Couro cabeludo: por que é importante cuidar?

Couro cabeludo: por que é importante cuidar?

Uma dermatologista dá dicas para identificar quando ele não está saudável e dá dicas de como mantê-lo sempre limpo e hidratado

Se você é dessas pessoas que não perde um tratamento para os cabelos, saiba que não são apenas os fios que precisam de cuidado. O couro cabeludo – tão negligenciado e esquecido, coitado! – também precisa de uma atenção especial, além da limpeza. Afinal, se ele estiver desequilibrado e irritado, isso pode prejudicar a saúde dos fios e até causar a tão falada queda capilar.

"Cuidar adequadamente dessa região é de ponto de partida para manter a saúde capilar e promover um cabelo bonito e radiante", já dá a dica a Dra. Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

couro cabeludo

Por que é tão importante cuidar do couro cabeludo?

A médica explica que há muitas razões convincentes para você não deixar de prestar atenção na saúde do couro cabeludo. Mais precisamente 4 principais motivos:

+ Proteger o cabelo dos raios UV?

1º - A saúde do cabelo

Ele é o alicerce para um cabelo saudável, como já te adiantamos. Quando você mantém a região limpa e bem cuidada, você remove: o acúmulo de sujeira, oleosidade e resíduos daqueles vários produtos capilares que você ama aplicar, além de poluição, por exemplo. Com isso, você evita alguns problemas bem comuns, como caspa, coceira e outras irritações.

"Um couro cabeludo saudável proporciona um ambiente ideal para o crescimento capilar, ajudando a prevenir a queda excessiva de cabelo e a estimular o crescimento de fios mais fortes", explica a Dra. Lilian.

+ Você sabe qual o seu tipo de cabelo?

2º – Prevenção de doenças e infecções

Quando os cuidados com o couro cabeludo são negligenciados, ele se torna suscetível ao crescimento de fungos e bactérias. E o que isso significa? Que isso pode levar ao aparecimento de algumas doenças do couro cabeludo, como a tão conhecida foliculite e a dermatite seborreica.

3º - Oleosidade equilibrada

O couro cabeludo é repleto de glândulas sebáceas. “Elas produzem óleo naturalmente, o que mantém o cabelo hidratado. Porém, quando ele está em desequilíbrio, há um excesso de produção. Isso leva a um acúmulo de sebo e também deixa o cabelo oleoso”, explica a médica.

"Mantendo cuidados básicos, você consegue um controle de oleosidade e a prevenção de problemas como caspa e acne no couro cabeludo", completa.

+ Cabelo e pós-verão: quais os cuidados e como recuperar os fios?

4ª – Bem-estar geral

A Dra. Lilian afirma que se você mantém o couro cabeludo limpo, livre do acúmulo de resíduos e hidratado, você também tem ganhos no bem-estar geral.

"Ao ter um couro cabeludo saudável e livre de problemas, você se sentirá mais confortável, confiante e livre de desconfortos físicos, como coceira e irritação. Além disso, a sensação de limpeza e frescor que vem com um couro cabeludo bem cuidado pode elevar o seu humor e melhorar a sua autoestima", opina.

+ Queratina: qual a função dela na pele e nos cabelos?

Quais os cuidados?

Tá, Sallve, mas como que a gente cuida do couro cabeludo? Só a limpeza com xampu resolve? A limpeza é um dos passos mais importantes, sem dúvida. O ideal é procurar um xampu suave e produtos adequados para o seu tipo de cabelo – o que você pode descobrir com a ajuda de um dermatologista tricologista.

Assim como a pele do resto do corpo, ele também tem uma barreira de proteção, que é constantemente agredida, como quando você toma banhos muito quentes ou usa xampus muito agressivos.

+ Estresse pode causar queda de cabelo?

Portanto, evite água muito quente no banho e também o uso excessivo de ferramentas de calor, como secador, pranchas e babyliss. Hidratar é essencial também, sempre pensando no seu tipo de cabelo, com condicionadores ou máscaras.

No mercado cosmético, também há tônicos capilares, que contribuem para manter a hidratação e fortalecer os fios.

"Evitar coçar ou esfregar vigorosamente, proteger do sol e buscar orientação médica se necessário. Essas medidas ajudam a remover impurezas, equilibrar a oleosidade, prevenir problemas como caspa e infecções, estimular a circulação sanguínea e promover o crescimento capilar saudável", conclui a Dra. Lilian.

+ Lavar o cabelo com água quente faz mal para os fios?

Massagem no couro cabeludo

Um outro cuidado bem legal é fazer uma massagem regular no couro cabeludo, durante a lavagem ou a aplicação de produtos, como tônicos capilares, por exemplo.

"A massagem regular estimula a circulação sanguínea nessa região. Isso promove a entrega de nutrientes essenciais aos folículos capilares, melhorando assim a saúde e o crescimento do cabelo. Além disso, a circulação sanguínea adequada ajuda a remover toxinas e resíduos metabólicos do couro cabeludo, mantendo-o limpo e revitalizado", conta a dermatologista.

+ Xampu a seco: é bom pra todo mundo?

Como saber que seu couro cabeludo não está saudável? 

E se você quer saber quais os sinais que indicam que o couro cabeludo está precisando de cuidados, os principais são:

  • Coceira persistente: pode ser acompanhada de irritação ou sensação de queimação
  • Descamação excessiva: caspas em grandes quantidades ou descamação excessiva podem indicar dermatite seborreica, por exemplo.
  • Irritação ou vermelhidão: “pode ser sinal de uma inflamação ou reação alérgica”, aponta a Dra. Lilian.
  • Excesso de oleosidade
  • Ressecamento excessivo
  • Queda de cabelo excessiva: suas causas são amplas e precisam ser investigadas por um médico. Um dos problemas é a saúde do couro cabeludo, que pode estar com uma inflamação crônica ou outros problemas capilares.
  • Presença de feridas, úlceras ou crostas

 Notou um ou mais sintomas de forma persistente? Procure um dermatologista, é ele que vai poder fazer uma avaliação adequada da sua condição, além de orientar o tratamento correto.

Tônico Antiqueda

O Tônico Antiqueda é um tônico feito para reduzir a queda de cabelo e estimular o crescimento dos fios, sem incomodar ou pesar o couro cabeludo, além de proporcionar fios mais fortes e encorpados, e menos quebradiços.

Sua fórmula possui baicalina e extrato de alcaçuz, poderosa combinação de ativos antiqueda e estimulantes de crescimento, além da biotina, para que os fios cresçam fortes e o pantenol, que atua fortalecendo a barreira cutânea do couro cabeludo. Ah, e ele também pode ser usado na barba, viu?

E aí, que tal incluir o Tônico Antiqueda na sua rotina?

Voltar para o blog