óleo facial

Óleo facial: benefícios e como usar o Óleo Antioxidante

O óleo facial é um clássico do cuidado com a pele, mas quais são seus benefícios e como usá-los? Aqui você aprende tudo.

óleo facial

O óleo facial, mesmo sendo um clássico do skincare, pode dividir opiniões: há quem ame a textura aveludada e o viço que ele deixa na pele, enquanto por outro lado há quem adore da ideia de uma hidratação mais potente mas não goste muito daquele sensorial mais pegajoso que pode ser associado a esse veículo.

Aqui na Sallve, quando desenvolvemos nosso primeiro óleo facial, o Óleo Antioxidante, nós como sempre ouvimos nossa comunidade, que pedia o melhor dos dois mundos: um óleo facial de tratamento que entregasse aquela hidratação bem poderosa, mas sem deixar a pele pegajosa.

+ Óleo Antioxidante Facial ajuda a uniformizar tom e textura da pele

Benefícios do óleo facial

Antes de entrar especificamente na fórmula do Óleo Antioxidante, vamos entender quais são os benefícios do óleo facial, no geral? Quem explica é a dermatologista Dra. Denise Steiner: "O principal benefício do óleo facial é relacionado à barreira cutânea, que é uma função da pele bastante sofisticada. Há uma necessidade das células ficarem em comunicação com os lipídios de superfície, num processo complexo e perfeito, e a manutenção da barreira cutânea está relacionada exatamente a esse processo", começa a especialista. "É importante que tanto as células quanto a capacidade do nosso extrato córneo retenham não só água como também os óleos que são produzidos continuamente pela pele, como ceramidas, e que são espalhados pela superfície cutânea."

Ela aponta que o óleo facial, principalmente devido a sua composição similar a dos lipídios produzidos por essa camada da pele, tem um papel fundamental na manutenção da barreira cutânea, principalmente evitando a perda da água e portanto a desidratação, que é mais comum no frio, por exemplo, mas também em situações de alteração na pele, como dermatite atópica, seborréica e psoríase, entre outras condições.

+ Dermatite: você conhece os principais tipos?

Mas óleo hidrata a pele?

Outra pergunta comum quando se fala em óleos, e que Renata Ribon de Melo, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento, responde: "O óleo tem como principal mecanismo de hidratação a oclusão. Além disso, em seguida, os ácidos graxos em sua composição ajudam nessa hidratação da pele. Em um creme ou emulsão, por exemplo, nós também temos esses mesmos ácidos graxos que ajudam na hidratação, mas como um óleo é composto somente por eles, o beneficio de hidratação acaba sendo maior."

E quem quiser usar óleos e cremes na mesma rotina de skincare, pode? "Pode sim, é uma forma de potencializar a hidratação", responde Renata. É só se lembrar que o óleo, quando usado sobre a pele seca, é o último passo da sua rotina de skincare. Caso você vá usá-lo no banho, como o Óleo Antioxidante Corporal, ele vem antes, ainda com a pele molhada. Depois de seca, siga com o creme.

Óleos faciais de tratamento

Além da hidratação, os óleos faciais também podem ser de tratamento: "Nesse caso, o óleo facial pode ter outras propriedades conforme os componentes de sua fórmula. A vantagem é que você carrega ativos em um veículo oleoso que é compatível com a pele, que tem a mesma característica de sua superfície, que é permeável a um óleo, como acontece com a própria pele", diz Dra. Denise. É por isso que os óleos têm uma alta capacidade de entregar ativos de forma eficiente. "Nesse caso, você tem o benefício do óleo não deixar a pele desidratada, ajudar na barreira cutânea, ter ação dos seus ativos e ser compatível com essa superfície cutânea - coisa que às vezes os cremes, por terem duas fases, sendo uma delas, fase hidrofílica, não conseguem tanto." Ou seja: você alia hidratação e tratamento poderosos para a pele em um só produto.

+ Óleo Antioxidante Facial aumenta firmeza e elasticidade da pele

Dra. Denise faz uma ressalva na hora de escolher o óleo facial certo para você: "Alguns podem ser comedogênicos, ou seja, acumularem em excesso nos poros, entupindo-os." Por isso, é importante se atentar a essa característica na hora de escolher o seu, já que poros entupidos podem causar cravos e espinhas.

O Óleo Antioxidante da Sallve

O Óleo Antioxidante da Sallve é um óleo facial de tratamento, que entrega uma poderosa combinação de antioxidantes que vai hidratar e prevenir o envelhecimento precoce, suavizando e prevenindo a formação de linhas finas, uniformizando tom e textura, melhorando a elasticidade, além de deixar a pele com um viço incrível. Isso graças a ativos como astaxantina, vitamina C, quercetina, luteína, phytoesqualano, óleo de semente de uva e extrato de gengibre.

Ele alia esse tratamento a uma hidratação potente, mas sem deixar a pele pegajosa, numa fórmula não comedogênica que pode ser usada tanto pela manhã quanto à noite, como o último passo da sua rotina antes do protetor solar (se usado de dia). Basta massagear de três a cinco gotinhas espalhadas no rosto - a quantidade certinha para sua pele, é você que vai perceber, conforme for usando.

+ Como os Óleos Antioxidantes da Sallve deixam a pele radiante e viçosa?

Óleos faciais para tratar o envelhecimento precoce

Nós já te contamos que o Óleo Antioxidante ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, mas vamos mergulhar mais no assunto e entender exatamente como? Primeiro voltando à questão dessa hidratação potente dos óleos:

"A questão do envelhecimento cutâneo está relacionada a inúmeros fatores, desde a questão genética até a questão do espossoma, que é tudo que influencia de alguma forma um indivíduo", explica Dra. Denise. Nessa listinha de fatores você pode incluir a alimentação, o sono, exercícios, a saúde como um todo, como está o clima, a poluição que nos cerca... Tudo isso é o espossoma, que fica constantemente agredindo a pele e a tirando de alguma forma da sua zona de conforto.

"Por isso que é tão importante ativos e substâncias que a gente possa utilizar pra cuidar da pele. Quando estimulamos esse processo de ajuda de manter a hidratação e ajudar manter o equilíbrio da sua pele, vamos prevenir o envelhecimento cutâneo - principalmente relacionado à inflamação, que pode ser causada pelo conjunto de todos esses fatores. Se a pele foi agredida mas está bem hidratada, é uma coisa, mas se ela foi agredida por qualquer um desses componentes, ou vários deles, e não tiver adequadamente hidratada e fazendo sua função de forma perfeita, esse processo de agressão começa a levar a uma inflamação e ao envelhecimento. Eles estão intrinsicamente e totalmente correlacionados. Então é muito importante saber que os óleos podem ajudar nessa prevenção, uma vez que protegem a barreira cutânea, evitam a inflamação e o desgaste da pele. O que nós percebemos é que é preciso manter a barreira cutânea íntegra, funcionando adequadamente, Dessa forma, a gente não deixa iniciar uma inflamação que vai levar a desgaste precoce e envelhecimento precoce."

+ Astaxantina: o que é e quais os benefícios para a pele?

Aliados à hidratação, os antioxidantes

E como entram os antioxidantes na prevenção do envelhecimento precoce? "Os antioxidantes são aliados excelentes aliados nesse tratamento", afirma a dermatologista, que segue: "Não só a radiação ultravioleta, a poluição e outros fatores externos, como o próprio estresse, a alimentação... Tudo isso leva a uma oxidação significativa da nossa pele." Ela vai mais longe: "Pela própria maneira do nosso organismo funcionar - de usar sua energia, produzir ATP e reações químicas para que haja vida -, ele causa a nossa oxidação. Nós oxidamos o tempo todo. As substâncias que têm o potencial de neutralizar essa oxidação que são os antioxidantes, vão ser sempre importantes na prevenção do envelhecimento, já que esse processo está relacionado a essa oxidação excessiva, o desgaste, a inflamação."

A vitamina C

Dentre uma longa lista de antioxidantes incríveis para a pele, a vitamina C tem papel de destaque, já que é um ativo amplamente estudado e com nível de evidência bem alto: "Há muitos e muitos estudos mostrando o potencial da vitamina C de antioxidação. Por isso ela acaba sendo uma heroína desse grupo. Além disso, a vitamina C também tem várias outras funções, como a de uniformizar o tom de pele, ter ação na estrutura da parede dos vasos, manter a tonicidade... Ela também tem um forte papel de antioxidante, então todo esse conjunto ajuda muito."

E aí: que tal inserir o Óleo Antioxidante facial na sua jornada de cuidados com a pele?

Voltar para o blog