Por que você precisa hidratar ainda mais sua pele no inverno

Chega de preguiça: aproveite este inverno para aprender a importância de hidratar ainda mais sua pele nesta estação do ano.

Jennifer Enujiugha / Pexels

Pronto, é oficial: o inverno chegou. Temperaturas mais baixas, zero desculpas para não se aconchegar com seu conjunto de moletom favorito enquanto você trabalha de casa (se puder, sempre: #fiqueemcasa), o chá mais frequente, aquele brigadeiro quentinho e sim: um cuidado ainda mais especial com a sua pele. A gente se preocupa tanto em protegê-la no verão, mas como cuidamos dela no inverno?

Por que o inverno compromete a hidratação da sua pele

Você já sabe, a essa altura, que sua pele fica comprovadamente mais ressecada no inverno. Isso se dá por conta do clima mais seco, a brisa mais fria e as temperaturas mais baixas - tudo isso junto prejudica a capacidade da sua pele de reter água, ou seja, de se manter hidratada. Tem mais: lembra de como o banho quente pode ser ruim para a sua pele? É só pensar que no inverno eles são bem mais frequentes, mais quentes e mais longos e pronto, não tem mistério: os cuidados com sua pele precisam ser redobrados.

No inverno, especialmente, esse ressecamento da pele do nosso corpo é visível a olhos nus. A pele das pernas e braços começam a descamar, ficando cinza e perdendo o viço. O inverno é, possivelmente, a estação do ano em que a pele do nosso corpo mais nos sinaliza que precisamos cuidar dela da mesma forma que cuidamos da pele do nosso rosto: os cosméticos têm que ser diferentes (isso vale do sabonete ao hidratante, lembra?), mas as funções vitais da sua rotina de cuidados com a pele do corpo são quase as mesmas: limpar e hidratar a pele do seu corpo, todos os dias, especialmente no inverno, é fundamental.

É questão de saúde

O que acontece quando sua pele começa a ficar desidratada a ponto de descamar? O sintoma denuncia diretamente que a barreira lipídica da sua pele, aquele escudo que a protege de todas as agressões externas, está comprometida (o banho quente é inimigo declarado da nossa barreira lipídica, vale relembrar).

Uma pele fragilizada a este ponto, por sua vez, pode desenvolver doenças como eczema, dermatite atópica e até rosácea. "Esse ressecamento pode evoluir com coceira e agravar doenças eczematosas, podendo gerar escoriações na pele. Isso, por sua vez, favorece a entrada de bactérias e fungos, podendo gerar infecções cutâneas", explica a Dra. Camila Rosa.

Como cuidar e melhor, como prevenir

Para a dermatologista, prevenir todos esses problemas de pele no inverno é simples: diminuir a temperatura da água no banho (e não demorar tanto debaixo d'água também, viu?), usar pouco sabonete preferindo sempre o líquido, deixar a bucha de lado e passar hidratante logo em seguida ao banho. "Você também pode esfoliar sua pele, no máximo uma vez por semana ou a cada 15 dias", ela continua, sugerindo um esfoliante corporal combinado a um óleo, finalizando o processo, invariavelmente, com seu hidratante.

Lembra de quando falamos sobre a preguiça que tanto nos acomete de passar hidratante no corpo todo? Para driblá-la, nossa Ruiva Julia Petit já deu a dica: ela deixa o seu óleo hidratante dentro do box, e passa na pele ainda molhada, antes até de se enxugar após o banho. A Laís Andrade, do @cherryglossbr, também deixa tudo no chuveiro, e aplica em cima da pele úmida. "Sinto que ela absorve melhor o produto", conta.
"Depois é que faço todo o processo do skincare, ainda de toalha. Isso dá tempo para que todo o hidratante seja absorvido antes de eu me vestir". Seu truque para o inverno? Misturar umas gotinhas de óleo de argan ou sálvia no hidratante.

Para quem precisa de mais um estímulo para começar a passar hidratante corporal todo dia, a dermatologista Dra. Laura Vidal dá seu parecer: "É muito importante hidratar a pele do corpo tanto no verão quanto no inverno. No inverno, claro, mais ainda - ou a pele fica xerótica, seca, coça... Quando você hidrata a pele, além de prevenir tudo isso, vai sentir sua pele mais firme e até com menos celulite. Sua pele fica mais viçosa, menos opaca, bonita, hidratada e sem coceira".

Convencidas? Vamos lá, pessoal, força no hidratante. Ele não precisa ser seu momento favorito do dia, mas encaixa ele numa hora em que você nem sinta muito o desânimo que dá tudo certo. Sua pele agradece!

vamos conversar?

buscar

sua sacola

  • Loading