Melaleuca: o que é, para que serve e quais os benefícios

Melaleuca: o que é, para que serve e quais os benefícios

O óleo de melaleuca tem propriedades antissépticas e antibacterianas e é um ótimo aliado da acneica, além de ser a estrela da Linha Antiacne da Sallve

A história de usar o óleo de melaleuca na pele pode até parecer "recente", mas não é! Saiba que suas propriedades já são conhecidas há muitos anos pelos povos nativos australianos, viu?

melaleuca

O que é a melaleuca?

Também conhecido como Tea Tree Oil, ele é extraído da folha da árvore Melaleuca Artenifolia, que é da Austrália, mas também é cultivada na Europa, América do Sul e Ásia.

Os principais usos do óleo da árvore do chá, historicamente, estão ligadas ao uso medicinal, incluindo propriedades antissépticas.

Atualmente, é incorporado como um ingrediente ativo em muitas formulações tópicas usadas para tratar infecções de pele. 

Para que serve a melaleuca?

O óleo de melaleuca é muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. Além disso, é considerado uma substância antioxidante.

+ 9 dicas simples para cuidar da pele oleosa

A grande estrela do óleo de melaleuca é um composto chamado terpine-4-ol (falamos mais sobre ele aqui!), que é muito conhecido por sua atuação contra bactérias, vírus e fungos, além de vários outros pontos que são excelentes para a pele.

Quais os benefícios?

Para a pele, os benefícios mais conhecidos do óleo de melaleuca tem tudo a ver com peles oleosas e/ou acneicas, por isso é mais indicado para esse tipo de pele. E aqui a gente te conta os principais:

  • Auxilia no tratamento da acne: O ativo pode ser efetivo no tratamento da acne, como já mostraram diversos artigos científicos. A melaleuca é anti-inflamatória e antisséptica. Por conta do composto 4-terpineol, ele "combate" a bacteria Cutibacterium acnes, que leva ao desenvolvimento de acne inflamatória.

  • É anti-inflamatório: o 4-terpineol também age como um poderoso anti-inflamatório, agindo ao inibir citoquinas pró-inflamatórias, moléculas associadas a inflamações. Com isso, ajuda a reduzir a vermelhidão e irritação na pele.

  •  É antisséptico e antibacteriano: o 4-terpineol combate certas bactérias, além de aumentar a atividade dos glóbulos brancos, que auxiliam no combate de germes e outros invasores, como apontam alguns estudos.

  • Ajuda com o controle de oleosidade da pele: exatamente por sua propriedade antiséptica também pode ajudar a controlar a oleosidade. Um estudo de 2016, mostrou que participantes de pesquisa que usaram um protetor solar com óleo de melaleuca por 30 dias, tiveram melhoria significativa na oleosidade da pele.

  • Ajuda a tratar fungos nas unhas: um outro benefício curioso é que a aplicação tópica do óleo concentrado pode ajudar a curar infecções por fungos nas unhas, como aponta um estudo da Universidade Federal de Santa Maria.

+ Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar

Ah e tem mais uma coisinha! Em um estudo, em uma concentração de 5%, o óleo se mostrou tão eficaz quanto o peróxido de benzoíla, um ingrediente famoso no tratamento de peles acneicas. A vantagem foi que o óleo de melaleuca irritou menos a pele. 

Como usar?

Geralmente, a substância pode ser usada topicamente, em sua forma concentrada, diretamente em cima da espinha inflamada, por exemplo. Porém, também pode ser um ativo usado em dermocosméticos, como sabonetes, loções, tônicos e hidratantes, o que pode ser interessante por estar reunido com outros ativos, potencializar os efeitos do óleo.

É seguro?

É importante ressaltar que o óleo concentrado, em sua forma 100% pura, pode ser muito forte se usado excessivamente, principalmente, para peles mais sensíveis, podendo causar irritações. O ideal é usá-lo de forma diluída ou em baixas concentrações em produtos dermocosméticos. Confira também se o produto que você usa já não é diluído, algumas vezes são usados até óleos minerais para esse fim.

+Por que é ruim espremer espinha? 

Um outro ponto importante! Contamos para você os potenciais benefícios do óleo de melaleuca, segundo a literatura científica, mas tudo depende da origem e como ele é manipulado até chegar ao consumidor. Caso isso não seja feito da maneira correta, ele pode, sim, perder várias propriedades. Portanto, conheça os processos e pesquise sobre a empresa que você escolheu!

Melaleuca na Sallve

A melaleuca também aparece nos ingredientes da nossa Bruma Reequilibrante. Com sua fórmula super leve e reguladora, além de ajudar no controle da oleosidade e no tratamento da acne, reduz imediatamente o brilho excessivo e a aparência de poros, além de auxiliar na regulação do microbioma da pele e na redução do aparecimento de cravos e espinhas a longo prazo.

+ Conheça a Linha Antiacne da Sallve

Linha Antiacne

Aqui na Sallve, a melaleuca é a estrela de quatro produtos da Linha Antiacne:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade da pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva. 

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Alguns estudos e referências usados para este texto

Tea tree oil

Does Tea Tree Oil Help Acne?

Melaleuca alternifolia (Tea Tree) Oil: a Review of Antimicrobial and Other Medicinal Properties

The dynamics and mechanism of the antimicrobial activity of tea tree oil against bacteria and fungi.

Biological activity of Melaleuca alternifola (Tea Tree) oil component, terpinen-4-ol, in human myelocytic cell line 

Tea Tree Oil

Acne Vulgaris

The efficacy of 5% topical tea tree oil gel in mild to moderate acne vulgaris

Antifungal Activity of Nanocapsule Containing Tea Tree Oil 

Development and Preliminary Cosmetic Potential Evaluation of Melaleuca alternifolia cheel (Myrtaceae) Oil and Resveratrol for Oily Skin
 

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog