Astaxantina: o que é e quais os benefícios para a pele?

A gente já adianta que a astaxantina é um poderoso antioxidante

O astaxantina é daqueles amigos da pele que muita gente nem imagina que precisava. Se você não conhece ou sempre quis saber mais sobre ele, estamos aqui para ajudar nessa missão e te contar todos os principais benefícios.

Extrato de Alga Vermelha

O que é astaxantina?

As microalgas estão por aí há 1,5 bilhão de anos, sobreviveram as mais diversas condições de vida, como seca, alto teor de sal, luz solar extrema, etc. E justamente por isso, desenvolveram estratégias para sobreviver através dos tempos.

+ As 3 etapas essenciais de uma rotina de skincare

Uma dessas "estratégias" foi a produção de uma substância chamada astaxantina, um antioxidante poderosíssimo, da família dos caratenoídes, que é sintetizado pela Haematococcus pluvialis, uma microalga verde e de água doce, que pode ser encontrada em diferentes regiões do planeta.

A microalga Haematococcus pluvialis é verde, mas tem a capacidade de produzir um pigmento vermelho sob condições estressantes para manter seu DNA saudável. E adivinha o que tem nesse pigmento vermelho? Ela mesma, a astaxantina. Inclusive, esse tipo de alga é a maior fonte de astaxantina natural.

+ Quiz da Pele: você já descobriu do que sua pele precisa?

Quais os benefícios para pele?

Bom, como você já deve ter ligado os pontos, a astaxantina é um poderoso antioxidante. Então, consequentemente, esse é realmente seu principal benefício para a pele, mas não é só isso, claro.

Aliás, quer saber uma curiosidade? As propriedades da astaxantina são tais que a NASA decidiu investigar o potencial que a substância pode ter para a saúde dos astronautas durante os longos períodos de exploração espacial, como proteção aos danos da exposição à radiação e como suplementação na dieta. Legal, né?

+ Os benefícios dos antioxidantes para a pele do corpo

Mas vamos ao que interessa. Aqui te explicamos os benefícios para a pele:

  • Poderosíssimo antioxidante

A astaxantina ajuda a reduzir o estresse oxidativo e os danos que eles causam na pele, tendo forte poder antioxidante. Consequentemente, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, revitalizando e mantendo a pele mais firme e reduzindo sinais do tempo.

Lembra dos radicais livres? Ao serem produzidos naturalmente ao longo da vida, os radicais livres são neutralizados por enzimas protetoras. Só que essas enzimas neutralizantes diminuem a partir dos 18 anos, e fontes externas podem aumentar bastante a produção dos radicais livres e gerar consequências, como o envelhecimento precoce da nossa pele. Eles causam um aumento na degradação das fibras de colágeno, por exemplo, o que causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez.

+ 13 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

poluição ambiental, a radiação ultravioleta, a luz azul (dos eletrônicos), o cigarro, o consumo excessivo de álcoolmá alimentação, resíduos de pesticidas nos alimentos e o estresse do dia a dia são alguns dos fatores que contribuem para esse aumento desenfreado.

E aí que as substâncias antioxidantes! “Eles são substâncias importantes por (se ligarem) aos radicais livres para neutralizá-los, também hidratando a pele e ajudando a manter a barreira cutânea com uma boa qualidade”, explica o dermatologista Dr. Alberto Cordeiro.

A astaxantina tem atividades ainda mais poderosas que outros antioxidantes conhecidos, como a vitamina C, vitamina E, coenzima Q10, por exemplo.

  • Ajuda com sinais do tempo e na recuperação da pele

Colágeno e elastina são algumas das estruturas mais importantes da matriz extracelular dérmica. Com o envelhecimento, há alterações que levam a perda de firmeza, ressecamento e cicatrização prejudicada de machucados. Fora isso, ainda tem os radicais livres, que contribuem para degradação de cólageno.

+ Flacidez facial: o que pode ajudar a dar firmeza para o rosto

Segundo estudos, a astaxantina presente no extrato de microalgas suprime o dano celular causado por radicais livres e aumenta o conteúdo de colágeno na pele. Isso ajuda com os sinais do tempo e linhas finas, além de contribuir para recuperação da pele.

  • Propriedades anti-inflamatórias

Segundo estudos, a astaxantina tem a capacidade de inibir a produção de mediadores inflamatórios bloqueando a ativação de NF-κB (complexo proteico envolvido na resposta celular a estímulos inflamatórios) em queratinócitos humanos, podendo ser interessante até para doenças inflamatórias da pele.

A inflamação impede que a pele tenha seu processo regular de reparação, o que eventualmente pode levar a condições como a hiperpigmentação, acne e de forma mais permanente, sinais do tempo, rugas, danos ao DNA.

+ Pele madura: qual o melhor jeito de cuidar?

  • Ajuda a intensificar a fotoproteção

Um estudo apontou que o extrato de Haematococcus pluvialis pode ajudar a aumentar o nível de proteção solar em filtro solares. Na pesquisa, mesmo com baixas concentrações de astaxantina (como 0.5% e 1%) verificou-se o aumento significativo no valor do FPS. Isso não significa que ele substitui o protetor solar, é claro.

Vale lembrar: consultar um dermatologista é sempre a opção mais saudável para sua pele, ok?

Referências usadas para esse texto

Cosmetic benefits of astaxanthin on humans subjects

From Haematococcus Pluvialis Microalgae a Powerful Antioxidant for Cosmetic Applications

Astaxanthin-Producing Green Microalga Haematococcus pluvialis: From Single Cell to High Value Commercial Products

Haematococcus Pluvialis Extract

IOP Conference Series: Earth and Environmental Science, May 2021, pages 1-7

Marine Drugs, September 2020, pages 11-22

International Journal of Molecular Sciences, June 2016, pages 1-13

Astaxanthin in Skin Health, Repair, and Disease: A Comprehensive Review

Microalgae Introduction - Nasa

The Protective Role of Astaxanthin for UV-Induced Skin Deterioration in Healthy People—A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial

Evaluation of sunscreen cream incorporated with astaxanthin from Haematococcus pluvialis in different storage conditions

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!