Retinol e protetor solar: uma dupla inseparável e necessária!

Retinol e protetor solar: uma dupla inseparável e necessária!

Você já deve ter ouvido por aí que o retinol tem uso noturno, aqui te explicamos mais detalhes sobre isso e por que, afinal, o protetor solar tem uso indispensável

Nossos Óleo Antissinais e Sérum Antissinais são poderosos tratamentos noturnos para sinais do envelhecimento da pele. Notou a palavra "noturno" por ali? Isso tem muitíssimo a ver com a presença do retinol 0.3% nas formulações. Mas afinal por que o uso desse ativo não é recomendado de dia? Ou por que o uso de protetor solar se torna ainda mais indispensável quando usamos retinol? Temos respostas para todas as perguntas!

retinol e protetor solar

O retinol é fotossensível

O retinol tem o uso noturno recomendado por uma razão muito simples: ele é um ativo fotossensível. E o que significa isso, Sallve? Com a palavra, Renata Ribon de Melo, pesquisadora da nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento:

"Significa que, quando entrar em contato com a radiação solar, o retinol vai sofrer uma alteração na molécula dele. E aí o que isso pode causar? Irritação na pele, vermelhidão, manchas, reações na nossa pele."

+ 5 motivos para proteger sua pele dos danos da exposição solar

Portanto, o retinol precisa ser utilizado de noite, quando não temos radiação solar. E, no dia seguinte, além de lavar o rosto com um limpador facial, o uso de proteção solar é essencial.

Retinol e protetor solar: não dá pra separar essa dupla!

Mas por que no dia seguinte precisa usar proteção solar? Primeiro, porque o uso do protetor solar é um dos passos básicos para rotina de cuidados com a pele. Seu uso já deve ser diário, faça chuva ou faça sol, independente de usar retinol ou não.

+ Precisa usar protetor solar dentro de casa?

 "O protetor solar é essencial para prevenção do câncer de pele e envelhecimento precoce, tratar várias doenças de pele como melasma, acne ou rosácea e também para manter a pele saudável, uma vez que a radiação solar causa diversos danos à nossa pele", já nos alertou a Dra. Monalisa Nunes.

Quando usamos retinol, ele se prova ainda mais indispensável porque, afinal, ele é um ativo que pode sensibilizar a pele e causar algumas irritações. Com isso, nossa pele fica realmente mais sensível e mais suscetível a alguns danos da radiação ultravioleta, podendo gerar manchas ou piorar condições de pele que você já tem.

E tem mais um ponto. Não faz sentido você fazer um tratamento com retinol, seja para tratar linhas e rugas ou cuidar das manchas, se você não usa protetor solar todos os dias.

+ Como passar protetor solar corretamente e reaplicar durante o dia

A radiação UV é um fator desencadeante da produção de melanina de maneira desequilibrada, o que acaba gerando manchas. E isso não é tudo: "a exposição solar faz com que diminua a produção de colágeno muito mais rapidamente. Ela, inclusive, "mata" alguns fibroblastos, células envolvidas nessa produção. Isso sem contar o envelhecimento epidérmico superficial, em que a exposição solar deixa a pele com uma aparência mais áspera e com algumas manchas, o que evidencia ainda mais as rugas", já nos contou o Dr. Abdo Salomão, Doutor em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP).

A Renata, nossa pesquisadora, complementa: “O retinol é fotossensibilizante, é um ativo que é sensível ao sol. Mas realmente não é só isso. Temos que lembrar que o sol induz aumento na produção de radicais livres, degrada fibras de colágeno, contribui para produção de manchas e para o envelhecimento precoce da pele. Então, é como se uma coisa anulasse a outra. O tratamento não funciona bem. Por isso que a gente reforça ainda mais o uso do protetor solar sempre."

Proteção solar na Sallve

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Já o nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Ainda na linha facial, temos nosso Protetor Solar Com Cor FPS 60. Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele.

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

Óleo Antissinais

O Óleo Antissinais é um óleo com retinol 0.3% que entrega tratamento potente da pele. Além de hidratar, reduz a aparência de poros, trata linhas e rugas, melhora firmeza e elasticidade da pele, promove a renovação celular, uniformiza tom e textura e aumenta a luminosidade.

Na fórmula, ainda temos fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e na hidratação da pele.

Sérum Antissinais

Sérum Antissinais é um sérum hidratante com retinol puro a 0,3% para tratamento noturno, que promove uma potente renovação celular. aliado a ativos poderosos como peptídeo de cobre e niacinamida, aumenta a síntese de colágeno, diminui a profundidade de rugas e linhas finas, minimiza a aparência de poros dilatados, uniformiza tom e textura, suaviza marcas, além de promover melhora da firmeza e da elasticidade da pele. a fórmula ainda conta com ácido hialurônico, que promove hidratação à pele. 

Voltar para o blog