Por que o rosto fica inchado? Te contamos os principais motivos

Conversamos com uma dermatologista para entender as principais causas e aprender como dá evitar

Quem aí já acordou com o rosto mais inchado? Ou simplesmente notou um inchaço facial maior em alguns dias? Bom, os motivos do inchaço facial são muitos – mesmo! – e vão de sinusite até uma noite mal dormida. Por isso é muito importante se atentar se esse inchaço vem acompanhado de outros sintomas e sempre procurar um médico especialista, ok?

inchaço facial

Mas por aqui vamos te explicar as principais causas e te ajudar a cuidar daquele inchaço de todas as manhãs.

Afinal, por que nosso rosto fica inchado quando a gente acorda?

De manhã, quando acordamos, é bem natural notarmos um certo inchaço, principalmente na região dos olhos e das bochechas. Mas você sabe por que isso acontece?

+ Bolsas nos olhos: causas e ativos para ajudar a eliminá-las

"O nosso rosto pode ficar inchado pela manhã devido a uma leve retenção de líquidos durante o sono", explica a Dra. Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité (SP).

Durante o sono, nosso sistema linfático fica mais lento também e ele é o responsável pela absorção de líquido das células. Ou seja, tudo isso, aliado a posição que dormimos e outras causas, como noites mal dormidas, excesso de álcool e sódio, acabam contribuindo para um rosto mais inchado pela manhã.

+ Pele cansada: 5 efeitos do cansaço na sua pele e como amenizá-los

O mais normal é que conforme você levanta e segue suas atividades do dia a dia esse inchaço diminua naturalmente. Se ele dura o dia inteiro, é importante consultar um médico para entender melhor o que anda acontecendo.

Quais as principais causas do inchaço do rosto?

A Dra. Fernanda aponta que as causas mais comuns costumam ser retenção de líquidos, noites mal dormidas, chorar, consumo excessivo de sal e de álcool, mas há várias outras e que precisam ser avaliadas por um profissional de saúde, como:

  • Reações alérgicas
  • Alterações hormonais
  • Insuficiência renal
  • Sinusite
  • Rosácea
  • Pós-procedimentos estéticos/cirúrgicos

“A sinusite e a rosácea são exemplos de quadros médicos que podem causar inchaço facial por condições inflamatórias. Além de outras condições médicas, como alergias, insuficiência renal”, reforça a médica.

+ Pele de ressaca: dermatologista ensina a amenizar os efeitos do álcool na pele

Como evitar o inchaço facial matinal?

Se você não tem condições médicas como citamos anteriormente, a dermatologista dá dicas de como evitar ou diminuir o inchaço facial matinal.

“Para reduzir o inchaço facial em casos que não sejam questões médicas, é recomendável reduzir o consumo de sal, dormir com a cabeça elevada, aplicar compressas frias nas regiões da face e olhos, beber bastante água e evitar alimentos processados”, aponta.

+ Beber 3 litros de água por dia faz sentido para a saúde da pele?

Já ensinamos por aqui como fazer a famosa bacia de água com gelo, inclusive, que é sucesso nas redes sociais.

Massagens faciais podem ajudar?

A médica especialista aponta que massagens faciais e o uso de gua sha ou roller podem ajudar a reduzir a tensão muscular e estimular a drenagem linfática, o que pode sim ajudar a diminuir o inchaço facial.

E os cosméticos?

Aliados aos cuidados principais, como dormir bem e consumir pouco sal, por exemplo, a Dra. Fernanda Porphirio aponta: “Séruns ou cremes que contenham ativos que estimulam a microcirculação, como cafeína e vitamina C, também podem ajudar a diminuir o inchaço facial por facilitarem a drenagem do local.”

+ 70% da nossa pele é água: já parou pra pensar nessa relação?

Como a Sallve pode ajudar?

Antioxidante Hidrante

Sabe quem podem ser seus amigos para diminuir o inchaço e as olheiras de cansaço? O nosso Antioxidante Hidratante, um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhosrosto e pescoço. Combina a hidratação do ácido hialurônico a seis antioxidantes: nano vitamina C a 10%, vitamina E, resveratrolniacinamida, carnosina e cafeína. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul.

Sabe quem também pode ajudar e ainda te ajudar em uma rotina ainda mais prática? O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB, nossa fórmula que reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - além da carnosina, nano Vitamina C a 10%, vitamina E, resveratrol, niacinamida e a cafeína - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

Voltar para o blog