Xampu sólido: ecológico e cheio de benefícios

Xampu sólido: ecológico e cheio de benefícios

A gente te conta tu-do sobre essa alternativa aos xampus convencionais

Recentemente, falamos aqui no blog sobre o melhor jeito de lavar os cabelos e surgiu uma dúvida da nossa comunidade sobre xampu sólido e qual a melhor maneira de usá-lo. Como a gente adora conversar, decidimos fazer um post todinho sobre essa alternativa para lavar os fios, que tem ganhado o coração de muita gente por aí.

Crédito: Freestocks/Pexels

Para quem não conhece, o xampu sólido tem a mesma função do que o seu já conhecido companheiro líquido: nada mais é do que um produto em barra para higienizar o couro cabeludo e os fios. Geralmente, as versões em barra são feitas com ingredientes naturais, como óleos essenciais e manteigas vegetais, entre outros ingredientes.

Xampu sólido ou xampu líquido?

Segundo a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o xampu sólido é uma opção mais ecológica e pode substituir tranquilamente o xampu líquido convencional, sem qualquer problema.

É claro que há diferenças entre eles, mas elas podem ser, na verdade, bem benéficas para algumas pessoas. “A principal diferença é a ausência de sulfatos, parabenos, corantes e fragrâncias artificiais na composição dos xampus sólidos. Eles são mais naturais em relação aos convencionais, feitos com ingredientes naturais”, aponta a especialista.

Crédito: Timothy Dykes/ Unsplash

“Os ingredientes naturais são benéficos para os cabelos. Porém, por não terem sulfatos, eles não fazem muita espuma. E, por não terem silicone, os cabelos podem ficar com a sensação de ‘duros’. Nada que um condicionador na sequência não resolva. O ideal é optar por um condicionador também natural, já que os xampus sólidos não conseguem eliminar silicones e óleos minerais (contidos no condicionador tradicional) dos fios”, explica ainda a Dra. Paola.

Na hora de escolher o melhor xampu em barra para você, é bom se atentar ao que seja mais adequado ao seu tipo de cabelo. Eles também apresentam diferentes formulações, cada uma específica para um tipo de cabelo e também com funções para sanar o que seu fio anda precisando, como hidratação, detox, entre outras.

Como usar o xampu sólido?

O ideal é molhar bem a cabeça e ir passando a barra de xampu no couro cabeludo. Pode ser da testa em direção à nuca. Logo em seguida, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

Conforme for criando uma espuma (não tão densa quanto a de um tradicional), use-a para lavar o comprimento dos fios. No final, enxágue. A temperatura ideal da água é morna, independentemente do tipo de produto utilizado.

Crédito: Jess Bailey Designs/ Pexels

A especialista responde: dúvidas sobre o xampu sólido

E para ninguém aqui ficar com dúvidas, pedimos para a Dra. Paola Pomerantzeff falar um pouquinho sobre alguns mitos e verdades. Atentos!

Xampu sólido pode gerar mais frizz ou deixar os fios mais secos?

"Sim, o cabelo pode ficar mais seco ou com frizz pelo fato dos xampus sólidos terem um Ph mais alcalino (eles são sabões) e por não terem silicone em sua composição (o silicone dá a sensação de maciez aos cabelos)" explica a Dra Paola.

o que significa pH mais alcalino?

"O pH alcalino é um pH maior, mais elevado. Alguns xampus em barra naturais, possuem o pH elevado, porque são sabões, diferente dos xampus líquidos tradicionais".   

Crédito: Pexels/ Tomaz Barcellos-1987301

Pessoas com eczema, dermatite atópica e alérgicos podem se beneficiar?

"Sim, pessoas que apresentam quadros atópicos, principalmente alergias de contato, podem se beneficiar muito com esses xampus sólidos por apresentarem uma formulação mais natural.
Seus componentes são bem menos alergênicos que os componentes dos tradicionais.

Não apresenta contra-indicação".

Há algum tipo de problema no uso de xampu em barra?

"Pode haver uma adaptação inicial até que os fios se habituem aos novos produtos sem sulfatos e sem silicones.
O ideal é iniciar o uso do xampu sólido junto com condicionadores também naturais".

Aquele recadinho amigo de sempre: consultar um dermatologista é sempre a melhor opção para a sua pele, ok?

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog