óleos faciais

5 fórmulas da Sallve com patente requerida

Que tal entender um pouco mais sobre a inovação das nossas fórmulas?

Você já notou a frase "tecnologia patenteada®" nas páginas de compra de alguns dos nossos produtos? Hoje estamos por aqui para explicar direitinho o que isso significa e quais são as inovações de cada um dos 5 produtos da Sallve que têm patente requerida/depositada.

óleos faciais

O que é uma patente?

A patente é uma concessão pública, que garante exclusividade para explorar uma criação. No Brasil, quem cuida desse assunto é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras, podem depositar pedidos de patente no órgão público.

+ Como funciona a área de Testes Clínicos da Sallve?

Segundo o INPI, ter a patente de um produto significa "ter o direito de impedir terceiros de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar, sem o consentimento do seu titular, o produto objeto de patente ou processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado."

Pelo INPI, quando concedida, a patente tem validade de 20 anos, caso seja uma Patente de Invenção (PI), ou de 15 anos, caso seja uma Patente de Modelo de Utilidade (MU).

+ Como são criadas as embalagens da Sallve?

"Não é sempre que conseguimos depositar uma patente. Tudo depende da atividade inventiva e se a novidade criada não é óbvia para um técnico no assunto", comenta a Dra. Carine Dal Pizzol, gerente de P&D da Sallve, farmacêutica industrial, mestre e doutora em Farmácia e especialista em Nanotecnologia.

tônico renovador

Qual processo a Sallve percorreu?

Não é um processo simples, pelo contrário. Comprovar a inovação de uma fórmula e conseguir depositar a patente é um longo caminho. "Resumidamente, desenvolvemos um produto e o analisamos em diferentes vertentes. Processo de fabricação, resultados promissores nos estudos pré-clínicos e clínicos e também se o conjunto dos ativos cosméticos trazem algum tipo de inovação", explica Carine Dal Pizzol.

+ Extração sustentável: conheça mais sobre alguns ativos da Sallve

O processo seguinte é consultar um escritório especializado em propriedade intelectual e contar a invenção. "Realizamos uma reunião com um comitê especialista em análises de patentes e discutimos todos os pontos que acreditamos que tenham atividade inventiva. Depois disso, esses especialistas discutem internamente e realizam uma busca de anterioridade. Quando finalizado, voltamos a conversar e nos mostram possíveis caminhos a seguir para que ocorra o depósito da patente. A ideia principal dessas conversas é tentar mitigar ao máximo todos os pontos que o INPI exige para que de fato a invenção seja passível de patente, bem como comprovar a atividade inventiva da nossa invenção. Depois dessas análises técnicas, se o caminho for seguir com o depósito, nós escrevemos o pedido de patente e submetemos no INPI", exemplifica Dra. Carine.

Com a patente depositada, o INPI pode demorar anos para analisá-la e conceder ou não a carta de patente. Porém, ter a patente mesmo que pendente já é um grande passo. "Depois do depósito da patente, já temos o direito de explorar o objeto protegido com exclusividade. Ou seja, nenhuma outra empresa pode explorar economicamente o objeto de invenção da patente depositada. O titular da patente pode impedir que um concorrente venda um produto idêntico ao seu, com a mesma tecnologia, mesmo que ainda não tenha sido deferida", finaliza.

leite micelar

Quais são os produtos da Sallve que tem patentes requeridas e quais são suas inovações?

Aqui na Sallve temos 5 produtos que tem patentes requeridas: Óleo Antioxidante, Tônico Renovador, do Óleo Antiacne, do Sérum Antiacne e do Leite Micelar. E quais as inovações de cada fórmula? A Dra. Carine Dal Pizzol explica:

  • Tônico Renovador: "A atividade inventiva está na combinação de AHAS (glicólico + lático + málico) junto com extratos calmantes. A invenção está no sinergismo da ação que esses AHAs promoveram na pele."
  • Sérum Antiacne: "Depositamos a patente pela composição dos ativos. Mas no Sérum Antiacne, além disso, nós incorporamos o beta-hidroxiácido (ácido salicílico) em uma fórmula aquosa. Essa é a invenção. Nessa fórmula, em específico, a gente depositou não só a composição dos ativos cosméticos, mas também o processo de fabricação desse produto."
  • Leite Micelar: "Aqui o patenteado foi a nuvem. Depois de muito estudo e muitos processos, conseguimos fazer essa nuvem, e a atividade inventiva do Leite Micelar está nesse processo de fabricação diferenciado que promove a criação de uma nuvem e não de um precipitado, o que é comum de ver se misturarmos todos os ingredientes da fórmula."
  • Óleo Antioxidante: "Aqui a invenção está na combinação dos ativos, em específico astaxantina com a vitamina C, que dá efeito sinérgico comprovado através de testes."
  • Óleo Antiacne: "Aqui a invenção está em tratar a acne e a pele acneica com mistura de óleos. Estudando artigos, e entendendo a fisiopatologia da pele acneica e oleosa, descobrimos uma mistura perfeita que trouxe excelentes resultados clínicos."
Voltar para o blog