alta tolerância cutânea

Óleo Antissinais: o que significa ter alta tolerância cutânea?

Nosso Óleo Antissinais tem retinol, fitoceramidas, óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia na fórmula

Assim como diversos outros produtos aqui da Sallve, o nosso recém-lançado Óleo Antissinais tem alta tolerância cutânea. Você sabe o que isso significa? Ou melhor: você imagina por que isso é tão legal quando falamos de um produto que tem retinol na fórmula? Por aqui te explicamos tudo, segue o fio!

alta tolerância cutânea

Quem tem medo do retinol?

O retinol é o "faz tudo" dos dermocosméticos. Um superstar usado para o tratamento de diversas condições de pele, de sinais a acne, passando por manchas e muito mais. Só que, como muita gente sabe, ele pode ser sensibilizante para algumas peles. Ou seja, o ativo pode acabar por trazer ressecamento, irritação, vermelhidão ou descamação para a pele.

+ Retinol biomimético age do mesmo jeito que o retinol tradicional?

Mas nada de medo, tá bom? Introduzindo um produto com retinol na rotina com calma, usando sempre de noite e não esquecendo o protetor solar pela manhã, está tudo certo e não tem motivo algum para ter medo. É só curtir os múltiplos benefícios que ele traz.

E tem mais um motivo para você, que tem um pouquinho de receio de retinol, não ter medo do Óleo Antissinais. Nos testes de segurança e eficácia do Óleo Antissinais ele não gerou nenhum evento adverso (zero reações!) nos participantes de pesquisa clínica que participaram do estudo, ou seja, o produto tem alta tolerância cutânea.

+ Colágeno: o que é e quais são seus benefícios para a pele

Lembrando: em peles sensíveis e sensibilizadas o uso não é indicado. Gestantes e lactantes, não usem sem consultar seu médico, ok?

Conhecendo melhor os testes do Óleo Antissinais

Sallve, mas como funciona o teste para dizer que um produto tem alta tolerância cutânea? O método utilizado se chama Aceitabilidade Cutânea em uso real do produto. Não é um teste como de irritabilidade ou para ver se o produto é fotossensível, que são feitos com uma espécie de adesivo nas costas de um participante de pesquisa (patch test). Nesse caso, o estudo é feito com o uso real do produto, de acordo com as instruções de uso, durante um tempo determinado.

+ Como funciona a área de Testes Clínicos da Sallve?

Os participantes são recrutados, de acordo com os critérios de inclusão do estudo. No Instituto de Pesquisa Clínica, passam por uma avaliação com dermatologista. Se o dermatologista avaliar que estão batendo todos os critérios de inclusão, esse participante segue no estudo e vai passar por uma avaliação médica. Na avaliação, o dermatologista vai analisar a pele do rosto, que é o local de estudo, e vai entender se há sinais físicos, como descamação, eritema (vermelhidão), edema (inchaço), etc. Depois, o médico ainda vai perguntar para o participante o que ele está sentindo nesse início de estudo, se tem alguma sensação de queimação ou desconforto na pele, por exemplo. Tudo fica anotado e registrado.

Quem conta mais é Ana Paula Fonseca, do nosso time de Pesquisa e Desenvolvimento: "Depois de tudo isso, o participante leva para casa o produto e um diário. Ele vai usar o produto ao longo dos dias e anotar qualquer coisa que aconteça. Não só quantas vezes ele usou o produto, mas se ele sentiu algo. Por exemplo, no dia 5 do estudo (D5) o participante sentiu uma ardência cinco minutos após aplicar o produto e essa ardência durou 10 minutos. Todas essas informações viram um evento adverso. Isso é colocado em um relatório, posteriormente."

+ Pele madura: qual o melhor jeito de cuidar?

Ao final do estudo, o dermatologista faz uma nova análise da pele do participante. Procura novamente por descamação, eritema, edema e sinais físicos. Ele também pergunta novamente para o participante de pesquisa sobre o que ele sentiu e o que está sentindo na pele. Todas essas informações viram um relatório, em que constam ou não as reações adversas de um produto.

E, como já te demos esse spoiler, o Óleo Antissinais passou com todo louvor por essa avaliação de segurança e possui alta tolerância cutânea. Não tivemos nenhum evento adverso, nenhuma reação.

"É uma metodologia em que é muito difícil não pegar alguma coisa. Por exemplo, em um exame de pele sensível (que não é o caso desse estudo do Antissinais) é muito comum termos eventos adversos. Até com um creme inerte os participantes as vezes já sentem um geladinho, sentem pinicar. A pele sensível vai reagir a qualquer coisa. Então, é muito comum. Em peles normais saudáveis e íntegras, as vezes também dá, dependendo do produto e principalmente com retinol. Ele costuma, sim, descamar a pele, deixar uma sensação de queimação, de repuxamento, diversos desconfortos cutâneos. Nesse caso, não teve", completa Ana Paula.

Óleo Antissinais: a fórmula

Quando falamos especificamente do Óleo Antissinais, a fórmula dele é grande responsável por ter um desempenho tão bacana como esse que acabamos de te contar. Primeira coisa: o veículo desse produto é o óleo. Ele aumenta a hidratação, deixando a barreira cutânea fortalecida, o que é essencial quando falamos em diminuir possibilidades de irritação.

+ 13 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

"O Óleo Antissinais tem alta tolerância cutânea, porque quando a pele está saudável e com barreira íntegra, é baixa a probabilidade de causar reações e intolerâncias locais. Isso está muito ligado a riqueza da composição dos óleos que selecionamos, compostos por ácidos graxos e vitamina E, que ajudam a manter a barreira cutânea íntegra. Responsável por auxiliar na hidratação e barreira cutânea saudável, temos também as fitoceramidas, que são extraídas do girassol e que contém composição de lipídios funcionalmente análogos (parecidos) aos lipídeos do estrato córneo da nossa pele", explica Renata Ribon de Melo, pesquisadora sênior do P&D da Sallve. Perfeito, né?

O Óleo Antissinais é um óleo com retinol 0.3% que entrega resultados incríveis, além de uma potente hidratação da pele já no primeiro uso, reduzindo a aparência de poros e linhas, promovendo viço e luminosidade. Em longo prazo, uniformiza manchas e textura da pele, estimula o colágeno, reduz profundidade de rugas e aumenta a elasticidade e firmeza da pele. 

Além do retinol que proporciona a renovação da pele, ele contém fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e hidratação da pele. E aí, que tal incluir o Óleo Antissinais na sua rotina de cuidados?

E aí: que tal inserí-lo na sua rotina de skincare?

Voltar para o blog