Pele queimada x pele bronzeada: tem diferença?

Pele queimada x pele bronzeada: tem diferença?

Já podemos adiantar que a linha é tênue e a proteção solar é essencial...

O sol é essencial para nossas vidas: seja na praia, na piscina ou até dentro de casa, muita gente não abre mão do bronzeado que vem junto com uma exposição solar mais prolongada. O segredo é saber quando não abusar: a exposição solar além do recomendado pode fazer com que sua pele acabe queimada.

A linha entre a pele queimada e a pele bronzeada é realmente bastante tênue, e é por isso mesmo que é preciso atenção a esses limites. Por isso, nunca é demais lembrar: proteção solar é absolutamente essencial para a saúde. Combinado? Dito isso, seguimos!

Pele queimada x pele bronzeada: diferenças

pele bronzeada surge devido ao aumento da melanina, um pigmento cutâneo que age quando nossa pele entra em contato com a radiação solar, como uma forma de proteção. Quando extrapolamos, como naquele dia incrível na praia, na laje, na piscina ou até na varanda de casa, ela acaba queimada.

+ 5 problemas de pele que podem aparecer no verão

A queimadura solar é o dano causado pela radiação ultravioleta (UV) e que geralmente aparece poucas horas após exposição excessiva à luz do sol. “Quando passamos do ponto, acontece uma queimadura da pele. Temos sinais inflamatórios como vermelhidão, ardor e calor. A pele fica desidratada e sensível e, em muitos casos, temos a morte celular com descamação intensa nos dias seguintes”, explica Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

As queimaduras podem aparecer apenas como uma vermelhidão até a formação de bolhas. Algumas pessoas podem apresentar febre, calafrios e dor de cabeça. Nesses casos, é importante procurar imediatamente um médico, já que pode ser um sinal de insolação.

Dá para se bronzear de forma segura?

Mas Dona Sallve, eu amo me bronzear: dá pra fazer isso de forma segura? Do ponto de vista dermatológico, ficar exposto ao sol não é exatamente a melhor coisa a se fazer. Porém, dá para fazer tudo de uma forma menos danosa e ainda curtir momentos preciosos ao sol.

+ Qual é a relação entre o bronzeamento e o aparecimento de manchas?

“A radiação solar é ao mesmo tempo necessária e danosa. O que vai diferenciar é o grau de exposição. Em pequenas quantidades e nos momentos adequados, a exposição solar tem efeitos benéficos como ativar a cascata de produção da vitamina D. Por outro lado, a exposição exagerada pode causar danos que vão desde queimaduras, vermelhidão, manchas e envelhecimento precoce, a acne, queda da imunidade e câncer de pele”, aponta a Dra. Monalisa Nunes.

Dr. Fábio Gontijo, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em Oncodermatologia do Hospital Albert Einsten, ainda dá algumas dicas preciosas e diz que é preciso paciência. “A melanina se forma somente de 48h a 72h após a exposição solar”, aponta.

+ Acne solar: como prevenir e tratar

“O ideal é não se bronzear nem se queimar. De qualquer forma, cabem algumas orientações para quem ainda assim quiser ficar bronzeado, como não se expor ao sol das 10h às 16h, utilizar o protetor solar e lembrar de reaplicá-lo”, afirma.

Como a incidência de radiação ultravioleta está cada vez mais agressiva em todo o mundo, Dra. Monalisa Nunes ainda faz um alerta: “Esse horário (de não se expor ao sol das 10h às 16h) é recomendado na maioria das literaturas. Porém, considerando que em alguns locais do Brasil a radiação solar é muito mais intensa, vale a pena considerar o bom senso em exposição prolongadas mesmo em horários ditos como seguros”, explica.

Proteção solar é essencial

Mesmo que você adore se bronzear, o protetor solar segue sendo essencial, dentro ou fora de casa, que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.

+ Preciso mesmo passar filtro solar no inverno?

Além disso, é sempre bom ressaltar que, apesar dos cuidados no verão serem muito falados, os danos do sol podem acontecer em todas as estações, principalmente no Brasil. “No verão o problema é maior, pois as pessoas andam mais descobertas, muitas estão de férias e a radiação é mais intensa”, afirma a Dra Monalisa Nunes. Portanto, nada de esquecer o protetor em nenhuma estação!

Dá pra se bronzear mesmo usando protetor?

Surgiu uma dúvida da nossa comunidade: é possível se bronzear mesmo usando protetor solar? Antes de mais nada, a gente relembra que não é recomendado se expor ao sol (ainda mais por um período de tempo maior) sem protetor solar.

Se bronzear é uma delícia, muita gente ama. E, sim, realmente é possível se bronzear usando protetor. O ideal é pegar sol devagar e se expor sempre com o filtro solar. "O bronzeado saudável vem gradativamente e não em um único dia de sol", diz Renata Ribon de Melo, nossa pesquisadora sênior de Pesquisa e Desenvolvimento.

Para entender melhor como isso é possível, vale lembrar aquela história da melanogênese. Quando os raios solares atingem nossa pele, como proteção, o melanócito (célula que produz a melanina) é ativado. Mesmo com a proteção solar, os nossos melanócitos também são ativados, já que há uma baixa energia dos raios solares que chegam na nossa pele. Ou seja, você vai continuar se bronzeando, mas de maneira mais lenta, saudável e uniforme.

Portanto, nada de ficar ao sol sem proteção solar nenhuma. E lembre-se: reaplicar o filtro solar é muito, muito importante.

Proteção na Sallve

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Ah, é importante proteger o corpo e também o rosto, é claro. E é aí que entra o nosso Protetor Solar FPS 60 facial! Com carnosina e vitamina E na fórmula, ele protege contra a radiação UV e os danos causados pela luz azul, visível, infravermelho e poluição. Um aliado e tanto para manter sua pele do rosto protegida!

Já o nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Ainda na linha facial, temos nosso Protetor Solar Com Cor FPS 60. Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele.

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

protetor solar em bastão

Um protetor facial muito resistente? Temos por aqui também. Conheça um protetor solar com alta proteção FPS 60 UVA/UVB e muita resistência à água e ao suor, sendo ideal para uso diário e também para prática de esportes.

Seu formato em bastão, além de ser prático para carregar na bolsa, proporciona uma aplicação rápida e simples, facilitando a reaplicação do protetor ao longo do dia.

Invisível na pele, sua fórmula conta com vitamina E e carnosina, que ajudam a preservar o colágeno e a prevenir os sinais do tempo. Além da alta proteção contra radiação solar, ele também protege contra os danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição. Tudo isso sem deixar a pele pegajosa, arder os olhos ou escorrer.

protetor solar corporal

Temos também o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia. 

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

E aí, que tal incluir o Protetor Solar Corporal na sua rotina?

Hidratante Reparador: aliado dos danos pós-sol

Passou do limite e o bronzeado virou queimado? Atenção! “Em casos de queimaduras de primeiro grau, ou seja, somente vermelhidão, o ideal é aplicar hidratantes e loções calmantes. Em casos de bolhas, o paciente deve procurar o hospital. Devemos lembrar que as queimaduras solares aumentam muito o risco de câncer de pele, por isso, não se esqueça nunca do filtro solar”, completa ainda o Dr. Fábio Gontijo.

E sabe quem pode ser um aliado quando rola aquela vermelhidão e ardência característica dos danos pós-sol? Ele mesmo, o nosso queridíssimo Hidratante Reparador. “Ele tem tudo que uma pele queimada de sol precisa. Ativos hidratantes umectantes, como o pantenol (que penetra a pele, hidratando suas camadas), e oclusivos, como a manteiga de karité (que forma uma capa, minimizando a perda de água da pele), além de ativos calmantes e anti-inflamatórios, como o alfa-bisabolol, e ativos que vão restabelecer a barreira de proteção da pele (ceramidas)”, explica a Dra. Monalisa Nunes.

Spray Reparador Calmante

Um spray que acalma, reduz a vermelhidão e repara a barreira da pele. desenvolvido especialmente para peles sensibilizadas, seja por depilação, condições de pele ou até por exposição solar.

Sua fórmula possui o alto poder hidratante e anti-inflamatório do pantenol combinada a ação calmante do bisabolol. Além disso, conta com phytoesqualano e lúpulo, que proporcionam hidratação e alívio para a pele. com uso facial ou corporal, a fórmula possui eficácia clinicamente comprovada na redução da vermelhidão e alívio da pele em até 30 minutos. Também repara a barreira cutânea, garantindo uma pele mais íntegra e hidratada.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Voltar para o blog