vitamina C para pele sensível

Vitamina C para pele sensível: quais os cuidados e como usar

Quem tem pele sensível pode enfrentar sensibilidade com uso de diversos ativos: inclusive a famosa vitamina C

Ei, você que tem pele sensível já sentiu desconforto ou sensibilidade ao usar algum ativo super famoso do mundo do skincare que todo mundo usa? Pois bem, hoje esse papo é justamente com você! Não é nada incomum ver pessoas de pele sensível terem quadros de sensibilidade desencadeados até por ativos muito estudados e super bem aceitos por muitos tipos de pele, como a vitamina C. E é claro que isso tem explicação e vamos te contar tudo por aqui!

vitamina C para pele sensível

A pele sensível

A pele sensível é um diagnóstico que pode aparecer em qualquer momento da vida e pode ser comum aos 4 tipos de pele tradicionais, você pode ter uma pele oleosa sensível ou até uma pele seca sensível, por exemplo.

+ Pele irritada: como acalmar, tratar e usar o tempo a seu favor

Quem tem esse tipo tem a pele mais suscetível a vermelhidão, inflamação e ao ressecamento. Isso porque, no geral, ela tem uma composição mais fina do que as tidas como “normais”. A barreira cutânea é mais frágil e, por isso, tem uma tendência maior a essa reatividade.

Lembrando que é a barreira cutânea que, equilibrada, vai proteger sua pele de inflamações, irritações e até infecções, além de mantê-la hidratada. Essa barreira protetora/cutânea é uma barreira natural do nosso corpo que protege nossa pele de qualquer reação negativa, ajudando-a, ao mesmo tempo, a lidar com agressores externos.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

Há muitos fatores que podem contribuir para a pele sensível. Entre eles, a poluição, exposição solar, estresse, ansiedade, medicamentos, genética, doenças de pele e, inclusive, o uso de cosméticos.

"É até uma convenção científica, que produtos cosméticos para pele sensível precisam ter o mínimo de ingredientes possível, uma fórmula bem minimalista. Conservantes, emulsionantes, que o chassi de fórmula realmente seja pensado para esse tipo de pele", explica Ana Paula Fonseca, da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Vitamina C e pele sensível

Muita gente que tem pele sensível enfrenta um pouco de dificuldade para usar Vitamina C. E, sim, apesar de ser um ativo muito famoso e bem aceito por todos os tipos de pele, pode acabar causando irritação para a pele sensível, como vários outros ativos. "Quem tem pele sensível pode ter ardor e queimação ao aplicar a vitamina C", explica a Dra. Cintia Guedes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

"A vitamina C (ácido ascórbico) pode causar irritação da pele sensível. Os cuidados devem ser redobrados principalmente para aqueles que possuem pele oleosa e acneica, além das peles sensíveis. É importante procurar uma vitamina C que seja adequada ao seu tipo de pele. Quem tem pele sensível também deve ter mais atenção, pois a vitamina C pura tem mais chance de irritar a pele", conta.

+ Vitamina C pode dar acne? Dermatologista esclarece a dúvida

A dermatologista alerta que o que causa muitas vezes a vermelhidão, o aparecimento de bolinhas e até de acne não é a vitamina C em si. "Ela pode piorar o quadro de acne se for usada em veículos muito oleosos, como cremes ou loções. Nesse caso é melhor optar por séruns, que tem textura mais leve", dá a dica.

"A vitamina C não causa acne, mas o veículo do produto pode provocar o aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, qualquer tipo de cosmético pode dar uma dermatite de contato, por exemplo. E o mesmo pode acontecer com o uso de vitamina C. Nesse caso, podem aparecer manchas vermelhas com muita coceira nos locais de aplicação", finaliza.

O que se atentar e como usar

E o que fazer para não errar na hora de usar um produto com vitamina C, já que tenho pele sensível? Procurar um dermatologista e usar produtos que sejam específicos para esse tipo de pele, é um passo importante. Mas a Dra. Cintia ainda dá as dicas e reforça que hidratação é um passo chave.

+Vitamina C antes do protetor solar eleva proteção da pele

Lembra que dissemos que quem tem pele sensível tem uma barreira cutânea mais frágil? Pois bem, hidratar e manter a barreira cutânea saudável e íntegra já diminui muito a chance de possíveis reações.

A Dra. Cintia explica melhor: “Nossa pele funciona como um muro para evitar a entrada de qualquer coisa que seja nociva ao corpo. Se esse muro tiver pequenas rachaduras ou falhas, a chance de acontecer alguma coisa (irritação, infecções) é muito grande. Se a nossa pele está íntegra fica mais difícil aparecer qualquer tipo de ardência, irritação.”

“Geralmente melhorando a barreira cutânea com o uso de hidratantes, essa irritação passa. O uso de produtos em dias alternados diminui a chance de sensibilidade, já q a pele se acostuma lentamente com a nova rotina de cuidados. Usar vitaminas C com concentrações menores também funciona”, afirma a dermatologista.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

Sobre a hidratação, a dermatologista aponta que alguns dermocosméticos combinam vitamina C com hidratantes, o que pode ser uma boa saída para peles sensíveis que já tiveram problemas com o ativo.

“O ideal é usar um bom hidratante, que auxilia na manutenção da barreira da pele, diminuindo a chance de sensibilidade. Algumas vitaminas C tem ativos hidratantes, como ácido hialurônico, na formulação, o que pode ajudar”, completa.

Antioxidante Hidratante Pele sensível

Um sérum hidratante com nano vitamina C 10%, que alia alta hidratação com ação antioxidante e prevenção dos sinais do tempo. sua fórmula conta com 3 tipos de vitamina C, que atuam para uniformizar o tom e a textura da pele, trazendo de volta o viço e luminosidade natural.

Desenvolvido para peles sensíveis, que por muitas vezes não se adaptam a fórmulas com vitamina C, ele conta ainda com mais dois super antioxidantes, a Astaxantina e a Quercetina, aliados a todo o poder calmante e hidratante do Bisabolol e do Phytoesqualano. o resultado é a prevenção e suavização de linhas finas, maciez, viço e uma pele muito mais uniforme.

“Fizemos essa fórmula mais hidratante, porque a pele sensível tem um maior dano de barreira cutânea. Ele foi totalmente pensado para pele sensível, desde os conservantes aos ativos”, conta Renata Ribon de Melo, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Vem conhecer o Antioxidante Hidratante Pele Sensível!

Voltar para o blog