Vitamina C antes do protetor solar eleva proteção contra os efeitos do sol

Se usados juntos, estudos apontam que vitamina C e protetor solar reforçam ainda mais a proteção no combate a ação dos radicais livres

Uma das melhores formas de proteger a sua pele – faça chuva ou faça sol! - é usar um bom protetor solar. Sem rodeios, ele é o produto número um quando falamos da prevenção ao envelhecimento precoce da nossa pele. Mas você sabia que combinar vitamina C e protetor solar pode aumentar a proteção contra os efeitos da exposição ao sol? Sim, é a mais pura verdade!

A vitamina C é um nutriente hidrossolúvel, que apesar de ser essencial para o nosso organismo, não é produzido naturalmente por ele. Quando falamos em pele, o uso tópico pode fazer maravilhas por ela e, entre seus muitos benefícios, está sua ação antioxidante, que auxilia no combate aos efeitos nocivos da exposição solar e da poluição, que induzem a presença de radicais livres.

vitamina-c-protetor-solar

Por que combinar vitamina C e protetor solar?

Bom, primeiro vale lembrar que a vitamina C é capaz de neutralizar os radicais livres, moléculas soltas de oxigênio nas células e que aceleram o processo de envelhecimento da pele. Porém, ainda assim, ela não fornece uma proteção completa a exposição solar.

Só por isso, já é motivo suficiente para você combinar os dois. Mas essa parceria é mais ampla. “A vitamina C ajuda a combater os radicais livres e também os efeitos antioxidantes do meio ambiente aumentando a potência do protetor solar”, afirma o Dr. Lucas Fustinoni.

De acordo com artigos científicos, os filtros solares bloqueiam apenas 55% dos radicais livres produzidos pela exposição aos raios UV. Para otimizar a proteção UV, é importante usar protetores solares combinados a um antioxidante tópico.

Em condições de laboratório, foi demonstrado que a aplicação de vitamina C tópica de 10% mostrou redução estatística de eritema induzido por UVB em 52% e formação de células de queimadura solar em 40-60%. Ou seja, apesar de serem incríveis sozinhos, vitamina C e protetor solar tem benefícios multiplicados quando usados juntos.

Vitamina C e filtro solar: aliados de uma pele saudável

"Principalmente agora no verão, em que é comum ondas maiores de radiação ultravioleta, é importante ter um cuidado redobrado para manter uma pele sempre saudável. Grande parte do envelhecimento ocorre devido a redução da produção de fibras de colágeno e elastina e da destruição das fibras existentes. Então, tanto a vitamina C quanto o filtro solar ajudam na não destruição dessas fibras existentes e a proliferação de novas fibras de colágeno tornando a pele muito mais firme e saudável ao longo do tempo", diz o Dr. Fustinoni. 

Ainda segundo o especialista, "a vitamina C age nas camadas mais profundas da pele ativando os fibroblastos, enquanto o filtro solar age nas camadas mais superiores impedindo a penetração de radiação ultravioleta", aponta.

"Imagine que nossa pele é como se fosse uma cidade que está sendo atacada, se essa cidade tiver mais prédios e mais construções ela resistirá melhor ao ataque, mesma coisa a nossa pele: quanto mais colágeno mais elastina e antioxidantes, mais ela resistirá a esse ataque de radiação", exemplifica.

Como exatamente um ajuda o outro?

A radiação ultravioleta é capaz de penetrar vários milímetros na nossa pele. Isso pode parecer pouco, mas na realidade é bastante profundo. "Quando essa radiação penetra no núcleo das células basais germinativas, alteram o material genético podendo levar a alterações ao longo do tempo e até gerar câncer de pele", conta o Dr. Lucas Fustinoni.

"A vitamina C presente na pele ajuda a combater esses danos tanto do material genético quanto das fibras de colágeno e elastina, reduzindo os efeitos da radiação ultravioleta na pele. Além disso, por ajudar a estimular a produção de colágeno pelos fibroblastos acaba criando um escudo maior de proteção da pele impedindo o envelhecimento precoce", completa. 

Vitamina C e protetor solar: como deve ser o uso dessa combinação?

De acordo com o Dr. Fustinoni, a vitamina C será mais eficaz quando utilizada antes do filtro solar - inclusive, como apontam estudos sobre o assunto. "Por não interagir negativamente com o sol na pele, a vitamina C pode ser utilizada durante o dia sem riscos de manchas ou hipercromia", conta.

"Uma coisa bem importante salientar é que a vitamina C é uma molécula extremamente instável. Esse produto exige vários cuidados como evitar a exposição ao sol, temperaturas muito altas, umidade presente (muito comum no banheiro), porque isso pode degradar a molécula e fazer com que o produto perca seus efeitos. Por ser uma molécula muito instável quimicamente, ela é de difícil manipulação e por isso é sempre importante comprar de produtores e fabricantes confiáveis", completa.

antioxidante hidratante

Você já conhece o Antioxidante Hidratante da Sallve? Em textura sérum-gel, ele é multifuncional, e foi feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço.

Ele combina a hidratação do ácido Hialurônico a cinco antioxidantes preciosos: nano Vitamina C a 10%, vitamina E, resveratrol, niacinamida e cafeína. Graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

Nosso Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados, previne linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço e devolve a luminosidade e o viço da pele - e é o parceiro perfeito do seu protetor solar!

Artigos e estudos usados para este texto

Protective effect of vitamin C treatments on UVB-irradiation-induced skin damage

Vitamin C in dermatology

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading