pálpebras ressecadas

Pálpebras ressecadas: causas e como tratar

Está com pálpebras ressecadas? Entenda por que acontece, como prevenir e tratar o quadro, com dicas e conselhos de uma dermatologista.

pálpebras ressecadas

A não ser que você já tenha sentido suas pálpebras ressecadas, podemos quase apostar que você se esquece de hidratar a região. É normal: até quando passamos filtro solar, estudos apontam que negligenciamos a região dos olhos. Mas ó, é hora de aprender: precisamos ter um cuidado bem especial com as nossas pálpebras, viu?

Por que ficamos com pálpebras ressecadas?

"A pele das pálpebras é um pouco mais fina que a do resto do todo. A camada córnea da região também é mais fina ali, o que faz com que a água evapore com mais facilidade. Tudo isso contribui para que a pele da região seja mesmo mais sensível", explica Dra. Monalisa Nunes.

"Por esse conjunto de fatores, o uso de sabonetes, cosméticos, maquiagens, tônicos, o próprio clima e o vento, entre outros, causam um ressecamento mais específico nas pálpebras do que no resto da pele como um todo", segue a dermatologista consultora da Sallve. "A idade também pode contribuir para pálpebras ressecadas. Com o passar do tempo, nossa pele vai ficando mais ressecada e com mais dificuldade de manter sua hidratação natural - e esse ressecamento pode ser acentuado bem na região dos olhos".

+ Os benefícios dos produtos da Sallve para a pele madura

Dermatites no geral - atópica, por contato - normalmente envolvem pálpebras por causa dessas questões todas: é uma pele mais sensível, que tende a ser mais ressecada. Pense na pele das pálpebras como mais suscetível aos ambientes externos.

pálpebras ressecadas

Como prevenir pálpebras ressecadas

Antes de chegar a um quadro de pálpebras ressecadas, vale prevenir. Para isso, o hidratante que você usa no rosto pode perfeitamente ser usado na região (certifique-se que o produto foi dermatologicamente testado). "Outra forma de prevenir é usar produtos mais gentis nessa região", indica Dra. Monalisa Nunes. "Se for demaquilar a pele, evite lencinhos ou algodões, por exemplo. Nesse caso, o ideal é mesmo um demaquilante em óleo, que descarte o uso de qualquer utensílio", ela segue, dando mais um conselho: evite ficar passando a mão nos olhos e não use maquiagem vencida!

+ Prazo de validade de cosméticos: como funciona e por que respeitar

O tratamento para o diagnóstico

Dra. Monalisa, porém, afirma que se você já tem propensão a ter pálpebras ressecadas ou chegou nesse estágio de ressecamento, o tratamento é outro. "Para quem tem pele madura ou está com as pálpebras ressecadas, indico hidratantes específicos para a região, que são mais potentes e hipoalergênicos, além de serem voltados especificamente para as pálpebras".

Um detalhe importante é o sabonete facial

A especialista faz questão de ressaltar outro grande fator que pode desencadear pálpebras ressecadas: o sabonete facial. "A maioria dos sabonetes voltados para pele oleosa tem componentes irritativos, como sulfatos, ácido acetilsalicílico, às vezes até um ácido glicólico em dose mais alta, ou enxofre", ela lista. "Todos esses ativos podem ser mais agressivos para a região dos olhos e pálpebras que não são geralmente oleosas. Então sim, são um grande gatilho para pálpebras ressecadas. Seu conselho? Opte por limpadores faciais mais delicados, especialmente se você já tem ressecamento na região.

pálpebras ressecadas

Você já conhece nosso Limpador Facial? Ele tem ação hidratante graças à sua fórmula que conta com niacinamida (que controla a oleosidade e melhora manchas)phytoesqualano (que ajuda a repor a barreira lipídica da pele garantindo sua maciez) e pantenol (poderoso hidratante com efeito cicatrizante), para ir além da limpeza profunda e também manter a hidratação. Que tal inseri-lo em sua rotina de skincare?

Voltar para o blog