anticomedogênico

O que significa anticomedogênico?

Por aqui te explicamos tudo sobre anticomedogênico e ainda te contamos a diferença para não-comedogênico

Tendo você acne, pele oleosa ou não, certamente já se deparou com a palavra “comedogênico” por aí. Na verdade, o que muita gente busca em produtos é exatamente a expressão “não comedogênico”, que é um papo que já tivemos aqui no blog. Mas e anticomedogênico, já ouviu falar? Pois bem, hoje vamos te explicar tudo por aqui!

anticomedogênico

Comedogênico e não comedogênico

Para começar, é sempre bom relembrar. O que é um produto comedogênico? É um que tenha substâncias/ativos que entopem o poro, fazendo com que ocorra um acúmulo de sebo, podendo ocasionar o surgimento de cravos e, se houver inflamação ou infecção, de espinhas.

+ 9 dicas para cuidar da pele oleosa e que são simples de seguir

Para que um produto seja considerado não comedogênico, ele precisa passar por um teste de comedogenicidade, desenvolvido no Artigo de Lucky, publicado em 1996, como já te explicamos com muito detalhes aqui.

De forma resumida: nesse estudo clínico, um dermatologista se espelha na máscara de segmentação de regiões da face, e por região - por exemplo na parte esquerda da testa, ou no queixo - fazem a contagem de alguns tipos do quadro da acne. Este quadro da acne é expresso por alguns sinais como comedões abertos, fechados, pápulas, pústulas e nódulos.

+ Quais são os graus de acne e quais os tratamentos para cada um?

Depois dessa contagem, ele faz registros no CRF (um documento que reúne todas as informações do participante que participa desta pesquisa clínica). Todos esses registros da análise feita pelo dermatologista passam por uma robusta análise, que vai nos mostrar se houve um aumento ou diminuição estatisticamente significativos em comedões abertos e fechados, pápulas, pústulas e nódulos.

O que é anticomedogênico?

Quem responde essa pergunta é Ana Paula Fonseca, do nosso time de Pesquisa e Desenvolvimento:

"Um produto é considerado anticomedogênico quando há diminuição estatisticamente significativa de comedões na população do estudo. Falamos que o produto é anticomedogênico porque ele realmente diminuiu o número médio de comedões nas pessoas."

Ana Paula Fonseca, da área de Segurança e Eficácia de Produtos da Sallve

E para que um produto seja considerado anticomedogênico ele também é avaliado pelo método quantitativo Lucky, de 1996, que falamos ali em cima. Para ficar mais fácil de entender, vamos te dar como exemplo os resultados que tivemos com a Máscara Antiacne, que assim como todos os produtos da linha Antiacne, é anticomedogênica.

+ A importância de tratar a acne além do skincare

No teste de comedogenicidade da Máscara Antiacne, 34 pessoas concluíram o estudo e tiveram os comedões abertos e fechados contados no rosto no dia 0 (D0), sem produto, e também depois de 28 dias de uso da máscara (D28), utilizada de acordo com o modo de uso.

"Por exemplo, em comedões abertos (aqueles da pontinha preta) a média da população ficou em 14.5 comedões em D0.  Em D28, a média de comedões caiu para 9.6. O valor de p foi 0,014, ou seja, houve uma redução estatisticamente significativa de comedões abertos na população. Vale lembrar que o valor p<0,05 é significativo, quanto menor de 0,05 for, mais significativo é", explica Ana Paula.

+ Cravos e espinhas: melhores ativos para combater e prevenir

A nossa pesquisadora ainda completa: "Poucos produtos são de fato anticomedogênicos, eles precisam ser formulados especialmente para esse fim. Toda a Linha Antiacne da Sallve foi pensada para ser anticomedogênica desde a formulação. Pensada para reduzir a quantidade de cravos."

Diferenças

Para ninguém errar mais, aqui as diferenças entre cada um dos termos que citamos:

  • Comedogênico: um produto é considerado comedogênico quando há um aumento estatisticamente significativo no número de comedões da população que participou do estudo clínico.
  • Não comedogênico: quando o produto não causa aumento e nem diminuição estatística no número de comedões na população que participou do estudo. Ou seja, não promove uma mudança em quantidade de cravos.
  • Anticomedogênico: quando o produto promove uma diminuição estatisticamente significativa de comedões na população que participou do estudo.

+ Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar

Linha Antiacne

Como a Ana Paula Fonseca já adiantou, nossa linha Antiacne foi pensada desde a formulação para trazer benefícios incríveis para a pele acneica/oleosa. Inclusive, o fato de ser anticomedogênica.

A Renata Ribon de Melo, pesquisadora sênior do P&D da Sallve, explica mais sobre a preocupação da comedogenicidade na hora de pensar a formulação de um produto. "No geral, como nossos produtos muitas vezes são indicados para diversos tipos de pele, sempre temos esse cuidado de não utilizar matérias-primas com alto grau comedogênico. E não foi diferente no desenvolvimento da linha Antiacne, pensamos em toda estrutura de fórmula, emolientes e ativos, unidos a sinergia e porcentagem de cada componente dentro da formulação. Toda linha foi testada individualmente e conseguimos resultados incríveis", afirma.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

E quando falamos em comedões, a linha Antiacne traz ativos especialistas no assunto, que ajudam a não formar o cravo. Um deles é a melaleuca (4-terpineol), anti-inflamatório, antisséptico, antibacteriano e que ajuda no controle da oleosidade da pele.

Outro grande aliado é o ácido salicílico, um BHA conhecido por ser um esfoliante químico potente. Além disso, ele diminui a hiperqueratinização (controle excessivo de queratina, um dos responsáveis pelo surgimento da acne), diminui a proliferação bacteriana e o processo inflamatório local.

+ Estresse também causa acne: por que acontece e como tratar

A nossa Renata ainda aproveita para dar um aviso sobre comedogenicidade: "Pode acontecer de um determinado ingrediente ter um certo grau comedogênico, por exemplo, mas em baixa concentração e em sinergia com outros ingredientes, não causar o entupimento dos poros. Aqui vale lembrar também que com a utilização de produtos não comedogênicos, a chance de ter cravos e espinhas é reduzida, mas não é anulada, existem muitos fatores que podem levar ao aparecimento de cravos e espinhas, como fatores hormonais, alimentação, etc."

Os resultados da Linha Antiacne

Agora, que tal falar sobre os resultados incríveis que tivemos com a linha Antiacne, principalmente por todos os produtos serem anticomedogênicos? Vem com a gente!

Limpador Antiacne

O que ele é? Um limpador que desobstrui os poros e previne o aparecimento de cravos e espinhas sem agredir as peles acneicas. Em textura gel-espuma, limpa profundamente e controla oleosidade a pele de forma gentil e sem ressecar, removendo também maquiagem leve e deixando um acabamento macio. Na fórmula, ácido salicílico, melaleuca e niacinamida.

+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!

Em teste de comedogenicidade (método quantitativo, Lucky 1996), foi feita a contagem por segmentação de face e análise estatística:

  • O Limpador Antiacne é anticomedogênico (valor de P= 0,0006) redução estatisticamente significativa nas lesões não inflamatórias: comedões abertos e fechados.

Tônico Antiacne

O que ele é? Um tônico adstringente de limpeza desenvolvido para peles acneicas e testado em pele sensível, que limpa, desobstrui poros, reduz a incidência de cravos, controla a oleosidade da pele e alivia a irritação e vermelhidão da acne. Na fórmula, melaleuca, centella asiática, niacinamida e fermentados vegetais.

+ Tônico facial: os diferentes tipos para a sua pele

Em teste de comedogenicidade (método quantitativo, Lucky 1996), foi feita a contagem por segmentação de face e análise estatística:

  • O Tônico Antiacne é anticomedogênico (valor de p=0,0184) redução estatisticamente significativa nas lesões não inflamatórias: comedões abertos e fechados.

Sérum Antiacne

O que ele é? Um sérum-gel com Ácido Salicílico, que trata e previne acne sem ressecar, já seca espinhas nas primeiras 24h e também controla bactérias e oleosidade.

+ As duas formas de usar o Sérum Antiacne

Em teste de comedogenicidade e acnegenicidade (método quantitativo, Lucky 1996), foi feita a contagem por segmentação de face e análise estatística:

  • O Sérum Antiacne é anticomedogênico. A partir de 7 dias de uso aconteceu redução significativa na quantidade de cravos (comedões abertos e fechados).
  • O Sérum Antiacne também diminui a acne. A partir de 7 dias de uso aconteceu redução significativa na quantidade de acne (pápulas e pústulas).

Óleo Antiacne

O que ele é? Um óleo facial leve e de rápida absorção (óleo-sérum) que auxilia no combate e prevenção da acne, hidrata, reequilibra a oleosidade da pele e repara sua barreira de proteção natural.  deixa a pele com um acabamento suave e macio, sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva. Na fórmula, ácido salicílico, melaleuca, óleo de jojoba e óleo de cominho preto.

Em teste de comedogenicidade e acnegenicidade (método quantitativo, Lucky 1996), foi feita a contagem por segmentação de face e análise estatística:

  • O Óleo Antiacne é anticomedogênico. Ele reduziu significativamente (valor de P=0,0422) comedões abertos+comedões fechados após 7 dias de uso.
  • O óleo antiacne também reduziu significativamente (valor de P= 0,0032) pústulas+pápulas após 7 dias de uso.

Máscara Antiance

O que ela é? Uma máscara de argila para efeito imediato de alívio da acne, que controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de cicatrização de espinhas e amolece cravos. Com textura cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio. Na fórmula, argila verde, ácido salicílico, centella asiática, alfa-bisabolol e alantoína.

+ Mito ou verdade: dúvidas sobre a máscara facial de tratamento

Em teste de comedogenicidade e acnegenicidade (método quantitativo, Lucky 1996), foi feita a contagem por segmentação de face e análise estatística:

  • A máscara antiacne reduziu significativamente (valor de P= 0,014*) comedões abertos.
  • A máscara antiacne reduziu significativamente (valor de P= 0,013*) pústulas.

E aí, que tal incluir os produtos da linha Antiacne na sua rotina?

Voltar para o blog