam diretamente na redução das bolsas, além de clarearem a região.
Extrato de chá verde e cafeína também são amigos, já que ajudam a constringir os minúsculos vasos que temos ao redor dos olhos, estimulando a circulação, como aponta um estudo da Universidade de Ciências Médica do Irã. Produtos que contenham óleos de algodão e andiroba também podem ajudar nesse caso.
Enquanto isso, a aloe Vera (babosa) tem propriedades hidratantes e antibacterianas, ajudando a reduzir o inchaço e trabalhando no combate do envelhecimento precoce. O ácido hialurônico é outro aliado, pois ajuda a manter a umidade da pele, mantendo a hidratação. Por último, o retinol trabalha na renovação e no aumento da produção de colágeno e elastina, o que é ótimo para combater o processo de envelhecimento.
O Antioxidante Hidratante da Sallve é um parceiro perfeito para ajudar a diminuir bolsas nos olhos e olheiras, sabia? Com vitamina C, niacinamida, cafeína e ácido hialurônico, ele diminui o inchaço e as olheiras de cansaço.
Para quem quer uma solução imediata, nossa Máscara Antirressaca espanta para longe a carinha de cansaço em 15 minutos: a taurina e o extrato de café em sua fórmula ativam a microcirculação desinchando o rosto, diminuindo olheiras de cansaço e iluminando a pele. Já a aloe vera e os fermentados vegetais potencializam a hidratação e acalmam a pele.
Alguns estudos e referências consultados para este texto: