Óleo Antioxidante Facial

Óleo Antioxidante Facial aumenta firmeza e elasticidade da pele

Cheio de ativos antioxidantes e hidratantes poderosos, o Óleo Antioxidante Facial é seu melhor amigos quando o assunto é firmeza da pele

Se você é do time que se preocupa em manter a elasticidade e firmeza da sua pele, o Óleo Antioxidante Facial pode ser um grande aliado. Afinal, sua fórmula sinérgica, cheia de ativos antioxidantes e hidratantes, é perfeita para te ajudar nessa missão. Aqui vamos te explicar direitinho alguns detalhes.

Óleo Antioxidante Facial

Flacidez, perda de elasticidade e colágeno

Primeiro, é sempre bom relembrar que a perda da firmeza da pele tem tudo a ver com o colágeno e a elastina, fibras que são responsáveis por dar estrutura e elasticidade para nossa pele.

+ Flacidez facial: o que pode ajudar a dar firmeza para o rosto

Há 28 tipos de colágeno, mas são os tipos 1 e 3 que têm tudo a ver com a pele: são eles que tem a ver com firmeza, sustentação e parte da hidratação cutânea. Porém, você já deve ter ouvido que a partir dos 25 anos temos uma queda na produção de colágeno e elastina.

Quando falamos especificamente em pele, a perda de colágeno impacta também diretamente na renovação celular, que fica bem mais lenta. Como resultado, temos uma pele mais irregular, menos hidratada e com firmeza e elasticidade comprometidos, abrindo caminho para sinais e linhas de expressão.

+ 13 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

E tem mais um ponto: vários fatores externos impactam na quebra e na formação de fibras de colágeno e elastina, como exposição solar excessiva, sedentarismo, alimentação, tabagismo, entre outros. Tudo isso aumenta a produção de radicais livres, contribuindo com o envelhecimento precoce da pele.

Hidratação é aliada da firmeza e elasticidade

Quando a gente fala em firmeza e elasticidade da pele, também temos que falar de hidratação. Sem ela, fica muito difícil ter uma pele mais elástica e firme. A Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, já nos explicou aqui o quanto a hidratação é importante para que a pele fique mais firme e uniforme, com menor aparência de linhas finas, por exemplo:

"O solo quando está ressecado começa a craquelar, diminuir de volume e você consegue ver aquelas rachaduras no chão. Quando você joga água, aquilo se uniformiza e ganha um certo volume. É mais ou menos isso que acontece na pele", explica.

+ Óleo Antioxidante Facial ajuda a uniformizar tom e textura da pele

Renata Ribon de Mello, pesquisadora sênior da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve, ainda completa: "A pele devidamente hidratada preenche esses espaços 'vazios' entre as células, promovendo um bom equilíbrio. A nossa camada hidrolipídica, por exemplo, é constituída por água e secreções das glândulas sebáceas. Isso ajuda a manter a nossa pele flexível e age como uma barreira. Sem a hidratação, tudo entra em desequilíbrio."

Ou seja, se não hidratamos a nossa pele, ela já tende a ficar sem elasticidade e firmeza, mesmo que você não tenha uma pele madura, por exemplo. "A hidratação é uma das funções principais para uma homeostase, que é o equilíbrio das funções internas. Nesse caso específico, o equilíbrio das células da pele", completa Renata.

Portanto, a hidratação é parte essencial e sua aliada quando o assunto é elasticidade e pele firme.

Firmeza e elasticidade da pele: a fórmula

Bom, você já notou que o aumento da produção de radicais livres impacta diretamente nas fibras de colágeno e no envelhecimento precoce. É aí que os antioxidantes entram nessa história. Eles são substâncias importantes por (se ligarem) aos radicais livres para neutralizá-los, também hidratando a pele e ajudando a manter a barreira cutânea com uma boa qualidade.

+ Antioxidantes para a pele: benefícios e por que eles são importantes

Na fórmula do Óleo Antioxidante Facial temos vários ativos antioxidantes e alguns deles ainda estimulam a produção de colágeno. Aqui vamos falar sobre alguns deles:

  • Vitamina C: a vitamina C é um excelente antioxidante, claro, mas também é essencial para a biossíntese de colágeno, para a síntese de pró colágeno e aumento a síntese de colágeno do tipo I e III, sendo responsável por aumento de firmeza e elasticidade da pele. Ela serve como cofator para prolil e lisil-hidroxilase, enzimas-chave que reticulam e estabilizam as fibras de colágeno. A vitamina C também ativa diretamente os fatores de transcrição envolvidos na síntese de colágeno e estabiliza o RNA mensageiro do pró-colágeno (mRNA) que regula a síntese de colágeno tipo I e III.
  • Astaxantina: é um fortíssimo antioxidante, podendo ser 6 mil vezes mais poderoso que a vitamina C (Nishida Y, et al. 2007, Capeli et al. 2013), por exemplo. A astaxantina ajuda a reduzir o estresse oxidativo e os danos que eles causam na pele. Consequentemente, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, revitalizando e mantendo a pele mais firme e reduzindo sinais do tempo. Segundo estudos, a astaxantina presente no extrato de microalgas suprime o dano celular causado por radicais livres e aumenta o conteúdo de colágeno na pele. Isso ajuda com os sinais do tempo e linhas finas, além de contribuir para recuperação da pele.
  • Quercertina: conhecida por ser um antioxidante efetivo por conta de sua propriedade sequestrante de radicais livres. Ou seja, tem capacidade de “eliminar” espécies altamente reativas de radicais livres, como o radical hidroxila, envolvido na iniciação da peroxidação lipídica, que danifica as células e enzimas da nossa pele, por exemplo,  destruindo as fibras de colágeno e a redução de sua produção. Vale ressaltar que o ativo também pode ajudar a restaurar a função de barreira da pele, aumentando a hidratação e reduzindo a perda de água.
  • Phytoesqualano: uma pele hidratada também contribui para sua aparência mais firme e elástica. O phytoesqualano é uma molécula vegetal, derivada do óleo de oliva puro, que funciona como um hidratante biomimético. A nossa barreira lipídica, que funciona como proteção da epiderme, é composta por cerca de 12% de esqualeno, molécula muito similar ao esqualano. É justamente por conta dessa similaridade, que o nosso corpo reconhece essa molécula como natural da pele, fazendo com que seja absorvida radicalmente e, assim, promova a reparação da barreira natural da pele. E por que isso é bom? Porque aumenta a hidratação da pele, deixando-a mais macia, elástica e ajudando a protegê-la do ambiente externo, sem pesar
  • Óleo de semente de uva: é rico em resveratrol, um polifenol que tem propriedades bioativas, como a eliminação de radicais livres, protegendo a pele do fotoenvelhecimento e do estresse oxidativo. Com isso, o ativo atua melhorando a aparência de rugas e linhas finas, dá firmeza e elasticidade para a pele, combate a hiperpigmentação e dá viço para a pele. Mas ele também é muito hidratante e tem atividade restauradora da função de barreira da pele. Ele é rico em ácidos graxos insaturados, como ácido linoleico (ômega 6). Com isso, ele ajuda a fortalecer a barreira da pele, acalmar e reduzir consideravelmente a perda de água transepidérmica.

Eficácia instrumental

Uma fórmula tão incrível só podia se traduzir em resultados clínicos excelentes. Para começar, vamos falar de uma avaliação de eficácia instrumental com um aparelho chamado Cutometer ®.

Esse aparelho mede a elasticidade e firmeza da camada mais exterior da pele, e se baseia no método de sucção. A pressão negativa criada pelo aparelho traz a pele para o interior de um orifício e libera depois de alguns décimos de segundos. Dentro desse orifício, está um sistema de medição óptica sem contato.

+ Como funciona a área de Testes Clínicos da Sallve?

A resistência da pele em ser sugada para a abertura é determinada pela firmeza da pele, enquanto a capacidade da pele em retornar à sua posição anterior é a elasticidade. Aqui vale ressaltar que esse método é não-invasivo e não causa qualquer desconforto ou dor ao participante de pesquisa.

Participantes de pesquisa chegaram ao Instituto de Pesquisa Clínica e passaram pelo Cutometer®. Depois, receberam o produto e foram orientados a passar diariamente, de acordo com as instruções de uso. Após 28 dias, voltaram ao Instituto de Pesquisa Clínica e passaram novamente pela avaliação do Cutometer ®. Os dados foram analisados e submetidos a uma análise estatística. Tivemos excelentes resultados:

  • Firmeza cutânea: o uso do Óleo Antioxidante Facial proporcionou aumento na firmeza da pele em relação à condição inicial da pele. Foi possível constatar que 100% das participantes da pesquisa apresentaram aumento da firmeza da pele após 28 dias de uso domiciliar do produto.
  • Elasticidade cutânea: o uso do Óleo Antioxidante Facial proporcionou aumento na elasticidade da pele, em relação à condição inicial da pele. Foi possível constatar que 100% das participantes da pesquisa apresentaram aumento da elasticidade da pele após 28 dias de uso domiciliar do produto.

+ Como os Óleos Antioxidantes da Sallve deixam a pele radiante e viçosa?

Eficácia Percebida

Em avaliação de Eficácia Percebida, um grupo de participantes de pesquisa, com idades entre 45 e 57 anos, usaram o Óleo Antioxidante por 28 dias, de acordo com o modo de uso. Eles nos contaram o que perceberam:

  • 94,0% perceberam a pele mais firme e fortalecida;
  • 91,0% consideraram que o produto ajudou a melhorar o aspecto geral da pele;
  • 94,0% consideraram que o produto hidratou a pele.

E aí, que tal incluir o Óleo Antioxidante Facial na sua rotina de cuidados? Ele é um óleo com ação antioxidante, que hidrata, previne os sinais do tempo, uniformiza e melhora a elasticidade da pele, além deixá-la radiante e viçosa. Com uma textura aveludada, deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele.

Voltar para o blog