Muito se fala por aí de acne: espinhas e cravos que aparecem no rosto e que podem ter as mais diversas causas: da disfunção hormonal da puberdade a hábitos alimentares inadequados. Mas e quando é acne corporal?
Ela pode aparecer sem cerimônias nas costas, no colo e nos ombros. Assim como aquelas espinhas e cravos que aparecem na face. Mas afinal...é tudo a mesma coisa?

Acne facial e a acne corporal são a mesma coisa?
A acne corporal possui os mesmos fatores da acne facial, como aumento da produção de sebo, proliferação bacteriana muitas vezes ligada à predisposição genética e alterações hormonais.
“São a mesma condição, mas o que acontece é que, muitas vezes, a acne corporal é mal diagnosticada. Por exemplo, algumas vezes é uma foliculite e o paciente ‘diagnostica’ como acne corporal”, explica a Dra. Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Assim como no rosto, a acne no corpo também pode acarretar comedões (cravos), que podem se desenvolver em pústulas (espinhas). Muitas vezes essas inflamações deixam manchas ou cicatrizes no local.
A acne corporal costuma aparecer em regiões com mais glândulas sebáceas, como colo e costas.
E talvez você esteja se perguntando: acne corporal só acontece em quem tem acne facial? Não necessariamente, mas é mais comum.
“Pode acontecer de quem tem acne no corpo, não apresentar no rosto. Em geral, a pessoa pode estar usando algum creme mais oleoso para o cabelo ou ter uma higiene corporal inadequada, já que a acne corporal aparece em regiões de difícil acesso, como o dorso. Então, o paciente não consegue fazer uma limpeza adequada, por exemplo”, afirma a dermatologista.
Quais as causas da acne corporal?
Como te dissemos, as causas da acne corporal são as mesmas da acne facial, com alguns agravantes que pioram o quadro. As causas principais são:
- Aumento da produção de sebo
- Proliferação bacteriana
- Predisposição genética
- Alterações hormonais
A adolescência é a fase da vida mais comum para o aparecimento de acne, devidos às alterações hormonais da puberdade. Porém, a acne corporal pode estar presente na vida adulta, também por alterações hormonais.
+ 8 mitos sobre a acne desvendados para aprender a tratar
“A acne corporal é mais comum em mulheres adultas, mas atualmente temos visto muitos homens em consultório, principalmente, no abdômen e lateral do tronco, muitas vezes por suplementação hormonal com andrógenos. Tem mulheres também que por essa causa desenvolvem acne no corpo”, afirma a Dra. Mônica.
Alguns agravantes são:
- Uso de cosméticos oleosos para cabelo
- Exposição solar desprotegida e prolongada
- Suor excessivo, abafamento do local e fricção de roupas
- Hábitos alimentares
Cabelo e acne corporal: tem relação?
Sim! A Dra. Joana D’arc, tricologista, já contou aqui no blog: “Os fios oleosos em contato constante com a pele da face, ombros, colo e costas são um aspecto que favorece o aparecimento de espinhas.”
+ Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar
O mesmo vale para cosméticos capilares muito oleosos, que podem escorrer para costas e colo, obstruindo poros e causando o aparecimento da acne corporal.
“O paciente pode estar usando produtos e não fazer a limpeza correta da região. Cabelos longos também podem estar passando a oleosidade para a superfície do corpo”, completa a Dra. Mônica.
Cuidados com a acne corporal
É muito importante, especialmente para quem tem acne, seguir uma rotina básica de cuidados: limpeza, hidratação e proteção são essenciais.
A parte da limpeza, principalmente. Limpar a pele com sabonetes gentis e que ajudam na desobstrução dos poros é indicado. Durante o banho, evite a água muito quente, que pode comprometer a barreira natural da pele, causando ainda mais desequilíbrio. Prefira água morna.
A Dra. Mônica ainda alerta que, na hora de escolher outros cosméticos, dar preferência para produtos específicos para pele acneica, em textura leve, como gel e sérum, por exemplo.
Alguns ingredientes são clássicos, como ácido salicílico e melaleuca, mas alguns alfa-hidroxiácidos também podem ajudar.
Para os cabelos, evite condicionadores e leave-ins muito oleosos e sempre faça a higienização correta das costas e colo, regiões mais comuns de acne corporal, após o uso de produtos capilares.
Também é sempre bacana prestar atenção em outros fatores agravantes e pensar na sua pele mais à fundo. Se proteger e evitar a exposição solar prolongada, ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e hidratar diariamente o corpo - tanto bebendo água quanto usando hidratantes, viu?
Falando em exercícios físicos, evite manter regiões de acne corporal muito abafadas ou com roupas úmidas de suor por muito tempo.
Tratamento para acne corporal
Tudo o que falamos pode ajudar na prevenção e também que o quadro não se agrave. Porém, a dica maior é: tem um quadro de acne corporal persistente, que doí ou incomoda? É essencial que você procure um médico dermatologista para que ele te ajude no tratamento.
O uso de ácidos, antibióticos e derivados da vitamina A também podem fazer parte do tratamento. Se a área de acne corporal não for tão extensa, o tratamento medicamentoso costuma ser semelhante ao da face, podendo ser iniciado com medicação tópica.
Porém, se a área for muito extensa, inviabilizando esse tratamento, pode ser recomendado um tratamento via oral, por exemplo.
Vale lembrar que a pele do rosto e do corpo são diferentes. Por isso, usar produtos pensados para o corpo no rosto não é recomendável. Por outro lado, produtos para face podem sim ser aproveitados na rotina de cuidados de outras regiões da pele.
Acne corporal x Foliculite
Falamos no começo desse papo, que algumas pessoas confundem acne e foliculite. Um caso clássico são as famosas espinhas no bumbum.
“No glúteo, são chamadas popularmente de espinhas, mas são foliculites”, conta a Dra. Mônica Aribi.
A foliculite é uma infecção dos folículos pilosos, responsáveis pela produção e o crescimento dos pelos. Essa infecção pode ser bacteriana, fúngica e até ser causada por uma inflamação de pelos encravados, o que é comum.
A foliculite aparece como pequenas bolinhas vermelhas, podendo ter pontas brancas ou amareladas. Justamente, é isso que pode fazer com que você a confunda com espinhas. Essas bolinhas podem coçar e doer e, normalmente, a inflamação se cura sozinha.
E a área do bumbum é tomada por folículos pilosos. “Esses folículos ficam obstruídos, seja por cremes, roupas muito justas ou caráter genético. São formadas rolhas córneas, que fazem com que essa pele forme foliculite”, completa a Dra. Mônica.
Diferenciar pode não ser simples aos olhos de quem não é dermatologista, por exemplo. A foliculite é uma doença do folículo piloso, enquanto a acne é da glândula sebácea. Então, na foliculite a saída dos pelos vão estar obstruídas e, na acne, não.
Linha Antiacne

Você sabia que alguns produtos da Sallve são aliados quando falamos de acne corporal? Vem conhecer a Linha Antiacne.
Limpador Antiacne
Sim, o Limpador Antiacne pode ser usado em regiões do corpo que estão afetadas pela acne corporal, como nas costas, por exemplo. Ele é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas.
+ Linha Antiacne: resultados a curto, médio e longo prazo
Foi desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo. Sua fórmula possui Ácido Salicílico, Melaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.
Tônico Antiacne
O Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.
+ Tônico Renovador x Tônico Antiacne: quais são as diferenças?
Sua fórmula com melaleuca, centella asiática, niacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto e do corpo também.
Sérum Antiacne
Nosso Sérum Antiacne é muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados.
O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.
+ Como funciona a ação secativa da Linha Antiacne?
E claro que ele também pode ajudar na acne corporal. "Você pode usá-lo topicamente em cima da acne ou nas costas todas", diz Julia Petit. A diferença é que quando você usa na área toda (seja ela qual for), você também tira proveito de sua ação preventiva. Não só ele pode ser tópico, como secativo, como pode ser usado depois da acne também, para tratar hiperpigmentação, por exemplo", segue. "A pessoa pode usar como quiser, para qualquer um desses estágios - antes, durante e depois. Se ela quiser usar no ombro todo, pode usar. Se quiser usar só em cima da espinha, pode também. Mas se ela quer evitar mais acne, o tratamento é contínuo".
Uma observação importante: evite usar o sérum antiacne em cima de pintas, para não acelerar demais a renovação celular naquelas áreas.
Óleo Antiacne
O Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.
+ O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?
Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.