Peptídeo Uniformizador: o que é e como ele reduz manchas na pele?

Peptídeo Uniformizador: o que é e como ele reduz manchas na pele?

Um peptídeo capaz de uniformizar o tom da pele ao inibir a produção de melanina

Para quem está ligado nas tendências do mundo do skincare, sabe o quanto os peptídeos vêm despontando. E tudo isso com razão! Os benefícios podem ser variados a depender do tipo utilizado, já que eles podem agir diretamente onde a questão está acontecendo, como é o caso do peptídeo uniformizador.

peptídeo uniformizador

O que são peptídeos?

Peptídeos são formados por cadeias de aminoácidos ligados por ligações peptídicas. Dependendo da ordem e combinação em que os aminoácidos estão dispostos para sua formação, os peptídeos podem ter diversas propriedades.

+ Manchas na pele: o que são, quais os tipos, causas e tratamentos

"É uma molécula menor, que consegue alcançar os alvos mais fácil do que a proteína em si. Estruturas menores penetram mais facilmente a pele do que as maiores. Então, ele é classificado assim: até 50 aminoácidos, é um peptídeo. Mais do que isso é considerado uma proteína, porque aí ela forma estruturas tridimensionais, que são maiores e mais difícil de colocar em cosméticos e penetrar na nossa pele", explica Renata Ribon de Melo, pesquisadora da nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Melanina: como ela se forma?

Hoje vamos falar especificamente sobre um tipo, o peptídeo uniformizador, mais precisamente o oligopeptídeo-34, capaz de inibir a produção de melanina e atuar diretamente na origem da hiperpigmentação da pele.

+ Quais são os graus de manchas?

E para explicar direitinho seu mecanismo de ação, a gente precisa de uma aula de revisão para relembrar alguns pontos importantes sobre a melanina.

A melanina é um pigmento proteico que é encontrado em animais, plantas, fungos e bactérias. No corpo humano, ela é responsável por alguns pontos:

  • A mais famosa: dar cor para a nossa pele, olhos, pelos e cabelos
  • Proteção: quando a gente se expõe ao sol, há uma hiperprodução da melanina para proteção da radiação UV, que penetra a nossa pele e causa lesões no DNA
  • Supressão de radicais livres

O processo de produção da melanina se chama melanogênese. De forma simples e resumida, a gente vai te contar como tudo começa: nos melanócitos, células que produzem a melanina e que ficam no fundo da epiderme.

+ Afinal, como as manchas se formam?

Nessas células, a produção da melanina é feita pelo aparelho de Golgi, que conta com a enzima tirosinase, responsável por oxidar o aminoácido essencial tirosina. Esse aminoácido, no processo, se transforma na melanina.

Todo esse pigmento produzido pelos melanócitos se acumula em pequenas vesículas, os melanossomas, e são transportados até os queratinócitos da superfície da pele, dando a coloração que conhecemos.

Durante a vida, não temos queda ou aumento na produção de melanina, mas alguns distúrbios de pigmentação podem causar um desequilíbrio. Um exemplo? A hiperpigmentação, um aumento na produção de melanina, que acaba gerando uma mancha, como após uma queimadura.

+ 10 mitos e verdades sobre manchas de sol na pele

A gente já te ensinou por aqui como as manchas se formam: há uma irritação no melanócito - seja por sol excessivo, alergia, irritação, batida, arranhão - e, como reflexo, há uma produção exacerbada de melanina. O resultado você vê na pele: manchas.

Dito tudo isso, a gente pode seguir te contando como funciona o peptídeo uniformizador.

Peptídeo Uniformizador: que faz e como age?

O peptídeo uniformizador, ou oligopeptídeo-34, tem dois mecanismos de ação principais: a síntese de melanina em si e no tráfego dos melanossomas (as vesículas que transportam a melanina) que contém uma melanina residual, uma consequência da via do hormônio alfa-MSH, que estimula os melanócitos a produzir melanina.

Sabe o sistema delivery, que entrega precisamente aí na sua casa o que você pediu em um restaurante, por exemplo? Peptídeos também tem um sistema de entrega muito preciso, chegando exatamente onde precisam chegar.

+ Uniformizar a pele: o que é e quais cuidados ajudam

O peptídeo uniformizador, por exemplo, ao ser aplicado na pele, nanoesferas bio-guiadas são responsáveis por transportar e entregá-lo diretamente no endereço certinho: os melanócitos (células que produzem melanina). Com isso, acaba bloqueando o processo de produção de melanina, a melanogênese.

"A melanina é produzida nas camadas mais profundas da nossa pele. Ela começa a ser sintetizada lá embaixo e, durante o processo de maturação, é transferida para os melanócitos, subindo em direção às camadas mais superficiais da nossa pele. Por exemplo, quando um peptídeo se liga ao seu alvo, como o alfa-MSH, ele sinaliza para que a produção de melanina seja diminuída. Isso resulta na inibição da transferência da melanina para as camadas mais superficiais da pele, evitando assim a formação de manchas", nos explica Renata Ribon de Melo.

Os benefícios do peptídeo uniformizador

Tá, mas o que essa atuação tão precisa gera na nossa pele? Basicamente, ela ajuda:

  • Prevenir e retardar o processo de hiperpigmentação
  • Reduzir manchas e marcas na pele causada por esse processo de hiperpigmentação
  • Ou seja, uniformizar o tom da pele

Lembrando que a hiperpigmentação é um desequilíbrio na produção de melanina e deixa manchas escuras na pele. Ou seja, ela acontece quando melanócitos produzem melanina em excesso, seja por uma lesão, envelhecimento, queimadura, etc. O peptídeo uniformizador age diretamente para que esse processo seja minimizado, mantendo a pele mais uniforme, com menos manchas.

Super Niacinamida 20%

Um sérum de alta performance para quem busca reduzir marcas na pele e potencializar o tratamento de hiperpigmentações. Sua fórmula reúne ativos uniformizadores potentes, que além de promoverem a renovação da pele, atuam diretamente na produção de melanina, oferecendo um resultado mais rápido e eficaz. a Niacinamida 20% aliada ao peptídeo Uniformizador, ao Ácido Tranexâmico 3%, ao Ácido Mandélico e ao Ácido Kójico proporcionam uma pele muito mais uniforme em tom e textura.

Juntos, atuam para reduzir a intensidade e o tamanho de marcas na pele, além de prevenir o aparecimento de novas hiperpigmentações. tudo isso mantendo a pele macia e saudável, fortalecendo e protegendo a barreira cutânea. um tratamento uniformizador que pode ser usado 1 vez ao dia, pela manhã ou à noite.

E aí, que tal incluir a Super Niacinamida 20% na sua rotina avançada de cuidados com a pele?

Voltar para o blog