Pele sensibilizada: o que é, quais os sintomas e como cuidar

Pele sensibilizada: o que é, quais os sintomas e como cuidar

A pele sensibilizada é diferente da pele sensível e aqui vamos entender tudo sobre esse estado de pele

Não é de hoje que falamos por aqui que pele sensível e pele sensibilizada são diferentes. A primeira é um tipo de pele, enquanto a segunda é um estado de pele. A pele sensibilizada, diferente da sensível, é temporária e seus cuidados podem ser similares, mas há muito a se falar quando o assunto é sensibilização da pele.

pele sensibilizada

O que é uma pele sensibilizada?

“É uma condição temporária em que a pele apresenta irritação pontual à exposição a determinados agentes. É possível apresentar irritação na pele mesmo quando não se tem a pele sensível”, aponta logo de cara a dermatologista Dra. Lilian Delorenze.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

No caso da pele sensibilizada, quando falamos em agentes causadores pode pensar aí em banho quenteexcesso de produtos de skincare, exagero na remoção da oleosidade da pele e procedimentos estéticos, por exemplo, que afetam a barreira cutânea da pele e podem fazer com que ela tenha reações adversas.

E tem mais um ponto: qualquer tipo de pele pode ficar sensibilizada.

Quais os principais sintomas?

Os sintomas são velhos conhecidos:

  • Vermelhidão
  • Coceira
  • Queimação
  • Ardor
  • Repuxamento
  • Descamação, entre outros.

+ Dermatite atópica: causas, sintomas e tratamento

Quais os principais fatores que sensibilizam a pele?

A Dra. Lilian afirma que muitos fatores podem causar a irritação ou sensibilização da pele, indo desde banhos quentes até procedimentos estéticos. Como principais e mais comuns ela aponta:

  • Uso de ácidos
  • Uso de produtos não indicados para seu tipo de pele
  • Mudanças climáticas bruscas
  • Procedimentos estéticos
  • Exposição solar prolongada e sem filtro solar

+ As 3 etapas essenciais de uma rotina de skincare

Como cuidar de uma pele sensibilizada?

A dermatologista sugere que assim que notar que há irritação na pele, suspenda o uso de produtos mais agressivos e abrasivos, como ácidos e esfoliantes. Se possível, marque uma consulta com seu dermatologista para entender melhor as causas da sensibilização.

“Boas opções para se manter durante esse período são a água micelar, para remover as impurezas de forma sutil; a água termal, pois possui propriedades calmantes; sabonetes hidratantes e protetor solar para peles sensíveis. A vitamina E também pode ser uma aliada, pois ajuda a hidratar e a diminuir a irritabilidade da pele”, sugere.

+ Pele sensível: você sabe qual é o seu tipo?

E como fica a rotina da pele sensibilizada?

Além de interromper tratamentos agressivos, os passos principais devem ser mantidos com alguns cuidados. 

“A higienização da pele deve ser suave, no máximo, duas vezes ao dia, seguindo os passos orientados pelo dermatologista. Uma opção são os sabonetes com texturas em gel ou creme”, alerta a Dra. Lilian Delorenze.

O uso de hidratantes com propriedades calmantes, que auxiliem a reforçar a barreira natural da pele também são indicados.

+ Pele irritada: dermatologista dá dicas de como acalmar e tratar

“Outro fator importante é a hidratação e nutrição de dentro pra fora. Uma boa alimentação, com alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, aliada à ingestão da quantidade diária recomendada de água, acelera o processo de recuperação e renovação da pele”, explica a dermatologista.

E o protetor solar? “Pode continuar a ser utilizado, mas com uma formulação direcionada a peles sensíveis”, completa a médica.

Como acalmar a pele sensibilizada?

De forma geral, para acalmar de forma mais imediata a pele sensibilizada a especialista sugere compressas geladas para reduzir a coceira, produtos que hidratam e acalmem a pele, como água termal, sprays reparadores, hidratantes com ação calmante e reparadora de barreira.

Evitar banhos quentes, sabonetes esfoliantes, buchas ou qualquer forma de limpeza mais agressiva também é essencial.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

Pele reativa é diferente de pele sensibilizada?

Apesar de não parecer, é diferente sim. A médica aponta que, muitas vezes, há uma confusão, mas uma pele reativa é um tipo de pele sensível.

“A pele sensível que, sim, pode ser considerada como reativa por ter baixa tolerância ao uso de diversos produtos e outros fatores externos”, finaliza.

Sallve e a reparação da barreira cutânea

Um creme múltiplo que nutre e repara até as peles mais sensíveis e ressecadas, feito para tratar tanto o rosto quanto áreas específicas do corpo que pedem um alto poder de hidratação, como como mãos, cotovelos e pés.

Sua fórmula combina ativos poderosos com ação tripla: as Ceramidas Biomiméticas atuam como emoliente repondo os espaços entre as células da barreira da pele, o Pantenol e os Eletrólitos atuam como umectantes atraindo água para dentro das células e, por fim, a Manteiga de Karitê e o Alfa-Bisabol agem como uma barreira de proteção prevenindo a perda de água da pele. O resultado é a reparação e nutrição que você sente no toque macio da pele.

Spray Reparador

Um spray que acalma, reduz a vermelhidão e repara a barreira da pele. Desenvolvido especialmente para peles sensibilizadas, seja por depilação, condições de pele ou até por exposição solar excessiva.

Sua fórmula possui o alto poder hidratante e anti-inflamatório do pantenol combinada a ação calmante do bisabolol. além disso, conta com phytoesqualano e lúpulo, que proporcionam hidratação e alívio para a pele. Com uso facial ou corporal, a fórmula possui eficácia clinicamente comprovada na redução da vermelhidão e alívio da pele em até 30 minutos. também repara a barreira cutânea, garantindo uma pele mais íntegra e hidratada.

Voltar para o blog