antioxidante hidratante

Vitamina C antes do protetor solar eleva proteção da pele

Se usados juntos, estudos apontam que vitamina C e protetor solar reforçam ainda mais a proteção no combate a ação dos radicais livres

Uma das melhores formas de proteger a sua pelefaça chuva ou faça sol! - é usar um bom protetor solar. Ele é o produto número um quando falamos da prevenção de melanoma, envelhecimento precoce e manchas da pele. Mas você sabia que combinar vitamina C e protetor solar pode aumentar a proteção contra os efeitos da exposição ao sol?

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

A vitamina C é um nutriente hidrossolúvel, que apesar de ser essencial para o nosso organismo, não é produzido naturalmente por ele. Quando falamos em pele, o uso tópico da vitamina C pode fazer maravilhas por ela e, entre seus muitos benefícios, está sua ação antioxidante, que auxilia no combate aos efeitos nocivos da exposição solar e da poluição, que induzem à presença de radicais livres.

vitamina-c-protetor-solar

Por que combinar vitamina C e protetor solar?

Primeiro, vale lembrar que a vitamina C é capaz de neutralizar os radicais livres, que são moléculas soltas de oxigênio nas células e que aceleram o processo de envelhecimento da pele. Porém, ainda assim, ela não fornece uma proteção completa contra os danos da exposição solar.

Mas essa parceria é ainda mais ampla: “A vitamina C ajuda a combater os radicais livres e também os efeitos antioxidantes do meio ambiente, aumentando a potência do protetor solar”, afirma o dermatologista Dr. Lucas Fustinoni.

+ Como nosso Protetor Solar FPS 60 age contra a radiação solar?

De acordo com artigos científicos, os filtros solares bloqueiam apenas 55% dos radicais livres produzidos pela exposição aos raios UV. Para otimizar a proteção UV, é indicado usar protetores solares combinados a um antioxidante tópico.

Em condições de laboratório, foi demonstrado que a aplicação de vitamina C tópica de 10% mostrou redução estatística de eritema induzido por UVB em 52% e formação de células de queimadura solar em 40-60%. Ou seja, apesar de serem incríveis sozinhos, vitamina C e protetor solar tem benefícios multiplicados quando usados juntos.

+ Protetor solar dentro de casa: preciso mesmo usar?

Vitamina C e filtro solar: aliados de uma pele saudável

"Principalmente no verão, em que ondas maiores de radiação ultravioleta são mais comuns, é importante ter um cuidado redobrado para manter uma pele sempre saudável. Grande parte do envelhecimento cutâneo ocorre devido à redução da produção de fibras de colágeno e elastina e da destruição das fibras existentes. Então, tanto a vitamina C quanto o protetor solar ajudam na não destruição dessas fibras existentes e a proliferação de novas fibras de colágeno tornando a pele muito mais firme e saudável ao longo do tempo", afirma o Dr. Fustinoni. 

Ainda segundo o especialista, "a vitamina C age nas camadas mais profundas da pele ativando os fibroblastos, enquanto o filtro solar age nas camadas mais superiores impedindo a penetração de radiação ultravioleta", aponta.

"Imagine que nossa pele é como se fosse uma cidade que está sendo atacada, se essa cidade tiver mais prédios e mais construções ela resistirá melhor ao ataque, mesma coisa a nossa pele: quanto mais colágeno mais elastina e antioxidantes, mais ela resistirá a esse ataque de radiação", exemplifica.

Como exatamente um ajuda o outro?

antioxidante hidratante

A radiação ultravioleta é capaz de penetrar vários milímetros na nossa pele. Isso pode parecer pouco, mas na realidade é bastante profundo. "Quando essa radiação penetra no núcleo das células basais germinativas, alteram o material genético podendo levar a alterações ao longo do tempo e até gerar câncer de pele", conta o Dr. Lucas Fustinoni.

"A vitamina C presente na pele ajuda a combater esses danos tanto do material genético quanto das fibras de colágeno e elastina, reduzindo os efeitos da radiação ultravioleta na pele. Além disso, por ajudar a estimular a produção de colágeno pelos fibroblastos acaba criando um escudo maior de proteção da pele impedindo o envelhecimento precoce", completa. 

Vitamina C e protetor solar: como deve ser o uso dessa combinação?

De acordo com o Dr. Fustinoni, a vitamina C será mais eficaz quando utilizada antes do protetor solar - inclusive, como apontam estudos sobre o assunto. "Por não interagir negativamente com o sol na pele, a vitamina C pode ser utilizada durante o dia sem riscos de manchas ou hipercromia", conta.

"Uma coisa bem importante salientar é que a vitamina C é uma molécula extremamente instável. Esse produto exige vários cuidados como evitar a exposição ao sol, temperaturas muito altas, umidade presente (muito comum no banheiro), porque isso pode degradar a molécula e fazer com que o produto perca seus efeitos. Por ser uma molécula muito instável quimicamente, ela é de difícil manipulação e por isso é sempre importante comprar de produtores e fabricantes confiáveis", completa.

+ Como nosso Protetor Solar FPS 60 age contra a radiação solar?

Você já conhece o Antioxidante Hidratante da Sallve? Em textura sérum-gel, ele é multifuncional, e foi feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço. Ele combina a hidratação do ácido Hialurônico a seis antioxidantes preciosos: nano Vitamina C a 10%, vitamina E, resveratrol, niacinamida, cafeína e carnosina. Graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

Nosso Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul. Ele é o parceiro perfeito do seu protetor solar!

+ Como agem os antioxidantes da fórmula do Antioxidante Hidratante?

Já o Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Artigos e estudos usados para este texto

Protective effect of vitamin C treatments on UVB-irradiation-induced skin damage

Vitamin C in dermatology

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog