astaxantina

Astaxantina: o que é e quais os benefícios para a pele?

A gente já adianta que a astaxantina é um poderoso antioxidante.

O astaxantina é daqueles amigos da pele que muita gente nem imagina que precisava. Se você não conhece ou sempre quis saber mais sobre ele, estamos aqui para ajudar nessa missão e te contar todos os principais benefícios.

astaxantina

O que é astaxantina?

As microalgas estão por aí há 1,5 bilhão de anos, sobreviveram as mais diversas condições de vida, como seca, alto teor de sal, luz solar extrema, etc. E justamente por isso, desenvolveram estratégias para sobreviver através dos tempos.

+ As 3 etapas essenciais de uma rotina de skincare

Uma dessas "estratégias" foi a produção de uma substância chamada astaxantina, um antioxidante poderosíssimo, da família dos caratenoídes, que é sintetizado pela Haematococcus pluvialis, uma microalga verde e de água doce, que pode ser encontrada em diferentes regiões do planeta.

A microalga Haematococcus pluvialis é verde, mas tem a capacidade de produzir um pigmento vermelho sob condições estressantes para manter seu DNA saudável. E adivinha o que tem nesse pigmento vermelho? Ela mesma, a astaxantina. Inclusive, esse tipo de alga é a maior fonte de astaxantina natural.

+ Quiz da Pele: você já descobriu do que sua pele precisa?

Quais os benefícios para pele?

Bom, como você já deve ter ligado os pontos, a astaxantina é um poderoso antioxidante. Então, consequentemente, esse é realmente seu principal benefício para a pele, mas não é só isso, claro.

Aliás, quer saber uma curiosidade? As propriedades da astaxantina são tais que a NASA decidiu investigar o potencial que a substância pode ter para a saúde dos astronautas durante os longos períodos de exploração espacial, como proteção aos danos da exposição à radiação e como suplementação na dieta. Legal, né?

+ Os benefícios dos antioxidantes para a pele do corpo

Mas vamos ao que interessa. Aqui te explicamos os benefícios para a pele:

  • Poderosíssimo antioxidante

A astaxantina ajuda a reduzir o estresse oxidativo e os danos que eles causam na pele, tendo forte poder antioxidante. Consequentemente, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, revitalizando e mantendo a pele mais firme e reduzindo sinais do tempo.

Lembra dos radicais livres? Ao serem produzidos naturalmente ao longo da vida, os radicais livres são neutralizados por enzimas protetoras. Só que essas enzimas neutralizantes diminuem a partir dos 18 anos, e fontes externas podem aumentar bastante a produção dos radicais livres e gerar consequências, como o envelhecimento precoce da nossa pele. Eles causam um aumento na degradação das fibras de colágeno, por exemplo, o que causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez.

+ 13 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

poluição ambiental, a radiação ultravioleta, a luz azul (dos eletrônicos), o cigarro, o consumo excessivo de álcoolmá alimentação, resíduos de pesticidas nos alimentos e o estresse do dia a dia são alguns dos fatores que contribuem para esse aumento desenfreado.

E aí que as substâncias antioxidantes! “Eles são substâncias importantes por (se ligarem) aos radicais livres para neutralizá-los, também hidratando a pele e ajudando a manter a barreira cutânea com uma boa qualidade”, explica o dermatologista Dr. Alberto Cordeiro.

A astaxantina tem atividades ainda mais poderosas que outros antioxidantes conhecidos, como a vitamina C, vitamina E, coenzima Q10, por exemplo.

  • Ajuda com sinais do tempo e na recuperação da pele

Colágeno e elastina são algumas das estruturas mais importantes da matriz extracelular dérmica. Com o envelhecimento, há alterações que levam a perda de firmeza, ressecamento e cicatrização prejudicada de machucados. Fora isso, ainda tem os radicais livres, que contribuem para degradação de cólageno.

+ Flacidez facial: o que pode ajudar a dar firmeza para o rosto

Segundo estudos, a astaxantina presente no extrato de microalgas suprime o dano celular causado por radicais livres e aumenta o conteúdo de colágeno na pele. Isso ajuda com os sinais do tempo e linhas finas, além de contribuir para recuperação da pele.

  • Propriedades anti-inflamatórias

Segundo estudos, a astaxantina tem a capacidade de inibir a produção de mediadores inflamatórios bloqueando a ativação de NF-κB (complexo proteico envolvido na resposta celular a estímulos inflamatórios) em queratinócitos humanos, podendo ser interessante até para doenças inflamatórias da pele.

A inflamação impede que a pele tenha seu processo regular de reparação, o que eventualmente pode levar a condições como a hiperpigmentação, acne e de forma mais permanente, sinais do tempo, rugas, danos ao DNA.

+ Pele madura: qual o melhor jeito de cuidar?

  • Ajuda a intensificar a fotoproteção

Um estudo apontou que o extrato de Haematococcus pluvialis pode ajudar a aumentar o nível de proteção solar em filtro solares. Na pesquisa, mesmo com baixas concentrações de astaxantina (como 0.5% e 1%) verificou-se o aumento significativo no valor do FPS. Isso não significa que ele substitui o protetor solar, é claro.

Astaxantina na Sallve

óleo antioxidante facial

A astaxantina é um dos ativos incríveis do nosso Óleo Antioxidante Facial e ela foi escolhida para essa formulação justamente por seus benefícios antioxidantes potentes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele, que acaba gerando o aparecimento de rugas, linhas de expressão e a flacidez facial. 

Renata Ribon de Melo, pesquisadora sênior da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve, fala um pouco mais sobre a escolha do ativo: “Durante o desenvolvimento do Óleo Antioxidante Facial, nós pensamos em fazer desse óleo um super antioxidante. Quase tudo que está presente nele tem essa ação”.

“Hoje, o principal antioxidante conhecido no mercado é a vitamina C. Aqui no PeD, já tínhamos visto algumas apresentações sobre a astaxantina e ficamos muito interessados na proposta inovadora dela. Por quê? Principalmente, pelo processo da neutralização de radicais livres, que faz dela 6 mil vezes mais poderosa que a vitamina C e 770 vezes mais poderosa que a coenzima Q10”, complementa.

Renata ainda conta que nenhum produto cosmético no Brasil usava a astaxantina em formulações. Em geral, ela estava presente na área de alimentação e suplementação. Foi uma aposta do time, que se provou muito acertada. “Testamos, fizemos estudos clínicos e realmente foi maravilhoso. Ficamos surpreendidos, porque vimos resultados significativos de firmeza e elasticidade. Foi uma aposta certeira e gostamos muito do resultado!”, explica. 

Ah, e quer saber mais curiosidades sobre a fórmula? Aqui temos três:

  • É a astaxantina que dá cor alaranjada ao nosso Óleo Antioxidante Facial, não tem nada a ver com a vitamina C. “As pessoas ligam muito a cor alaranjada a oxidação da vitamina C. Não é o caso. Na verdade, a cor do óleo é da astaxantina, que é bem laranja”, diz Renata.
  • A fórmula do Óleo Antioxidante Facial é tão única e poderosa que conseguimos um depósito de patente por essa inovação.  “Fizemos um blend de antioxidantes muito poderosos. A gente sempre exalta a sinergia dos nossos ingredientes. Submetemos essa patente pela combinação dos ingredientes. A gente viu que não tinha astaxantina no Brasil, então, patenteamos essa combinação do ativo com vitamina c, quercetina e todos os ingredientes da fórmula”, explica.
  • O processo de fabricação da astaxantina é bastante curioso. Você sabia que ela é fabricada no deserto? Ela é obtida de microalgas verdes por um processo biotecnológico. Essas microalgas de água doce têm mais de 1,5 bilhão de anos e sobrevivem em condições extremas, como secura, alto teor de sal e luz solar extrema.

    A Rê conta um pouco mais: “O fabricante dessa matéria-prima desenvolveu uma estratégia sustentável para produzir astaxantina no deserto. Tem sol intenso o ano todo, ar puro e livre de contaminantes industriais e poluentes. Ela é fabricada em tubos, em duas etapas. A primeira é o estágio verde, que consiste em fazer a microalga crescer. E o segundo passo é o estágio vermelho, que é quando eles estressam ela para ela produzir esse pigmento (a astaxantina). Ela produz esse pigmento para manter o DNA dela saudável.”

Incrível, né?

O ÓIeo Antioxidante facial é um óleo leve de tratamento poderoso, que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele. Sua fórmula com astaxantina (pela primeira vez em um cosmético no Brasil), vitamina cquercetinaphytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

Usado à noite, seu tratamento e hidratação são potencializados por conta de todo o processo de renovação celular que se intensifica quando você dorme. Já se você preferir usar durante o dia, ele vai potencializar o efeito do protetor solar.

E aí, que tal incluir o Óleo Antioxidante Facial na sua rotina de cuidados diária?

Vale lembrar: consultar um dermatologista é sempre a opção mais saudável para sua pele, ok?

Referências usadas para esse texto

Cosmetic benefits of astaxanthin on humans subjects

From Haematococcus Pluvialis Microalgae a Powerful Antioxidant for Cosmetic Applications

Astaxanthin-Producing Green Microalga Haematococcus pluvialis: From Single Cell to High Value Commercial Products

Haematococcus Pluvialis Extract

IOP Conference Series: Earth and Environmental Science, May 2021, pages 1-7

Marine Drugs, September 2020, pages 11-22

International Journal of Molecular Sciences, June 2016, pages 1-13

Astaxanthin in Skin Health, Repair, and Disease: A Comprehensive Review

Nishida, Yasuhiko and Eiji Yamashita. “Quenching Activities of Common Hydrophilic and Lipophilic Antioxidants against Singlet Oxygen Using Chemiluminescence Detection System.” (2007).

Synthetic astaxanthin is significantly inferior to algal-based astaxanthin as an antioxidant and may not be suitable as a human nutraceutical supplement

Microalgae Introduction - Nasa

The Protective Role of Astaxanthin for UV-Induced Skin Deterioration in Healthy People—A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial

Evaluation of sunscreen cream incorporated with astaxanthin from Haematococcus pluvialis in different storage conditions

Voltar para o blog