Tendência do K-beauty, o slugging ganhou muita popularidade nas redes sociais - e com motivo! A técnica de terminar a rotina de cuidados noturna com um emoliente oclusivo pode realmente trazer benefícios incríveis para sua pele.
O que é o slugging?
A palavra "slugging" vem de "slug", que significa lesma em inglês. A prática, indicada principalmente para peles secas e ressecadas, ganha esse nome por conta da textura do emoliente oclusivo usada nela, mais "gosmenta" mesmo.
+ Pele seca ou desidratada? Entenda a diferença entre elas
E, afinal, o que é o slugging? Aplicar uma camada de vaselina como último passo da sua rotina de cuidados noturna, garantindo uma pele mais hidratada, viçosa e com barreira cutânea íntegra.
"Por ser um derivado do petróleo, é extremamente oclusivo. Se ela for utilizada como o último passo da rotina de skincare, vai funcionar como uma camada protetora que não deixa a pele entrar em contato com o meio ambiente, além de potencializar as funções dos cremes aplicados antes a ela", aponta a Dra. Cintia Guedes, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
+ Xerose cutânea é pele seca? Te explicamos direitinho por aqui!
O que é um emoliente oclusivo?
Vamos começar por emolientes! Emolientes são óleos vegetais, ácidos graxos (ômega 6 e 3) ou lipídios de consistência fluida que formam uma camada protetora sobre a pele. Essa camada previne que a sua pele perca água, mantendo a umidade no interior das células córneas e ainda assegurando o nível adequado de umidade no extrato córneo. Resultado? Pele macia, suave e flexível.
+ Umectantes e emolientes: qual é a diferença entre eles?
Agentes emolientes, como as ceramidas e a manteiga de karité, são ótimos justamente para a prevenção das rugas do ressecamento da pele, por exemplo. Além disso, em uma fórmula, são responsáveis por fazer com que ela se espalhe melhor sobre a nossa pele.
Ao contrário do que pode se pensar, porém, emolientes não depositam água na pele: eles criam uma capacidade maior de retê-la. Sabe aquele velho papo de passar seu hidratante logo após o banho? É exatamente por isso: quando você o faz, retém toda aquela água na sua pele - e o emoliente dá um super boost nesse processo, agindo como um escudo.
+ 70% da nossa pele é água: já parou pra pensar nessa relação?
E o que significa ser oclusivo? Quem explica é a nossa Renata Ribon de Melo, pesquisadora da Sallve: "quando falamos em oclusivo, falamos da fórmula, não de um ativo específico. O chassi da fórmula é oclusivo quando ele forma uma camada sobre a pele e não deixa a água passar, mantendo a barreira cutânea íntegra."
Dito isso, vale ressaltar que nada disso tem a ver com fechar poros e causar acne. Um produto pode ser um emoliente oclusivo e não-comedogênico. "A oclusão não necessariamente causa comedão", reforça Renata.
+ Pele seca pode ter acne assim como a pele oleosa?
Bom, como você deve ter notado, para fazer o slugging não precisa usar vaselina, mas qualquer outro produto que tenha emolientes e característica oclusiva, de formar essa camada protetora sobre a pele.
Quais os benefícios do slugging?
A Dra. Cintia Guedes explica que os benefícios principais são:
- Evitar a perda de água da pele
- Auxiliar na hidratação
- Contribuir para regeneração da pele
- Melhora a aparência geral da pele, incluindo linhas finas
Como fazer?
O slugging vai ser a etapa final da sua rotina de cuidados noturna. Terminou de passar o último produto? Aplique um emoliente oclusivo.
+ Rotina de skincare diurna e noturna: o que usar em cada uma
A maioria das rotinas de slugging são simples e práticas, evitando esfoliantes e ácidos nas noites que você optar por fazer essa técnica. "Quem usa ácidos noturnos na pele deve evitar o uso de petrolatos (como a vaselina), porque a oclusão da pele aumenta a penetração dos ácidos, podendo causar irritação", afirma a Dra. Cintia Guedes.
Portanto, lave o rosto, aplique um sérum de sua preferência ou um hidratante leve e finalize com a vaselina.
+ Skin cycling: o que é, quais os benefícios e como fazer
E precisa ser vaselina? Não, não precisa, como te contamos ali em cima. "O óleo de coco também é uma excelente opção", completa a dermatologista.
Tenho acne, posso fazer slugging?
O slugging não deve parecer muito atrativo para as peles oleosas e acneicas, mas ele também pode trazer vantagens, como regenerar a pele após tratamentos potentes, como retinóides.
+ 8 mitos sobre a acne desvendados para aprender a tratar
Porém, o melhor é consultar o seu dermatologista para entender qual o melhor produto para a técnica no seu caso. A vaselina, por exemplo, não é a melhor opção, segundo a Dra. Cintia. "Pode obstruir os poros, piorando o quadro de acne", afirmou.
Dá para fazer slugging com a Sallve?
Sim, sim e sim! Temos o integrante perfeito para você inserir o slugging na sua vida. Olá, Hidratante Reparador!
É só você lavar o rosto com o Limpador Facial, Antiacne ou Enzimático, seguir com sua rotina de cuidados noturna e finalizar com o Hidratante Reparador.
+ 13 mitos e verdades sobre hidratação da pele para sabermos já!
Mas, Sallve, minha última etapa da rotina é o Óleo Antissinais, Óleo Antiacne ou Óleo Antioxidante, dá pra fazer? "Você pode misturar as gotas do óleo que usa com o Hidratante Reparador pra potencializar o tratamento", indica Renata Ribon de Melo, nossa pesquisadora.
Hidratante Reparador
O Hidratante Reparador é um creme múltiplo, que nutre e repara até as peles mais sensíveis e ressecadas, feito para tratar tanto o rosto quanto áreas específicas do corpo que pedem um alto poder de hidratação, como como mãos, cotovelos e pés.
Sua fórmula combina ativos poderosos com ação tripla: as ceramidas atuam como emoliente repondo os espaços entre as células da barreira da pele, o Pantenol e os Eletrólitos atuam como umectantes atraindo água para dentro das células e, por fim, a Manteiga de Karitê e o Alfa-Bisabol agem como uma barreira de proteção prevenindo a perda de água da pele. O resultado é a reparação e nutrição que você sente no toque macio da pele.