espinhas pele

As espinhas me ensinaram a cuidar da pele

Bruli Maria conta como sua acne a ensinou não só a cuidar da sua pele como mudou todo o seu relacionamento consigo mesma.

Por: Bruli Maria (@criaturadeconteudo)

espinhas pele

Quem já teve acne na adolescência ou tem na fase adulta da vida sabe que este é um processo bem desafiador, e que pode gerar alguns bloqueios na nossa auto-estima e na forma como nos enxergamos e nos colocamos no mundo. Na minha adolescência, eu tive problemas com espinhas, mas não era nada grave, segundo o que as pessoas me diziam na época. Só que as frases delas sempre vinham acompanhadas de um “vai passar”, “todo mundo tem espinhas na adolescência”, e daí por diante. Na verdade era um grande desestimulante disfarçado de motivação. E isso não me ajudava. Eu só ficava mais aflita ao invés de me acalmar.

Essa experiência traumática começou quando eu ainda era reconhecida pela sociedade como um menino. E naquela época meninos não se cuidavam tanto como hoje, o que fez minha família não dar tanta atenção a esse assunto. Só que isso me fez redobrar a atenção para o problema.

+ #jornadadapele: Vitor Duarte, a acne e a busca pela "pele perfeita"

A minha auto-estima já era super baixa, e esse  processo só piorava a cada espinha que aparecia no meu rosto. Só o fato de ir pra escola já me deixava super insegura. Eu via a pele das minhas amigas que eram socialmente lidas como bonitas e me comparava a elas, ficava sonhando com o dia que em que seria bonita assim também, como se todo mundo tivesse que ser igual. Pior besteira essa de se comparar, e é claro que eu ia me sentir diferente, porque, antes de tudo, tinha que aceitar a minha singularidade.

Eu não tinha a cabeça que tenho hoje - de cultivar quem eu sou e entender que vivo o melhor que posso ser no meu momento presente. Hoje eu me acho bonita na maior parte do tempo. Naquela época, meu emocional era bem desestruturado, eu não tinha nem consciência dos meus sentimentos. A sensação que eu tinha era de que nunca teria uma pele bonita e saudável. Assistia as novelas e as atrizes não se aproximavam nem um pouco da minha realidade. É interessante isso de questionar que as revistas, filmes e obras audiovisuais nem sempre ajudam a gente a se entender na nossa pele de verdade. É um referencial muito distante. Por isso é muito importante navegar no oceano das nossas emoções e cultivar um olhar carinhoso sobre quem somos. Você pode fazer as lapidações que quiser consigo mesma, mas tenta sempre se perguntar se essa motivação vem do seu ser mesmo ou por influência do mundo externo.

+ Manchas de espinhas: o que são, por que acontecem e como tratar

O processo de descobrir a minha auto-estima embebida nos meus sentimentos ainda não era tão claro pra mim, e nem se falava nesse assunto naquela época. Mas lá ficava eu, tentando buscar fórmulas da minha beleza do lado de fora de mim mesma. Naquela fase, se eu pudesse arrancar minha pele e colocar uma nova, eu o faria.

Lembro que a cada semana, praticamente, eu desenvolvia uma técnica, acreditando que em poucos dias o problema se resolveria, como num passe de mágica. Lembro que lia nas revistas ou via naqueles programas diurnos de fofocas as dicas e as recomendações. Era cada receita estranha ou nojenta, como por exemplo passar clara de ovo com aveia ou até mesmo pasta de dente ou álcool. Eram coisas que não faziam o menor sentido, mas eu me aventurava no mundo do “nada acontecia”. Além do que, essas práticas só entupiam mais e mais os meus poros: a pele vivia ardendo, irritada e as espinhas mais e mais inflamadas!

Hoje me parece que quanto mais eu tentava me livrar delas, mais e mais espinhas surgiam pelo caminho, como se fosse um estudo pra eu exercitar a paciência e amor comigo mesma. Eu quase não tinha vontade de interagir com as pessoas, ficava cada vez mais tímida. Eu sentia que se conversasse com as pessoas, elas ficariam olhando para o mapa das espinhas no meu rosto ao invés de se conectarem comigo. 

+ Esses truques de redes sociais para a acne funcionam mesmo?

Cogitei até usar o tal do Roacutan porque esse tema realmente me tirava do meu centro, mas o meu caso não foi tão grave assim. Só que na minha cabeça era gravíssimo sim. Para pra pensar: eu me sentia horrível por não poder estar na minha própria pele, não podia ser uma mulher ainda, e tinha que lidar com uma pele oleosa borbulhando e eclodindo espinhas - ainda mais na adolescência, quando você começa a se desenvolver e colocar pra fora sua personalidade. Era a treva pra mim! Atualmente, agradeço por ter uma pele mista - quanto mais vou vivendo mais percebo que pele oleosa ou mista deixa a gente mais jovem, e que é a minha pele e minha história.

Eu espremi muitas espinhas quando jovem, e isso é algo que eu me arrependo muito, porque me rendeu algumas marcas no rosto que trato até hoje. Que bom que a Sallve existe na minha vida. Lembro que ficava horas no espelho espremendo as espinhas, e ao invés de enxergar a minha pele de verdade, eu só ampliava os defeitos e queria me livrar deles. 

Eu entendo o desejo momentâneo de quem quer espreme-las, como se fôssemos erradicar o problema, mas hoje eu também entendo que a longo prazo, quando se faz isso, além de levar inflamações para a corrente sanguínea, só agravamos o problema da acne e podemos deixar marcas na nossa pele - literalmente.

+ Linha Antiacne: como montar sua rotina diurna e noturna

Pra fechar nosso papo de hoje, a melhor coisa que você pode fazer por você é não espremer espinhas e cravos - por mais desafiante que pareça essa tarefa - será um presente para sua pele do futuro. Cuide do seu emocional, abrace sua beleza, mantenha uma rotina de limpeza facial, beba água sempre que sentir sede, use protetor solar pra evitar marcas e mais doenças de pele; e use e abuse de um hidratante e secativo antiacne quando as espinhas pintarem no seu rosto. 

Não se esqueça de celebrar os pequenos passos da sua jornada. Tudo leva tempo e cada acne bem tratada faz você perceber o quanto esse exercício de se cuidar pode ser muito interessante.

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

causas das espinhas

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Lembrando sempre: consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado? ;)

Voltar para o blog