Pele negra precisa de protetor solar?

A simples pergunta vem carregada de estigma, mas a resposta é uma só: o protetor solar é indispensável para a saúde da pele negra!

pele negra precisa de protetor solar

São muitas as perguntas no skincare que escondem por trás dela estigmas, exclusão. Essa conversa pode ir longe e ter diversas vertentes, mas quando se fala em pele negra, a simples dúvida sobre a necessidade do uso do protetor solar denuncia um mito carregado de racismo: "É como se a pele da gente não merecesse ser valorizada. É como se ela não fosse digna de cuidado também. Essa mentalidade preconceituosa pode ser tão poderosa que ela vai te fazer acreditar que por algum motivo você nao precisa de cosméticos - que esse mundo não é pra gente. Protetor solar? Pra que? Pele negra não precisa", disse tão bem Tássio Santos, rosto da campanha do nosso Protetor Solar.

+ Dra. Monalisa Nunes responde tudo o que você sempre quis saber sobre pele negra

"A questão é que esses mitos são tão perigosos a ponto de negligenciar a saúde da nossa própria pele. A gente meio que internaliza, no caso do protetor, que pele negra não precisa passar, e a gente acaba não passando".

Tássio Santos

Tantas vezes ouvimos que a pele negra não precisa de protetor solar por ser "naturalmente protegida pela menina", mas isso é mito, viu? Ao contrário do que muita gente pensa, apesar da alta quantidade de melanina (composto responsável pela pigmentação), a pele negra precisa sim de proteção solar: “A pele negra tem maior quantidade de melanina, o que confere uma fotoproteção natural de 13.4, manchando com mais facilidade”, já nos explicou a Dra. Katleen Conceição. A regra de aplicação é a mesma para todos os tons de pele, aliás: diariamente, mesmo dentro de casa ou com tempo nublado, e reaplicação a cada duas horas.

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, faz coro com Dra. Katleen: "Existe esse imaginário de que a pele negra não precisa de proteção solar, que já é naturalmente imune ao sol, mas é exatamente o contrário. A radiação solar é um agressor, é um fator que causa muitas manchas na pele negra".

O uso de protetor solar na pele negra é fundamental também quando se está fazendo um tratamento de uniformização da pele: "Ele evita o contato da pele com os raios solares, diminuindo a probabilidade de despigmentação", explica Dra. Camila Rosa, dermatologista especialista em pele negra, completando que se sua mancha for proveniente do sol, continuar se expondo à sua radiação sem protetor solar vai fazer sim com que ela volte: “Tudo vai depender do tipo de mancha, da origem. São vários os fatores desencadeantes de manchas. Se eu os mantiver, não consigo melhora”, afirma.

+ Manchas em pele negra: tudo o que você precisa saber antes de tratar

Tássio Santos enriquece ainda mais a conversa com mais dados: "Aqui no Brasil, o câncer de pele continua sendo o mais comum segundo o INCA. E nos Estados Unidos, um estudo publicado na revista Archives of Dermatology revelou que pessoas negras sofrem com maior intensidade a forma mais grave do câncer de pele, o melanoma acral", conta. "Comparado a outros grupos étnicos, a população negra de lá tem uma taxa de sobrevida menor também. O estudo ainda explicou como identificar esse câncer em quem tem mais melanina, um assunto que precisa de mais espaço na medicina brasileira porque nem todas as doenças de pele se apresentam da mesma forma em todo mundo".

+ Mito ou verdade: a pele negra precisa de menos cuidados?

O Protetor Solar da Sallve

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

+ A pele negra e a busca pelo protetor solar dos sonhos: parte 2

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar nem deixar sua pele esbranquiçada.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!