Tônico: afinal de contas, para que serve?

Muito se fala sobre tônico facial, mas você sabe realmente qual é sua função numa rotina de skincare? A Dra. Camila Rosa explica tudinho, para não restar dúvidas: ele é sim fundamental!

Limpar o rosto é uma etapa essencial para a saúde da nossa pele - e cada vez mais esta etapa ganha aliados. O primeiro passo você já sabe: falamos semana passada sobre a importância de se usar um limpador específico para seu rosto para, entre outros, respeitarmos a barreira cutânea da nossa pele.

Ainda dentro desta etapa da limpeza, o próximo passo é tonificar a pele. É aí que entra o tônico facial

Mas você sabe exatamente para que ele serve? 

Embora um bom limpador faça uma boa limpeza na nossa pele, o tônico aplicado em seguida, após sua higienização, vai complementar essa limpeza, retirando os resíduos que o sabonete não conseguiu remover: "O tônico é importante porque complementa a limpeza da pele, ajudando a desobstruir os poros, evitando o risco de infecções, cravos e espinhas", explica a Dra. Camila Rosa.

Além dessa limpeza profunda, o tônico tem a função de regular o pH da nossa pele e prepará-la para receber todos os ativos dos cosméticos que você vai passar em seguida: "Ele ajuda com que os ativos e cremes penetrem melhor na pele, e dependendo dos componentes presentes na fórmula, auxiliam no controle da oleosidade, hidratação e acne", continua Dra. Camila. Lembre-se sempre: pele limpa, com poros desobstruídos, é peça-chave para que tudo o que você passa nela funcione.

O uso do tônico a longo prazo

Com o passar do tempo, usando o tônico todos os dias após seu limpador, você sente a diferença: sua pele vai responder muito melhor aos ativos que você escolher passar nela, ficando mais cuidada e hidratada.

A Dra. Camila ensina que antes de escolher um tônico, o ideal é conversar com um dermatologista para saber exatamente seu tipo de pele e o que funciona para ela, já que cada tônico pode ter componentes diferentes.

Há tônicos à base de ácido salicílico, outros à base de ácido glicólico, os ultrahidratantes, os que ajudam a controlar a oleosidade da pele e daí por diante. Para finalizar, um conselho importante: "Fuja de tônicos a base de álcool para evitar a irritação do rosto", reforça a dermatologista. Vale sempre ressaltar: pele repuxando não é sinal de pele limpa, viu?

O nosso Tônico Renovador foi formulado com 7% AHAs com os ácidos glicólico + lático + málico, junto de alcaçus, hamamélis e extrato de physalis. Você pode usa-lo após a higienização do rosto, uma vez ao dia.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading