ácido fítico

Ácido Fítico: conheça mais sobre os benefícios para a pele

Um ativo que ajuda a reduzir manchas na pele

O mundo dos ácidos nos cosméticos é bem vasto e cada um deles traz benefícios únicos para nossa pele. Hoje é dia de conhecer melhor o ácido fítico, um composto que é um alfa-hidroxiácido e que, quando pensamos em pele, pode contribuir muito para uniformizar o tom da pele.

ácido fítico

O que é o ácido fítico?

O ácido fítico é uma substância encontrada em alguns tipos de grãos, como amendoim, arroz, soja e nozes, por exemplo.

Ele costumeiramente é apresentado como um antinutriente, ou seja, quando  ingerido em excesso causa dificuldade para absorção de nutrientes, como ferro, zinco e cálcio. Mas vale ressaltar que isso só acontece de fato se ele for ingerido com alimentos que contém esses minerais na mesma refeição e não pela alimentação do dia inteiro.

+ Física, química, enzimática: os 3 tipos de esfoliação e as suas diferenças

Um texto publicado no site da escola de saúde pública da Universidade de Harvard explica melhor: “o ácido fítico é rotulado como um antinutriente porque os seres humanos não possuem a enzima fitase, necessária para o decompor. Ao passar pelo intestino, o ácido fítico liga-se a minerais como o ferro, o zinco e o cálcio, que não são bem absorvidos no intestino. Isto só acontece quando o ácido fítico é ingerido com alimentos que contêm estes minerais na mesma refeição. A dieta ocidental média tem normalmente nutrientes e variedade suficientes para proteger de uma verdadeira deficiência.”

Esse ácido também é muito famoso por seus benefícios para a saúde e, claro, para a pele, como seu alto poder antioxidante e uniformizador.

Benefícios para pele

O ácido fítico é da família dos alfa-hidroxiácidos (AHAs), mas é extremamente gentil para a pele. Como todos os ácidos dessa família, tem alguns benefícios únicos e principais para a pele. Aqui vamos te explicar melhor cada um deles:

  • É antioxidante: ajuda a neutralizar radicais livres, evitamento o envelhecimento precoce da pele e ajudando a manter a pele mais uniforme, com menos linhas finas;
  • É um esfoliante gentil: por ser um AHA, o ácido fítico promove a esfoliação química da pele, porém de uma maneira muito, muito gentil. Assim, deixa a pele mais iluminada e renovada, sem irritar.
  • Reduz manchas: o ácido fítico tem ação despigmentante, ou seja, ajuda a reduzir regiões hiperpigmentadas, deixando a pele com um tom mais uniforme. Além de agir como os AHAs geralmente agem, promovendo a renovação celular, ele inibe a enzima tirosinase, agindo logo no início do processo de melanogênese (processo de formação de melanina), ajudando a suavizar manchas.
  • É hidratante, anti-inflamatório e calmante: o ácido fítico ainda apresenta propriedades hidratantes, calmantes, o que faz dele um ácido pouquíssimo irritante frente a outros tipos.

Super Vitamina C 20%

Um sérum super concentrado que alia vitamina C 20% ao incrível peptídeo antioxidante para uma ação poderosa em linhas finas. Um tratamento antioxidante de alta performance, que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce da pele, prevenindo e suavizando linhas, além de trazer de volta o viço e a luminosidade.

Para potencializar ainda mais os resultados, uma combinação de ácidos gentis, como o ácido maltobiônico, lático e fítico, atuam para promover uma renovação suave, deixando a pele mais saudável, uniforme, radiante e hidratada. Pode ser usado uma vez ao dia, na rotina diurna ou noturna.

Artigos e textos usados como referência

A review phytic acid: As antinutrient or nutraceutical

Chemical Peels for Melasma in Dark-Skinned Patients

Voltar para o blog