Resveratrol: o que é, como age na pele e para que serve

Resveratrol: o que é, como age na pele e para que serve

O resveratrol é um polifenol encontrado, principalmente, na casca e nas sementes das uvas vermelhas ou pretas. E ele é cheio de benefícios para a nossa pele!

resveratrol

Uma taça de vinho tinto todos os dias faz bem para saúde, dizem por aí. Você pode acreditar ou não, mas a verdade é que essa história parece ter fundamento mesmo. Tanto é que um ingrediente presente no vinho tinto está dando o que falar no mundo dos cosméticos. Prazer, resveratrol!

+ Como agem os antioxidantes da fórmula do Antioxidante Hidratante?

O nome não é dos mais fáceis e até a pronúncia fica meio enrolada, mas o que você precisa saber é que ele atua diretamente na prevenção do envelhecimento precoce. Já é no mínimo para morrer de amores, né?

O que é o resveratrol?

O resveratrol é um polifenol encontrado, principalmente, na casca e nas sementes das uvas vermelhas ou pretas – por isso é presente no vinho e no suco de uva tinto. Além disso, amoras, mirtilo, cranberry, cacau e amendoim também contém o composto.

Quais os benefícios?

Estudos apontam vários benefícios do composto, como ser anti-inflamatório, cardioprotetor, hepatoprotetor, ajudar na prevenção de diabetes, auxiliar no emagrecimento, entre outros pontos.

Antioxidante Hidratante FPS 30, Protetor Solar, Antioxidante Hidratante: as diferenças

No quesito pele, o que muito nos interessa é o fato do composto ser antioxidante e ter ação protetora contra a radiação ultravioleta.

Como você já deve saber, a partir dos 18 anos, quando nos tornamos adultos, a pele começa a sofrer gradualmente com a diminuição da produção de elastina e colágeno. Este último, a partir dos 35 anos, começa a cair drasticamente. Somando a ação dos radicais livres - graças a poluição e radiação solar, por exemplo,- e aí já podemos dar as boas-vindas ao envelhecimento precoce.

+ Qual é a importância de usar antioxidantes a partir dos 18 anos?

E aí que o resveratrol entra. Por ser um polifenol, ele tem propriedades bioativas, como a eliminação de radicais livres, protegendo a pele do fotoenvelhecimento, do estresse oxidativo e também de doenças de pele, como aponta esse estudo da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

resveratrol

Com isso, o ativo traz como benefícios:

  • melhora a aparência de rugas e linhas finas;
  • dá firmeza e elasticidade para a pele;
  • combate a hiperpigmentação;
  • viço para a pele;
  • como tem atributos anti-inflamatórios, o ingrediente ajuda a acalmar peles irritadas, reduzindo a vermelhidão.

É o antioxidante mais poderoso de todos?

Não é bem assim, mas a verdade é que ele sai na frente na efetividade. Um artigo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology aponta que ele deixa a Vitamina E e C comendo poeira em alguns pontos. O composto tem 95% de efetividade na prevenção de danos oxidativos na pele, enquanto a Vitamina E atingiu 65% de sucesso e a vitamina C, 37%. O resveratrol é também 17 vezes mais eficaz que os produtos que contêm idebenona, um antioxidante sintético.

+ Por dentro da nova fórmula do Antioxidante Hidratante

Isso quer dizer que todos esses antioxidantes são inúteis? Não! Até por que quando é aliado à Vitamina E (como acontece na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante) ele funciona super bem nessa parceria e reforça a prevenção do envelhecimento. Ou seja, força redobrada!

Resveratrol na Sallve

Você já conhece nosso Antioxidante Hidratante, um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhosrosto e pescoço? Ele combina a hidratação do ácido hialurônico a seis antioxidantes. Além da carnosina, há a nano vitamina C a 10%, vitamina E, resveratrolniacinamida e cafeína. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

+ Das colabs à fórmula: como nasceu o Antioxidante Hidratante?

O Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul.

resveratrol

Já o nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

+ 7 benefícios incríveis do Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! 

>>> Quiz: o que a sua pele (realmente) precisa? descubra agora <<<

Algumas referências e estudos usados para este texto:

Resveratrol para cosméticos no clareamento da pele

Development and evaluation of resveratrol, Vitamin E

Resveratrol as an active ingredient for cosmetic and dermatological applications: a review

Recent studies on resveratrol and its biological and pharmacological activity

Potencialidades cosméticas do Resveratrol: uma visão geral

O Resveratrol como molécula anti-envelhecimento

What Is Resveratrol Used For?

Resveratrol - Paula's Choice

The Grape Antioxidant Resveratrol for Skin Disorders: Promise, Prospects, and Challenges

Five Super Anti-Aging Antioxidants Your Skin Needs 

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fala com a gente. Adoramos trocar experiências ;)

Voltar para o blog