Peptídeo de cobre:  o que esse ativo poderoso pode fazer pela sua pele?

Peptídeo de cobre:  o que esse ativo poderoso pode fazer pela sua pele?

Spoiler: o peptídeo de cobre ajuda na síntese de colágeno, melhora a elasticidade da pele e muito mais

Os peptídeos viraram uma grande tendência no mundo do skincare – e com razão. Há centenas de tipos, que podem trazer benefícios variados: ajudar a renovar, hidratar, aumentar a síntese de colágeno, reparar a barreira de proteção...a lista não acaba mais. E hoje o nosso papo é especificamente sobre um deles: o peptídeo de cobre!

peptídeo de cobre

E, afinal, o que são peptídeos?

Antes de tudo é sempre bom explicar o que são peptídeos, né? Eles são aminoácidos que, dependendo da combinação em que estão, formam algumas proteínas específicas.

+ Linhas de expressão: o que são, como prevenir e como cuidar

Eles são conhecidos na comunidade científica como glicil-L-histidil-L-lisina (GHK). No corpo humano, tem uma forte afinidade com enzimas de cobre. Após essa ligação, fica conhecido como peptídeo de cobre (GHK-Cu).

Várias atividades enzimáticas, como a cicatrização de feridas e eliminação de radicais livres, estão intimamente ligadas com o cobre.

Peptídeo de cobre

Como você deve lembrar, falamos que peptídeos formam algumas proteínas específicas. E adivinha só quais? Acertou quem pensou em colágeno e elastina, aquelas responsáveis por manter a pele firme, elástica e macia. Sem os peptídeos e, consequentemente sem essas proteínas, a pele não se mantém forte, firme e saudável.

+ Envelhecimento da pele: como funciona e o que acontece no nosso corpo?

Em 1973, o Dr. Loren Pickart, um cientista que se dedicou a pesquisar bioquímica e biologia com o foco em envelhecimento, descobriu que pessoas jovens, com cerca de 20 anos, contavam com uma alta concentração de peptídeo de cobre no corpo, em comparação com adultos por volta dos 80 anos.

De lá pra cá, sabemos que o peptídeo de cobre estimula os fibroblastos a produzir colágeno. Já falamos por aqui, mas a partir dos 25 anos, estima-se que a produção de colágeno caia 1% anualmente - nos primeiros anos da menopausa, porém, as mulheres sofrem uma queda ainda mais dramática, perdendo quase 30% da produção.

+ Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?

Isso impacta diretamente na renovação celular da nossa pele, que começa a ficar mais lenta. O resultado? Pele irregular, menos hidratada e com firmeza e elasticidade comprometidas - o que abre caminho para flacidez, rugas e linhas de expressão, por exemplo.

Benefícios para a pele

O peptídeo de cobre é muito especial quando falamos de cuidados com a pele, um ativo poderoso mesmo. Aqui vamos te explicar alguns deles:

  • Estimula a produção de colágeno e elastina: esse é um dos benefícios mais conhecidos do peptídeo de cobre. Ele estimula a proliferação de fibroblastos e aumenta a síntese de colágeno. Como você já sabe, após os 25 anos, a produção de colágeno começa a cair, portanto estimular a produção contribui para que a pele se mantenha mais firme e elástica.
  • Reduz rugas e linhas finas: segundo estudos, o peptídeo de cobre ajuda a reduzir a aparência de rugas e linhas ao aumentar a produção de colágeno. É como se sua pele ficasse mais "preenchida", reduzindo a aparência dos sinais.

+ 5 motivos para sua pele estar opaca e sem viço

  • É antioxidante: o peptídeo de cobre tem ação antioxidante, ajudando a combater os danos causados pelos radicais livres, como o envelhecimento precoce da pele. "O peptídeo de cobre atua como um agente quelante, ele se liga aos íons de ferro, formando um complexo estável, que impede a reação desses íons com outras moléculas. Isso reduz a formação de radicais livres e o dano oxidativo", conta Renata Ribon de Melo, pesquisadora da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.
  • É um potente anti-inflamatório e repara a pele: age reduzindo citoquinas pró-inflamatórias, moléculas associadas a inflamações. Com isso, repara a pele, ajuda na cicatrização e reduz vermelhidão, hiperpigmentação e irritação causadas por inflamações da pele.
  • Barreira cutânea mais firme: a aplicação tópica promove uma barreira cutânea mais firme ao aumentar a densidade de colágeno e elastina na pele.

Sérum Antissinais

Sérum Antissinais é um sérum hidratante com retinol puro a 0,3% para tratamento noturno, que promove uma potente renovação celular. aliado a ativos poderosos como peptídeo de cobre e niacinamida, aumenta a síntese de colágeno, diminui a profundidade de rugas e linhas finas, minimiza a aparência de poros dilatados, uniformiza tom e textura, suaviza marcas, além de promover melhora da firmeza e da elasticidade da pele. a fórmula ainda conta com ácido hialurônico, que promove hidratação à pele. 

Referências usadas para o texto

Skin Peptides: Biological Activity and Therapeutic Opportunities

Cosmeceutical Peptides

Copper Peptide, and Niacinamide for Skin Care

GHK Peptide as a Natural Modulator of Multiple Cellular Pathways in Skin Regeneration

Voltar para o blog